quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

'Doença infantil do lavajatismo pode estar prestes a acabar', diz ministro do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin avaliou que, com o fim do modelo informal de forças-tarefas, o que deve acabar agora não é o propósito da "lava jato", ou seja, o combate à corrupção, mas sim a "doença infantil do lavajatismo". Segundo ele, o modelo polariza defensores e detratores que não dialogam entre si. As declarações foram feitas em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta quarta-feira (10). 

O próprio ministro explicou o que quis dizer com 'doença infantil do lavajatismo' (uma referência ao ensaio de Vladimir Lenin intitulado "Esquerdismo, doença infantil do comunismo"). "De um lado, o lavajatismo que só vê na Lava Jato virtudes e não faz autocrítica e, do outro lado, o lavajatismo que só vê na Lava Jato defeitos e não reconhece, nada obstante alguns defeitos, a relevância dos trabalhos que foram levados a efeito", afirmou o ministro. 

Fachin opinou que o fato de as forças-tarefas estarem sendo dissolvidas para dar lugar ao modelo de Gaecos não deve interferir no trabalho do Ministério Público, que, afinal, continua tendo autonomia para promover investigações.

Na mesma entrevista, o ministro também expressou preocupação com a corrupção da democracia, que pode afetar as eleições de 2022, nas quais Fachin estará presidindo o Tribunal Superior Eleitoral. "Minha preocupação central, razão principal pela qual hoje estamos conversando, é a preocupação com as eleições de 2022 e a higidez do sistema eleitoral brasileiro. É preciso defender a democracia, proteger a democracia e proteger o sistema eleitoral brasileiro. Dentro dele como instrumento da democracia nós vamos sair da crise sem sair da democracia", afirmou.

6 comentários:

  1. O Brasil está sendo implodido de dentro para fora por uma quadrilha que detém um grande poder e impôs uma ditadura de toga nesta "república cleptocrata de bananas e bandidos".

    ResponderExcluir
  2. Foi só para prender o lula

    ResponderExcluir
  3. A doença do Brasil são esses ministros👺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a doença do Brasil sao esses ministros
      sao os políticos
      e é vc tbm
      e seus iguais
      vc ta falando deles pq na sua cabeça, eles estao em cima do seu mito
      mas vc defende seu mito
      um cara sem escrúpulos, ladrao, miliciano, assassino, e pra vc, é o mito!!
      igual aos idiotas que pedem Lula de volta
      vcs sao a doença do Brasil

      Excluir
  4. A ex-ativista Sara Winter afirmou que decidiu se aposentar e descartou voltar a apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ela ficou conhecida por comandar o grupo ‘300 do Brasil’, que realizava manifestações cobrando o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

    “Decidi me aposentar. Nunca mais vocês vão me ver gritando ‘mito’, ‘mito’. Hoje morreria de vergonha de fazer isso […]

    ResponderExcluir