sábado, 6 de fevereiro de 2021

Justiça do Trabalho proíbe Ford de demitir funcionários da fábrica de Camaçari

A Justiça do Trabalho da Bahia concedeu uma liminar ontem à noite suspendendo a demissão coletiva de funcionários da Ford da fábrica de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A decisão proíbe que as demissões sejam efetivadas até que o acordo entre a empresa e os funcionários seja encerrado. Ainda não há informações se a Ford já foi notificada, mas ainda cabe recurso da decisão.

De acordo com a decisão do juiz Leonardo de Moura Landulfo Jorge, da 3ª Vara do Trabalho de Camaçari, durante as negociações e enquanto os contratos de trabalho estiverem em vigor, a Ford não poderá suspender o pagamento dos salários e das licenças remuneradas dos trabalhadores.  A empresa também não pode praticar "assédio moral negocial, de apresentar ou oferecer propostas ou valores de forma individual aos trabalhadores, durante a negociação coletiva, devendo, caso seja do seu interesse, informar a coletividade das tratativas através de comunicados oficiais".

O juiz determinou ainda que, caso a liminar não seja cumprida, seja aplicada uma multa de R$ 1 milhão por item descumprido, além de mais R$ 50 mil por trabalhador atingido.

Com o encerramento das das atividades da fábrica Ford, Camaçari, cidade que abriga o maior Polo Industrial da Bahia,  pode ter perda de 10% na arrecadação de receitas. Além disso,  o município vai registrar mais de 12 mil demissões.

3 comentários:

  1. Como falei um tempo atrás, a Ford só está fazendo pressão, porque ela sabe que a cris é mundial, então se ela sair será ruim para suas finanças. Conchavos com o governo da Bahia, para comer mais. Ou seja; ela não sai por tão cedo.

    ResponderExcluir
  2. kd os milhares de emprego prometidos com a reforma trabalhista ?
    Trabalhador tem é que votar na elite política ( empresários, latifundiários) para se lascar de verdade.
    VIvas para a burrice.

    ResponderExcluir
  3. Eles pensam que estão defendendo os trabalhadores, mas só estão espantando as empresas. Que empresa vai querer abrir em um país com uma legislação dessas. Esse povo só pensaem multa e tirar dinheiro seja docidadão, seja das empresas. A empresa tem obrigação de pagar todos os direitos dos trabalhadores, o resto só prejudica.

    ResponderExcluir