terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Governador da Bahia anuncia toque de recolher em Salvador e diversas cidades do estado a partir de sexta

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira (16) que a Bahia terá toque de recolher por causa do avanço da pandemia da Covid-19 no estado. A medida passa valer a partir de sexta-feira (19). A decisão ocorreu após reunião com representantes da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), prefeitos e técnicos das secretarias estaduais da Educação e da Saúde.

De acordo com o governador, a decisão ocorre por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado. Nesta terça, a taxa de ocupação é de 74%. O toque de recolher será válido por 7 dias, das 22h às 5h. De acordo com Rui Costa, o decreto será assinado nesta terça-feira e será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (17).

A medida começa a valer a partir de sexta-feira, das 22h às 5h, por sete dias. O toque de recolher é válido para Salvador e diversas cidades do interior da Bahia, exceto as regiões de Irecê, Jacobina, Alagoinhas e oeste do estado. Estão proibidas atividades comerciais não essenciais. 

As polícias Civil e Militar fiscalizarão o cumprimento do toque de recolher. Quem descumprir as regras pode ser preso e responder por crime contra a saúde pública. “O decreto que será publicado nesta quarta-feira irá valer por sete dias e proíbe atividades comerciais não essenciais. É uma medida que precisamos tomar para conter as taxas de contágios e o número de casos ativos que hoje ultrapassam 15 mil. É uma forma de conter o avanço desse número alarmante que, se continuar crescendo, irá levar ao total colapso do sistema de saúde”, declarou o governador.

De acordo com Rui Costa, a medida será válida para a maior parte das cidades baianas, exceto nas regiões de Irecê, Jacobina, na região de Alagoinhas e no oeste do estado, onde as taxas de ocupação dos leitos de UTI não são alarmantes.

"O objetivo é evitar a convivência em bares, bebidas, carros de som, aquelas aglomerações na madrugada que geram muita contaminação, porque em geral estão associadas a bebidas alcoólicas, portanto há descuido nas relações de convivência. Com isso, nós esperamos preservar vidas humanas, garantir leitos hospitalares para quem precisar", disse o governador.

"Nós precisamos conter a taxa de contaminação. Neste momento, quero fazer um apelo especial aos prefeitos, para que nos ajudem nessa mobilização. Pedir ajuda aos vereadores, deputados, enfim, a sociedade mobilizada para que a gente consiga conter o avanço do coronavírus e das variantes na Bahia", completou.

"É fundamental para que a gente não presencie repetição de imagens tristes que vimos acontecer em outros lugares do país, com falta de leitos, com falta de UTI. Não vamos permitir", disse Rui Costa.

O governador ainda afirmou que quem desrespeitar o toque de recolher poderá ser preso e responderá por crime contra a saúde pública. "Nós vamos atuar, conforme a lei. A polícia Militar e Civil atuarão no sentido de orientação e, eventualmente, fechamento daquelas unidades comerciais como bares, restaurantes, ou festas, carros de som na rua, chamados de ‘paredão’, a polícia vai agir fortemente para impedir qualquer aglomeração desse tipo a partir das 22h", disse o governador.

"Portanto, nessas regiões não será permitido, e será feito o devido processo legal, inclusive com indiciamento das pessoas por crime de saúde pública, por ameaçar a vida humana", afirmou Rui.

De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, "os dados indicam um risco real de colapso do sistema de saúde e consequente aumento na mortalidade. Nesse momento, apenas medidas de distanciamento social mais severas minimizarão as altas taxas de transmissão do vírus".

51 comentários:

  1. Em Itabuna parece que estão escondendo será que era medo desse possível toque de recolher essa cidade tá uma vergonha ninguém respeita o distanciamento ppucas pessoas estão se cuidando.

    ResponderExcluir
  2. Começou o ditador a mostrar a unhas de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quiser se infectar rapidamente vá para Manaus.

      Excluir
  3. Palhaçadaaa!! Depois de curtirem o Carnaval dá toque de recolher, até parece que o virus circula nesse horario. Pq mantiveram o feriado? Os municípios q disseram q era normal foi so de fachada, todo mundo aglomerando e agora vem com essa palhaçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois na minha opinião está corretissimo. os bares tudo lotado.P inicio n era nem p ter liberado reabertura de bares e restaurantes, no caso dos bares qualquer horário. Onde vc passa ta lotado. Tem q fechar mesmo até acabar a pandemia. Vergonha isso. Desde quando bar é essencial.

