sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

“Capacetes” evitam intubação e salvam vidas em UTI de hospital em Itabuna

O empresário Tomé Rosa dos Santos, de 53 anos, chegou ao Hospital Calixto Midlej Filho queixando-se de falta de ar. Caminhando. Não esperava que o seu quadro fosse se agravar. Diagnosticado com o novo coronavírus, ele foi internado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

Para evitar a intubação durante o tratamento, os médicos da unidade decidiram que Tomé Rosa seria mais um usuário do ventilador não invasivo em formato de capacete, denominado de helmet, que vem sendo fundamental na recuperação de vários pacientes no HCMF e em outros diversos hospitais pelo país.

O coordenador da UTI Covid-19, o médico intensivista Eric Júnior, explica que a Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) torna-se uma importante opção para o tratamento da insuficiência respiratória aguda em pacientes da unidade. O capacete é composto do capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente e macio.

Usados pelos em pacientes com quadro grave da Covid-19, os helmets têm a função de fazer uma ventilação contínua não invasiva. “Normalmente, esse processo é feito por período, com sessões entre uma hora e uma hora e meia. Esse equipamento permite fazer uma ventilação invasiva prolongada por dois a três dias”, explica o médico. As informações são do blog Pimenta. 

O objetivo com a utilização do aparelho é evitar a intubação do paciente. “A intubação no paciente com Covid-19 aumenta muito a taxa de mortalidade. Por isso, o desafio é evitar o máximo esse procedimento. Com o uso do capacete, o objetivo também é proporcionar uma alta precoce do paciente. Esse foi o caso do paciente Tomé Rosa. Mas outros pacientes da nossa unidade estão também fazendo o uso do equipamento”, conta.

11 comentários:

  1. Alguém tem que matar bolsonaro pelo amor de Deus. Filho da puta mentiroso ladrão sagado laranja da desgraça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro ou Rui Costa, retardado?

      Excluir
    2. Que nada ele voltará com o auxílio e todos vão amar ele de novo...

      Excluir
    3. Não seria Rui Costa? É cada idiota viiu

      Excluir
  2. Verdinho cadê noticia sobre a pec de impunidade que Lira quer passar no congresso?

    ResponderExcluir
  3. Oh Jesus, que coisa boa, quem dera todos tivessem acesso. Infelizmente vivemos uma desigualdade muito acentuada,onde alguns alguns representantes do povo carreiam toda a riqueza para os seus.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos criadores cearenses do equipamentos O trabalho reúne diversos profissionais, fisioterapeutas, técnicos em usinagem e ferramentaria, design industrial e engenheiros nas áreas clínica, civil, mecânica e de produção.

    ResponderExcluir
  5. Se estivesse um presidente para pró do povão concerteza evitariamos vários assim.
    Mas ele minimiza .

    ResponderExcluir
  6. Parabéns as equipes do Ceará, que inventaram o equipamento!!!

    ResponderExcluir
  7. A Assiste Vida deixou vários profissionais da saúde a mercê do covid não conseguiram tomar a vacina descaso com os profissionais que ta colocando suas vidas a risca pra encher o bolso deles cambada de FDP

    ResponderExcluir
  8. A verba Federal pra o combate da covid veio , justamente pra que tivéssemos esse colapsso que os prefeitos e governadores causaram na saúde por todo país os que deveriam ajudar os Brasileiros estou falando do esseteefe são os primeiros que desordenam prestam péssimos serviços ao Brasil a não defender soltar bandidos tantos os de colarinho branco os políticos quanto bandidos perigosíssimos e o pior alguns deles advogam pra facções perigosas infelizmente os q deveriam ser os guardiões da nossa constituição são estes q ao longo dos tempos anos rasgaram na totalmente com apoio crucial do congresso tbm corrupto mas estamos nas mãos de Deus desse ninguém passará em vão o justo juiz julgará um por um naquele grande e mui próximo dia , este é o meu contentamento

    ResponderExcluir