quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Governo detalha como será o ano letivo na Bahia; início das aulas está previsto para o próximo mês

 Governo detalha como será o ano letivo na Bahia; início das aulas está previsto para o próximo mês

O início do ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino está programado para o próximo dia 15 de março, de forma 100% remota. O planejamento foi anunciado pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, durante o Papo Correria desta terça-feira (23). A volta do ensino no modo presencial não tem data prevista e está condicionada aos parâmetros sanitários relacionados à Covid 19 no estado.

O governador destacou que o início das aulas com atividades remotas irá contemplar todos os alunos da rede estadual. “Adotamos uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou Rui.

Jerônimo Rodrigues explicou como foi planejado o início das atividades. “Nós podemos detalhar essas atividades, neste primeiro momento, em três datas. No dia 1º de março, nós chamaremos os profissionais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, nós iniciaremos a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual. No dia 15 de março, iniciaremos as aulas de forma remota”.

O planejamento da Secretaria da Educação do Estado indica a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.

Matrícula automática

A matrícula dos estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino será automática, ou seja, não será preciso se dirigir às unidades escolares ou fazer qualquer tipo de atualização cadastral via internet. Para os estudantes que irão ingressar na rede estadual, um calendário específico está em fase elaboração e será divulgado em breve. “Nós vamos disponibilizar canais de comunicação com a escola, com a Secretaria, com a Ouvidoria, para tranquilizar os pais sobre a matrícula”, acrescentou Jerônimo.

De acordo com a Secretaria da Educação, foram selecionadas plataformas digitais qualificadas, cadernos de conteúdo e livros didáticos para garantir o ensino e a aprendizagem na primeira fase do ano letivo. “Nós continuaremos usando a TVE, agora com um canal específico, o Educa Bahia, para que a gente possa deixar permanente, durante todo o dia, as atividades programadas de educação e as lives que nós achamos importantes”, completou o secretário.

16 comentários:

  1. Já estou com muita esperança, pois era para terminar meu curso técnico em dezembro de 2020, agora estou menos aflito,espero que as atividades a distância venha resolver, pois vou procurar trabalho já curso técnico.
    Estou desempregado,curso técnico aumento minha oportunidade no mercado de trablho já escasso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você sobreviver dessa sinta-se abençoado.

      Excluir
  2. Nas escolas é servido uma bolacha com suco mancha pulmão enquanto no presídio pão com suco de poupa de fruta e almoço balanceado

    ResponderExcluir
  3. Reforço escolar tá melhor que escola particular e pública ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  4. prematuro demais, pandemia está aumentando, pressão dos donos de escolas cuja presidente nacional é a irmã de paulo guedes , caso vcs não saibam, e ela inclusive é proprietária e sócia de muitos colégios particulares! em todo o brasil!

    ResponderExcluir
  5. Ñ entendo essa cabeça de PITU desse doido.
    CORONAVIRUS saindo pelo LADRÃO, pessoas sendo infectadas mesmo com a primeira dose, criança sendo infectadas e sem nenhum estudo de vacina para ela, e agora essa DESGRAÇA querendo iniciar as aulas? Qual a segurança que ele dar? UTI pediátrico todos ocupados. Ele quer mesmo o que?
    😬😬😬😬😬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou vc e burro ou cego, seu jumento, a aula sera remota, certamente vc nao sabe o significado desta palavra.

      Excluir
  6. Matar nossos estudantes com professores e demais servidores.

    ResponderExcluir
  7. Calma, gente. As aulas não serão presenciais. Não há risco de abrir as escolas do Estado. O governador garantiu que só quando os números de casos baixarem. Por enquanto o acesso do aluno será remoto.

    ResponderExcluir
  8. No hospital nao tem nenhum jovem com Covid quem ta reclamando é professor que nao quer trabalhar mais aglomera em vários lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem afastou os professores do trabalho foram os decretos estaduais e municipais. Eles não decidiram parar simplesmente. As escolas públicas continuam fechadas porque prefeitos e governadores não fizeram as devidas adaptações, não querem gastar para oferecer segurança para o retorno presencial. Parece que uma máscara N95 custa mais barato quando é para um enfermeiro ou um médico e custa o dobro quando é para um professor.

      Excluir
  9. Quanta gente imbecil... 😒
    AS AULAS NÃO SERÃO PRESENCIAIS REBANHO DE ANALFABETO DO CRLH...
    ENTENDERAM AGORA, OU PRECISA DESENHAR?

    ResponderExcluir
  10. Só uma mãe louca e um pai manda o seu filho para a escola,sem vacina segura,isso e suicídio,criança e adolescentes não se controla dentro da escola,imaginem todos com máscaras.

    ResponderExcluir
  11. Como vai ter aula remota minha gente, segundo o governador tem lugares que nem sinal de internet existe, o estado não preparou a educação para a pandemia ou um modelo on LINE, o estado preucupa se e com política, em fazer politicagem, as escolas mais caras que existem, as plataformas as vezes tem problema, agora imagina a coisa pública. O governador fechou e vendeu escolas, ele não está nem aí para a educação, pois precisa de um povo sem instrução, para manipular, essa e a verdade.

    ResponderExcluir
  12. Engraçado né! As crianças e adolescentes vagueando por praças, parques e shopping não pega covid-19. Que a incidência são mínimas, médicos afirmam. Mas para ir para escola vão morrer?! Vocês ou são ignorantes ou se fazem.

    ResponderExcluir
  13. Aqui em nossa casa tem crianças e adolescente, que não saem nem na porta, mesmo
    eles sendo assintomáticos, por isso sou contra o retorno das aulas presenciais, as escolas do município não estão adequadas para que isso aconteça.Temos que ter cuidado com vidas, perder um ano ou dois, se recupara depois, vidas não se recu-
    pera!

    ResponderExcluir