quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Operação do MP contra cartel que presta serviços ao Detran cumpre mandados de prisão e busca na BA

Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (10) pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), em conjunto com as polícias Civil e Rodoviária Federal, cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador e Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana, contra empresários que prestam serviços ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

De acordo com o MP-BA, os empresários atuam no ramo de estampamento de placas de veículos e teriam se unido para formar um cartel, fazendo uso de várias empresas em nomes de laranjas e familiares. Ainda de acordo com o MP, eles mantinham o esquema criminoso há mais de 30 anos.

Batizada de Cartel Forte, a operação cumpriu mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador. Ao todo, sete pessoas físicas e cinco pessoas jurídicas são investigadas. As buscas ocorreram na sede da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares, no Shopping da Bahia, em Salvador, e em empresas que prestam serviços no Detran, além da casa dos próprios investigados.

As investigações apontam que os membros da organização costumavam cobrar uma quantia considerável a empresários que queriam credenciar as suas empresas no ramo de estampamento. Eles também alteravam no sistema a escolha feita pelo consumidor na hora da compra, a fim de direcioná-lo para as participantes do esquema.

O MP-BA afirmou que não é possível calcular o valor exato do prejuízo à população, já que a concorrência nesse tipo de crime praticamente veta a concorrência, e o preço para o estampamento de placas acaba sendo tabelado pelo grupo criminoso.

Os envolvidos no esquema são investigados por crimes de formação de cartel, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica, fraude em licitações e alteração de dados indevidamente no sistema de informações.

15 comentários:

  1. PRF cumprindo mandados ?? Não seria trabalho da Polícia Civil ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hora está chegando, quero ver socorro do Detran de ilhéus na cadeia.
      Corrupta filha da putz.
      Toda medonha, pelancas caindo por todo lado e ela metendo a mão na população junto com os despachante.

      DONA SOCORRO, do Detran de ilhéus eu vou te ver na cadeia ainda sua vadia do caralho, maior ratazana e criminosa.
      Filha da puta
      Te denunciei toda Santa semana, vc vai se lembrar de mim sua biscate

      Excluir
  2. Têm quê investigar também o Detran de Itabuna,que, prá tudo querem propina.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz foco besta..muitas dessas operações não vem a Itabuna. Pq?

    ResponderExcluir
  4. Tinha que fazer uma dessa nos postos de gasolina!

    ResponderExcluir
  5. Operação deste tipo devia ser feita em postos de combustíveis de Itabuna

    ResponderExcluir
  6. É preciso investigar o cartel dos postos de combustíveis daqui em Itabuna. Não é possível que todos os postos pratiquem o mesmo valor de venda. Em outras cidades, vemos valores diferenciados entre os postos em ampla concorrência, diferente daqui.
    É um absurdo, e nós consumidores ficamos a Mercer desses ladrões....

    ResponderExcluir
  7. Tem que fazer no detran de itabuna pra tudo os caras querem dinheiro

    ResponderExcluir
  8. No detran de Itabuna, para não pegar fila, tem que pagar uma cerveja para o funcionario agilizar o lado de quem precisa do serviço.

    ResponderExcluir
  9. Podem fazer uma operação aqui em Itabuna não só existe cartel de placas, como também existe cartel nas empresas de vistorias, estamos fundidos com essa justiça desse país de merda.

    ResponderExcluir
  10. Como tem bandidos na administração pública brasileira! Não seria o caso de mudar as leis para acabar com a estabilidade e a desigualdade criminosas?

    ResponderExcluir
  11. Detran só tem bandidos dentro e fora! Verdadeira bagunça, até quem não é funcionário se diz ser, quem não é despachante se diz ser. Muito cuidado galera! Muitas pessoas foram lesadas ali naquele órgão e só trabalham na base da propina. Onde estão as autoridades do estado??

    ResponderExcluir
  12. Em Itabuna tem um que os alunos vão fazer a prova no computador, acaba o tempo e ele fala pra alguns não fecharem a prova, enquanto outros...

    ResponderExcluir
  13. Gilson tá voltando, 😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣

    ResponderExcluir