      Excluir
    2. E quem trabalha nos bares morre de fome

      Excluir
    3. O governo federal deveria agir pra quem trabalha nesses lugares não passar fome
      Mas ao contrário
      Eles incentivam a negação
      E liberam dinheiro pro centrão
      E vc, otário, aplaude Bolsonaro
      Pq vc é um estrume
      Um ignorante político
      Como 99% dos brasileiros imbecis

      Excluir
  4. E principalmente a trifil
    que ta cheio de gente com covid

    ResponderExcluir
  5. Rui Satanás faz isso porque o povo baiano não tem vergonha na cara. Esse bandido fdp deveria estar na cadeia. Passou a mão no dinheiro do governo federal esse vagabundo e agora está bancando de ditador. Isso é para Bahia aprender a não votar em ladrão.

    ResponderExcluir
  6. Canalhice desses Petistas.

    Querem mais dinheiro do Governo Federal

    Cadê o dinheiro dos respiradores comprados da China?

    Malandragem.

    Na campanha eleitoral e no 7 de setembro funcionou tudo.

    Desobediência civil já.

    Fora Rui Costa

    Fora PT

    Seita do Satanás.

    Filhos do demônio.

    ResponderExcluir
  7. Investigar para onde foi o dinheiro do Governo Federal, a justiça não investiga.
    Fica esse vagabundo colocando toque de recolher.
    Cadê os respiradores?
    Já quer ganhar mais dinheiro por óbito.
    Já quer mais dinheiro do Governo Federal.
    Vagabundo
    Vagabundo
    Vagabundo
    Mais o povo da Bahia merece, por isso o outros estados tira onda com o nordeste.
    Vagabundo esse Rui Costa.
    Outro vagabundo é esse Villas Boas, secretário de Saúde da Bahia.
    Morra de Covid sacana.
    Não mata um político o Covid.
    Só mata pai de família, trabalhador, pessoas de bem.
    A Covid 19 tá tão em evidência que não chega em Brasília, na câmara dos deputados, senado, governador, prefeito, vereador esses daí não morrem de Covid.
    Safadeza, vagabundagem, CORRUPTOS descarados.
    A culpa desse país está assim e o nosso judiciário e a população que vende seu voto, aqueles eleitores CORRUPTOS.

    ResponderExcluir
  8. O PT ESTÁ ACABANDO COM A BAHIA

    ResponderExcluir
  9. Os bares lotados Rubens que o diga em

    ResponderExcluir
  10. Quero só ver quando a prefeitura vai tomar tomar uma atitude com aqueles bares ali da kenady

    ResponderExcluir
  11. Ditador.

    Capacho da China, igual a Doriana de São Paulo.

    O PT tem que ser varrido da Bahia.

    Seita diabólica.

    #ForaRuiCosta

    Já prestou contas dos 93 milhões que recebeu do Governo Federal?

    Cadê os respiradores?

    Os Hospitais de Campanha?

    Quer matar o povo de fome e desemprego pra tentar culpar Bolsonaro.

    A população já está alerta

    Já conhece os inimigos do Brasil.

    Comunistas oportunistas.

    Bolsonaro 2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gado ainda não entendeu que o dinheiro do governo federal é do povo. Quer os hospitais sem poder dar resposta a tantos pacientes. Quer que o médico tenha que escolher que vive e quem morre? Quanto aos respiradores, sabia que sem médicos intensivista bem preparados para os utilizar não adianta de nada. O gado só sabe protestar para branquear o desgoverno do ditadorzinho que nunca trabalhou e agora com as mordomias todas desfruta com o nosso dinheiro. Vide o cartão corporativo.

      Excluir
  12. Pra mim tinha que ser assim...
    O cidadão quer curtir a vida adoidado? Bater baba, curtir balada e festinha com a turma 5 x na semana, ir pra academia e nem aí banda mel?
    Ok!
    Assina um termo, cadastra o CPF dele, e qndo ele precisar usar do cartão do SUS pra algo relacionado a covid, vai pra fila dos iguais dele... A utilização, o respirador, vale pra quem não quer viver de forma irresponsável e gananciosa primeiro.
    Por mim, fodam-se os negacionistas...
    Limpa social
    Racionalidade sai ganhando

    ResponderExcluir
  13. vc merece sumir da Bahia não venha praca com outro pilantra do PT pra ser gorvenado nas eleições seu ladrão seu plano de governo KD os respiradores qui vc comprou na empresa. 👻 👻 Vc tava ajudando Manaus com outro gorvenado ladrão rui Costa e um mentiroso

    ResponderExcluir
  14. Dinheiheiro do auxilio vai acontecer , e vai rolar para estado e municio . é tudo programado. Fica em casa .

