segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Operação policial resgata mais de 450 aves em situação de maus-tratos em São João do Paraíso

 Entre as aves resgatadas estão filhotes de papagaio — Foto: Divulgação/PRF

Uma operação policial resgatou 455 aves que estavam em situação de maus -tratos, em imóveis da localidade de São João do Paraíso, cidade de Mascote, no sul da Bahia. Dentre os animais, havia espécies como cardeal, pássaro preto, papa capim, coleira, azulão, sofrê, canário da terra, trinca ferro, tico tico e sabiá, além de uma grande quantidade de filhotes de papagaios e periquitos com apenas algumas penugens sobre o corpo.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na sexta-feira (19), eles foram acionados pelo Inema, em Itabuna, para averiguar uma denúncia de crime ambiental. A informação era de que centenas de pássaros silvestres eram mantidos aprisionados em um imóvel.

Equipes da PRF e do Inema foram até o local e, ao adentrarem na residência, constataram os animais. Ainda segundo a PRF, as aves estavam amontoadas em caixas de papelão, gaiolas e viveiros, e em condições precárias de falta de higiene, cobertas com fezes e urina. Além disso, as aves estavam sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar. Muitos estavam desidratados e debilitados, sendo que alguns já foram encontrados mortos.

Também foram apreendidos no local diversos apetrechos utilizados na captura ilegal desses animais.

Foram encontrados também galos de rinha — Foto: Divulgação/PRF

Os policiais continuaram a abordagem, e encontraram em um imóvel vizinho 42 galos de rinha. A PRF explicou que esses animais são utilizados em competições ilegais, para duelarem entre si, muitas vezes até a morte.

De acordo com a polícia, ao todo foram resgatados 413 aves silvestres, sendo que oito morreram, além dos 42 galos.

As aves silvestres foram encaminhadas para o CETAS de Cruz das Almas. Lá eles serão triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos, onde passam por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. Já os galos foram entregues na sede da Cavalaria do 15° do CPM-BA.

Animais silvestres serão tratados antes de serem devolvidos à natureza — Foto: Divulgação/PRF

O responsável pelo aprisionamento ilegal dos animais foi identificado e a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil, em Mascote, para instauração do inquérito policial e demais procedimentos cabíveis. Fonte: G1

10 comentários:

  1. povo não tem alma, povo estúpido, povo imbecil, tanto que vende tanto quem compra! aí um motivo real para pena de morte sem julgamento! perversos! malditos ! sem coração!!

    ResponderExcluir
  2. nossos policiais, nosso anjo da guarda, parabéns pela operação! pega e solta logo a madeirada em quem caçou os bichinho, senta-lhe a madeira!

    ResponderExcluir
  3. Encontrou os galos brigando? Não né então não tem crime nenhum em criar galos de raça combatente.

    ResponderExcluir
  4. Coloca esse dono (vagabundo) na prisão com água e comida para ele ver o que é gostoso ficar preso.
    O ser humano só se corrige com castigo.

    ResponderExcluir
  5. São João do Paraíso, região da ponte do rio pardo até São José da Vitória, muitos safados depredando a natureza mesmo.
    E esses galos eram sim para o intuito de práticas de rinha.
    O que é ilegal, está notório de que para este fim.

    ResponderExcluir
  6. Esses crimes acontecem à mts anos, sempre que passava nessa região, eles apresentava as aves inclusive micos preto.segundo alguma pessoas, relatavam que eles dava cachaça para os animais ficarem manso.

    ResponderExcluir
  7. Essa pandemia serve de exemplo para as pessoas que gostam de aprisionar os animais.ficam tds desobedecendo as leis, querendo sair de casa de qualquer jeito.
    Imagine enjaulado?

    ResponderExcluir
  8. Até que enfim. Se vc passa nesse trecho todo dia vai ver essas desgraças vendendo os bichos, mtas vezes tiram as penas dos papagaios pra vender como se fosse filhote. Tomara que queimem no inferno. E quem compra tbm, esse monte de homem sem oq fazer que fica nas esquinas de manhã ostentando papa capim, em itabuna é oq mais de vê.

    ResponderExcluir
  9. Porque a polícia não investiga a política de paraíso quê todos aqui sabem que existe uma quadrilha especializada em compra de votos todos aqui sabem que uma marfioso da prefeitura com compra de votos elegel três vereadores povo do paraíso rebanho de burro puxa saco se vende por pouca coisas vocês de paraíso tem que morrer de fome enquanto os amigos do prefeito estão tudo de cargo de confiança corões Ágora os besta de paraíso só tem moral na época da eleições vocês ver os amigos do prefeito que mora em mascote só toma haikner enquanto vc de paraíso KKK sintoma no grau mas fica tranquilo nas eleição vc vão Tomar raikner com eles

    ResponderExcluir
  10. Porque a polícia não investiga a política de paraíso quê todos aqui sabem que existe uma quadrilha especializada em compra de votos todos aqui sabem que uma marfioso da prefeitura com compra de votos elegel três vereadores povo do paraíso rebanho de burro puxa saco se vende por pouca coisas vocês de paraíso tem que morrer de fome enquanto os amigos do prefeito estão tudo de cargo de confiança corões Ágora os besta de paraíso só tem moral na época da eleições vocês ver os amigos do prefeito que mora em mascote só toma haikner enquanto vc de paraíso KKK sintoma no grau mas fica tranquilo nas eleição vc vão Tomar raikner com eles

    ResponderExcluir