terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Profissionais do SAMU-192, primeiros a receber a dose da Coronavac em Itabuna

Em momento histórico,  marcado por muita emoção, quatro profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) receberam no final da manhã desta terça-feira, 19,  a primeira dose da vacina Coronavac em Itabuna. O ato simbólico foi realizado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da Coordenação da Rede de Frio.

O condutor socorrista Rogério Araújo de Oliveira, 48 anos, tem histórico de cormobidade, mas não se afastou do trabalho durante esses 10 meses de pandemia do Covid-19 . “Sinto-me muito emocionado, porque vivemos momentos difíceis, mas agora o sentimento é de tranquilidade”, destacou.

Pela natureza do seu trabalho, Rogério está na linha de frente da prestação de serviços de urgência e emergência às pessoas, mas não escondeu a emoção de ser o primeiro entre os quatro profissionais de saúde vacinados. Suas lágrimas contagiaram a maioria do presentes. 

Além de Rogério, outras três profissionais do Samu-192 receberam a dose da Coronavac. A médica socorrista Laís Anita da Rocha Lima Santana, 31 anos; a enfermeira Rayane Silva Brito, 28 anos, e a técnica em enfermagem Deila Cintia Lima Souza, 37 anos. 

A médica Laís Anita Santana fez questão de ressaltar que, mesmo com a chegada da vacina, o momento é de persistência com as medidas de segurança e prevenção.  “A palavra que define este momento é esperança. Não podemos relaxar. Tomamos a primeira dose, sendo que mesmo após a segunda dose é preciso aguardar 30 dias para obter o efeito desejado”, alerta. 

Já a enfermeira Rayane Brito lembra que o principal temor que sentia era levar 

a doença para algum familiar. “Agora o sentimento é de tranquilidade. Continuaremos fazendo o nosso trabalho, agora com uma proteção a mais”, realçou.


LOGÍSTICA 

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que o município recebeu cerca de 2.200 doses  neste momento para serem aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente, principalmente aqueles que se dedicam a cuidar de pacientes com sintomas da Covid-19.

Segundo a secretária, na tarde desta terça-feira serão vacinados os profissionais da UPA 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, que estão de plantão. Mas a equipe destacada para vacinação visitará todos os profissionais nos seus postos de trabalho na rede de unidades básicas de saúde e de saúde da família.

Com a voz embargada, a secretária não escondeu a emoção em participar diretamente deste momento tão importante para Itabuna. “O sentimento é de gratidão. A ciência está de parabéns, desenvolveu uma vacina em tempo recorde”, assinalou. 

A Primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Simas Castro, também ficoou emocionada. Ela lembrou que as pessoas idosas  também estão ansiosas com a chegada da imunização. “Este é apenas o começo. Com fé em Deus e com muita alegria e satisfação Itabuna inicia o seu Programa de Vacinação contra à COVID-19”, afirmou.

15 comentários:

  1. E OS VELHINHOS DOS ABRIGOS ??? PODEM FICAREM TRANQUILOS E MORREREM À VONTADE ?::

    ResponderExcluir
  2. Augusto devia mudar esse corte de cabelo, fazer umas tranças, jogar um rastafari, ia ficar massa, bem povão.

    ResponderExcluir
  3. queria ver era dra Livia tomar esta vacina de loucos!

    ResponderExcluir
  4. NÃO ENTENDO, PORQUE ESSES ENFERMEIROS QUE ESTÃO FAZENDO A APLICAÇÃO DA VACINA NÃO ESTÃO USANDO LUVAS...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a esta gente guerreira que está na linha da frente, que diariamente luta por nós, que arrisca a vida e, também, que tem lidar com um bando de negacionistas que julgam que ciência é uma questão política de direita ou esquerda. Viva a vida.

    ResponderExcluir
  6. Porque o prefeito Augusto Castro não tomou primeiro?? 🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
  7. Agora eu me pergunto cadê as luvas dos profissionais aí tudo errado quem garante que está profissional os demais não Tão contaminado.so obs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, a utilização só é necessária quando o vacinador apresenta lesões abertas que afetem a higiene das mãos.

      Excluir
  8. Posta aí tbm verdinho o primeiro comentário com fundamento cadê as luvas deste profissionais já começou errado por aí que garante que está enfermeira não está contaminada...

    ResponderExcluir
  9. CHEGA A SER HILÁRIO ISSO, LAIS DO SAMU, MULHER DE FÁBIO SAMU, MEDICA MIGUEZEIRA QUE TA NA FOLHA DA PREFEITURA SEM TRABALHAR COMO MEDICA DE POSTO COM AJUDA DO CLEBERSON. CAMILA DA REDE FRIO FERNANDISTA DOENTE CONTINUA COMO COORDENADORA DA REDE DE FRIO. OLHA ISSO AUGUSTO. MANDA ESSE POVO EMBORA.

    ResponderExcluir
  10. Essa Camila ainda continua?? é cargo vitalicio??

    ResponderExcluir
  11. você intende muito de vacina kkkkkkk, leia o manual de vacinação primeiro ,depois vc pergunta

    ResponderExcluir
  12. Quando os abrigos serão contemplados,pois em Itabuna nenhuma instituição foi contemplada ainda

    ResponderExcluir
  13. A TAL COORDENADORA DA REDE DE FRIO CAMILA SEM LUVA, QUE VERGONHA. DO JALECO COM O NOME PRA APARECER ELA NAO ESQUECEU.

    ResponderExcluir
  14. Só no Brasil que vacinação virou politicagem
    Enquanto que em países sérios, os profissionais de saúde são prestigiados, aqui no Brasil ficam os políticos querendo sair na foto.

    ResponderExcluir