    ResponderExcluir
  15. POLÍTICA TEVE NE SEU FILA DA PUTA

    ResponderExcluir
  16. A POLÍTICA TEVE NE SEU ARROMBADO

    ResponderExcluir
  17. Os bares geram empregos, famílias dependem da economia dali, desde o vendedor de espetinho, amendoim, etc , porque não propor fechamento do shopping? Essa medida é parecida a de um ditador, o começo agora quebra de vez.

    ResponderExcluir
  18. Na eleicao da o troco tira ruy e coloca outro... Simples assim.

    ResponderExcluir
  19. O povo fala que bar não é essencial , só não esqueça q por trás de um bar existe famílias que depende disso pra pagar suas contas e comer do mesmo jeito q quem critica bar aberto precisa, queria ver se fosse vcs q dependesse disso pra viver se pensariam assim pimenta no dos outros é refresco esses governadores de merda inventam isso mais não vejo pagar nenhum tipo de auxílio pra essas pessoas não .querem q o povo fique em casa mais ver o lado dessas pessoas ninguém quer ver né? Facil falar quando não é o seu q ta na reta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!

      Excluir
    2. Amigo das 22:27,
      E daí?
      Ass: seu presidente bozonaro, aquele que ganhou o prêmio de não fazer nada e fuder o país.

      Excluir
  20. Toque de recolher não reduz aglomeração, pelo contrário, só aumenta.

    Lembra o período do toque de recolher em ITABUNA? Os bares ficavam fechados mas o povo comprava cerveja e fazia festa todo fds com vários amigos. Se o governador quer foder com a vida dos pais de família que trabalham em bar deveria mesmo era proibir a venda de cerveja em toda a Bahia. Aí sim o povo não iria ficar se aglomerando para beber.

    ResponderExcluir
  21. E os respiradores? Rui vc é uma piada

    ResponderExcluir
  22. Porra de pt seu atario tá vendo aí não seu cego.Fecha a porra dos bares mesmo seu pingunco.

    ResponderExcluir
  23. Queria saber porquê a galera do corote estão todos vivos compartilham o corote de boca em boca cometem aglomeração e até agora não morreu ninguém

    ResponderExcluir
  24. Das 22h as 05h? Pelo amor de Deus, isso ai só vai valer pra morcegos.
    Pessoal ta curtindo nas praças de Itabuna em plena luz do dia e no inicio da noite.

    ResponderExcluir
  25. nunca vi tanta INGUINORANSSIA...WAUTRAB estava certo!

    ResponderExcluir
  26. GOVERNADOR E O QUE FALAR DOS HOTEIS QUE VEM RECEBENDO VARIAS PESSOAS DE FORA, LIGUEI PRA ALLGUNS HOTEIS E POUSADA TANTO DE ITABUNA QUANTO DE ILHEUS E NAO TINHA VAGA, Q DIZER ESTAO LOTADOS E CREIO EU QUE N ESTAO LOTADOS COM PESSOAS DAQUI DA REGIAO E SE COM PESSOAS DE VARIAS PARTES E ESTADO DO BRASIL, MUITOS DESSAS PESSOAS SÓ VEM TRAZER O COVID, POIS NAO TEM NECESSIDADE DE ESTA VIAJANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser alguma vagabunda ou vagabundo, que não trabalha, e deve ter alguma coisa contra alguém que trabalha em hotel, e está doido ou doida pra voltar a receber o auxilio,toma vergonha na sua cara e vai procurar trabalhar,e fique você sabendo que hotel como, como qualquer outro estabelecimento comercial de Itabuna e do estado, assim como todo estado brasileiro,trabalha respeitando as regras da vigilância sanitária, além de desocupada ou desocupado, é mal informada,vai procuparar uma ocupação na vida, criatura.

