quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Secretaria de Saúde vacina médicos, odontólogos e nutricionistas da Atenção Básica

Dando continuidade ao Plano Municipal de Vacinação gradual dos profissionais da área da saúde de Itabuna, que estão na linha de frente contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou  cerca de 50 odontólogos, nutricionistas e médicos do Departamento da Atenção Básica. A aplicação das doses aconteceu na manhã desta quarta-feira (27).

Os profissionais foram convocados pela Secretaria de Saúde para um encontro onde foram apresentadas metas a serem alcançadas com as novas regras do Programa Previne Brasil. A maioria deles trabalha diretamente na linha de frente de combate à Covid-19 nas unidades básicas e de saúde da Família.

“Agora, a sensação é de alívio, porque a minha profissão apresenta um risco muito alto por conta dos aerossóis. Mas, continuei trabalhando durante toda a pandemia adotando medidas de segurança”, disse a odontóloga Adriana Coelho. Seguindo o cronograma, no turno da tarde desta quarta-feira, serão vacinados os profissionais do Samu-192 e da UPA 24 horas que não ainda receberam a primeira dose da vacina.

Neste primeiro encontro que contou com a presença da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, da subsecretária Lânia Peixoto e da Supervisora da Atenção Básica, Alessandra Lopes, e demais profissionais, foram apresentadas as regras do Programa Previne Brasil que estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária.

A partir deste ano, os repasses do Governo Federal aos municípios serão executados tendo como base uma avaliação criteriosa da cobertura e qualidade dos serviços. A secretária Lívia Mendes falou da responsabilidade do município de melhorar as condições de trabalho, mas também do compromisso dos profissionais com a qualidade.

“O Previne Brasil vai muito além de indicadores. É uma cadeia. Nossa assistência e a qualidade dela refletirão diretamente em números e, consequentemente, em retorno financeiro para o município”, frisou a secretária.

Por sua vez, a subsecretária Lânia Peixoto reforçou a necessidade da qualidade da assistência, dando exemplo do resultado de um estudo em que  se 85% das demandas da Atenção Básica forem solucionadas, os maiores problemas da Média e Alta Complexidade serão resolvidos”, disse.

PRIMEIRO ENCONTRO

Na semana passada, o Previne Brasil foi apresentado aos profissionais de Enfermagem das redes de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, as autoridades sanitárias fizeram o mesmo apelo: os serviços e atendimentos das UBS e USF necessitam de qualidade. 

Cerca de 60 enfermeiros que trabalham diretamente na linha de frente de combate à COVID-19 nas unidades receberam a primeira dose da vacina durante evento similar promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

14 comentários:

  1. O Ministério Público presisa investigar isso sobre a aplicação dessas vacinas teve enfermeira do administrativo da Atenção Basica vacinada umas preguisoças que nao faz nada e tem profissionail da linha de frente que nao receberam nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divulga o nome!
      Queria saber onde atende esses 50 odontólogos em Itabuna?
      Faça-me uma garapa...

      Excluir
  2. Sim falando nisso a policia ate agora nao deu resposta ainda aqqui no daniel gomes do roubo dos eletronicos da simonetti pq os vagabundo ta aqui tudo armado dizendo eles que esta esperando a operaçao

    ResponderExcluir
  3. Cadê a reportagem do cara de ubaitaba que matou o cachorro?, já pegaram ele?

    ResponderExcluir
  4. E as auxiliares dos dentistas?? Também somos gentes,temos,pais,filhos e familiares, precisamos também da vacina

    ResponderExcluir
  5. ENGRAÇADO VACINA OS MEDICOS, NUTRICIONISTA E O PESSOAL DA RECEPÇÃO DOS POSTOS DE SAUDE QUE É LINHA DE FRENTE AINDA SEM PREVIZÃO, ATÉ ONDE EU SEI, O PRIMEIRO ATEDIMENTO É COM O PESSOAL DA RECEPÃO DOS POSTOS ATE CHEGAR NOS MEDICOS, MAS AI A PRIORIDADE É DE QUEM TEM NIVEL SUPERIOR, E NÃO DE QUEM ESTA EXPOSTO, SAI PREFEITO E MUDA PREFEITO MAS, AS TREITAS CONTNIUA, E O MAIS FRACO É QUE SE LASCA.

    ResponderExcluir
  6. E os profissionais que trabalham em farmácias também não estão no grupo de risco?
    Esses profissionais pegam em receitas que sai dos hospitais e do centro de covid, além de ter contato direto com pacientes suspeitos e diagnosticados.

    ResponderExcluir
  7. Vc já tomou secretária? Perguntar não ofende.

    ResponderExcluir
  8. Secretária e da sua pasta, o presidente Jair Bolsonaro no último dia 30 de dezembro mandou sete milhões e duzentos mil reais, para a saúde de Itabuna, o presidente que vcs chingam, esse dinheiro está aonde, porque ele veio direcionado para o SUS, perguntar não ofende, afinal foi Fernando que roubou,ou foi Augusto mentira?

    ResponderExcluir
  9. E a polícia que está nas ruas, no corpo z corpo com bandido. Ninguém liga não? Então, só deveria trabalhar depois da vacina. Saúde e segurança são PRIORIDADES.

    ResponderExcluir
  10. Esses odontólogos trabalha na linha de frente de que?

    ResponderExcluir
  11. "Continuou atendendo" kkk

    ResponderExcluir
  12. Rapaz eu fico pasma as Secretarias de Assistência social de todo país não pararam em momento algum, estamos de frente o tempo todo pós somos serviço essencial e não entramos para a cota da vacina

    ResponderExcluir
  13. Como que estão vacinando linha de frente se nem o pessoal que trabalha na nutrição como copeiros,que são linhas de frentes que estão no dia a dia levando alimentos para os enfermos não tem nem previsão de vacinas quanto tem pessoas que nem fazem parte de linha de frente estão sendo vacinadas absurdo isso.

    ResponderExcluir