      Excluir
    2. Que comentário mais infeliz do dia 16 as 23;21 você acha que Itabuna, é uma cidade turística, as pessoas que vem a Itabuna, vem a trabalho,a medico, pra resolver alguma coisa de urgência e necessidade,e precisa sim de um hotel, que possa lhe dar suporte,tem muitas pessoas de cidades vizinha, daqui da região mesmo, que as vezes não resolvi, tudo no mesmo dia ai tem que permanecer na cidade, as vezes também algum parente de morador daqui da cidade, é claro que tem que ter hotéis na cidades,mim poupe deste comentário. vai trabalha que você ganha mais kkkkk coitadakkkkkk

      Excluir
  27. Na pandemia o brasileiro mostrou a face da ignorância e estupidez que permeia a maioria. Governador não adianta cuidar de um povo q não quer ser cuidado.
    Sou a favor de selecionar os atendimentos de emergência, cuidar de quem quer ser cuidado é segue os protocolos de segurança, aqueles q sofreram lavagem cerebral do tosco do presidente de q o vírus não mata, coloca pra assinar um termo isentando o poder público de divide-selo principalmente em casos de ocupação de leitos de UTIS

    ResponderExcluir
  28. Esse Governador pilantra deveria pagar uma sexta básica ao trabalhador que ele vai trancanfiar dentro de casa, É aquele ditado fica em casa e morra de Fome,!!!

    ResponderExcluir
  29. Desobediência Civil, já está passando da hora! A população baiana tomar na cara a 16 anos e nunca aprende, como o 9 dedos falou; aqui no Nordeste Você da 10 reais pra cada um que ganha voto.

    ResponderExcluir
  30. Fica esses alcoolatras fdp enchendo o cú de cachaça , tem proibir venda de bebidas alcoolicas e mandar p puta q os pariy esses turistas do caralho , agora fica ae um bando de otario corno enchendo o cu de alcool e se achando o bom , tudo corno ,Bando de fdp

    ResponderExcluir
  31. O dinheiro que o besta do bozó mandou pra Bahia, tá todo entocado pra campanha dos ladrões do PT,. Até respirador sumiu na Bahia, e ninguém investiga nada,. Polícia federal KD? Com certeza bozó já tá alinhados com o PT!

    ResponderExcluir
  32. O PIOR VÍRUS CHAMA-SE COMUNISMO,ESSE É O Q MAIS MATA!E O PT É A REPRESENTAÇÃO DESSE MAL!

    ResponderExcluir
  33. A praia do cristo voltou a favela e seus alcoolatras desgraçados ,Marão é um bunda mole sem autonomia nenhuma .....bando de fdp

    ResponderExcluir
  34. Isso meu governador voto de novo.Fecha tudo .O povo não tem medo mas eu tenho.Grande governador.Lula vem aí meu povo.

    ResponderExcluir
  35. O POVO PAGANDO PELA PRÓPRIA IGNORÂNCIA!! ESTÃO SE COMPORTANDO COMO SE NÃO HOUVESSE UMA PANDEMIA, AGORA VÃO SE LASCAR, EM BREVE VAI FECHAR A PORRA TODA! IGNORANTES!

    ResponderExcluir
  36. vç do comentário do dia 16/02/21 as 05:1o,``afirmando que 99% dos brasileiros são ignorantes por aplaudirem o miliciano´´ e vç deve ser 1% que aplaude luladrão seu jumento.

    ResponderExcluir
  37. Esse governador se preocupa com a população ,gente Boa kkkkkkk

    ResponderExcluir
  38. A favelagem do Cristo voltou com seus alcoolatras desgraçados ,esse Marão é um zé mané mesmo

    ResponderExcluir
  39. UM BANDO DE TRAFICANTE DISFARÇADOS DE BARRAQUEIRO!! DAQUI DO ALTO SÓ FLAGRANDO O MOVIMENTO!! POINT DAS DROGAS, PROSTITUIÇÃO, VICIADOS E AS PORRA!! TEM QUE INTERDITAR PRA SEMPRE ESSE PISCINÃO DE RAMOS!! QUANDO ESTAVA SEM AQUELAS FAVELAS E CACETES ARMADO FICOU UMA BELEZA, AGORA O FAVELÃO CRACOLÂNDIA VOLTOU NOVAMENTE! LAMENTÁVEL.....

    ResponderExcluir
  40. A praia do Cristo so tem bosta e mijo dos alcoolatras por todos os lados , favelados porcos , todo tipo de sujeira essas pragas largam na praia , e os fiscais de preto fazendo vista grossa em troca de birita

    ResponderExcluir