terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes de tomar a 2ª dose

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 na Bahia, contraiu a doença antes de tomar a segunda dose do imunizante. Nesta terça-feira (23), ela está internada no Instituto Couto Maia, em Salvador, e tem quadro clínico considerado estável.

A médica infectologista Ceuci Nunes, que é diretora geral do Couto Maia, referência em tratamento de doenças infectocontagiosas no Brasil, explica como é possível que Maria Angélica tenha se infectado com a Covid-19 após ter tomado a 1ª dise.

"O que aconteceu com Angélica é que ela pegou a doença após a primeira dose, mas antes da segunda dose. Ela ia tomar a segunda dose no dia 16 e, entre 12 e13, começou a sentir um mal estar. Ela está bem, está usando pouco oxigênio, mas quando se movimenta fica um pouquinho desconfortável, por isso ela está sendo mantida ainda no hospital", explicou Ceuci.

A médica explicou que, para a vacinação atingir a eficácia máxima, é preciso que a pessoa tome as duas doses e respeite a 'janela imunológica', que é o período que o organismo leva para produzir os anticorpos do imunizante.

Apesar de casos como o de Angélica serem pontuais, ainda não há vacina 100% eficaz contra o covonavírus, o que torna possível ser infectado com Covid-19 mesmo após receber o imunizante.

O imunizante tomado pela enfermeira Maria Angélica foi CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que é fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. Essa vacina tem eficácia geral de 50,38%, o que significa que o risco de pegar Covid-19 foi reduzido em 50%.

25 comentários:

  1. Seiiiii, antes de tomar a 2 dose. É VERDADE ESSE BILHETE!

    ResponderExcluir
  2. A pergunta base é: a enfermeira foi infectada acidentalmente após contato com uma pessoa infectada ou contraiu o vírus através da VACHINA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vacina não contem o virus oooh inteleigente!!! é vacina não garante blindagm a vacina só é um "teinamento" para seu corpo aprender a se defender, produzir anticorpos só pra isso que a vacina serve... tipo, quem toma vacina da gripe não significa que nunca vai ter gripe

      Excluir
    2. Você cientista "chinês-doriana-esquerdopata-cabeça-de-bosta" (13:58), supondo que consigas decifrar alguma frase razoavelmente inteligente, responda: após a fermentação, a merda que lhe preenche a caixa de bosta encima do pescoço desce para o meio ou sai pelo orifício "bocal"? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. Contraiu o vírus porque não estava IMUNIZAD. Primeira dose ñ é garantia, todos da área da saúde, sabem muito bem disso mas, tem que VER PARA CRER. 🤔🤔🤔🤔
      M

      Excluir
  3. O povo pensa que a vacina te livra de pegar covid,na verdade ela nem imuniza vc,apenas diminui os sintomas caso você pegue após tomar as duas doses , se ela imunizasse vc não pegaria então por isso vamos nos cuidar,pois há mais de 280 pessoas nos EUA que tomaram a segunda dose e foram infectadas,e outras que até morreram.resumindo a vacina é duvidosa,pois uma vacina só é totalmente eficaz e aprovada após 5 a 8 anos de estudos,você acha que ela é usada por caráter emergencial porque ? Justamente porque somos cobaias,estão em fase de testes,e sabe Deus quando teremos uma vacina de verdade,caso vc veja alguém virando jacaré como disse o presidente,não se assuste.kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh cientista a eficácia da vacina não tem a ver com a quantidade de anos que ela leva pra ficar pronta, e sim com a quantidade de estudos feitos em um período, nesses tempos não ocorreram uma pandemia nessa magnitude, portanto não se viu a necessidade de tantos esforços e orçamento para o combate de um vírus... Ou seja, as cabeças mais inteligentes do mundo, a aliada a tecnologia de ponta, com orçamentos elevados foram capazes que construir uma vacina eficaz em um curto período, mas a sua cabeçinha prefere acreditar na ideologia do acéfalo maior, que acredita numa medicação pra outra doença, do que na ciência.

      Excluir
    2. Eh isso mesmo, certíssimo!

      Excluir
    3. Prefiro usar meus suplementos para manter minha imunidade alta. Vachina tou fora!

      Excluir
    4. Nunca houve uma pandemia dessa magnitude?
      o que mais tivemos desde os anos 90 foram diversas pandemias!
      o que está ocorrendo é o uso para controle do gado gadoso...
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Se foi a China que criou o vírus,essa vacina chinês e mentira.

    ResponderExcluir
  5. "É um cálculo estatístico no qual se concluiu que temos uma proteção de 50%, ou seja, temos 50,38% menos risco de adoecer e, mesmo que adoeçamos, temos 100% de eficácia para não adoecer gravemente, não precisar internar, não precisar de uma UTI e também não vai morrer".

    ResponderExcluir
  6. A vacina chinesa elogiada pelos petistas é a pior entre todas que vem sendo aplicadas e vários países. Se ele tem 50% de eficácia ninguém pode afirmar que a pessoa que foi vacinada está ou ficará imunizada.

    ResponderExcluir
  7. SE TOMAR VACINA PEGAA COVID-19 SE NAO TOMAR PEGA.NA MATEMATICA 0+0=NADA..PRA Q VACINA?*---

    ResponderExcluir
  8. Tem que aplicar a VACHINA de Ruim Bosta, João Doriana e ladrões petralhas, em todos os esquerdopatas filhos de "fêmea de cavalo do cão+caranguejeira sapatão+o gatuno galhudo filho do cramunhão chefe dos cornões de colossais galhadas furicais".
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... KKKKKKKKKKK. Tem que rir por etapas para não engasgar! 😁😁😂😂🤣🤣😃😃😄😄😅😅😆😆😂🤣😅😄😆

    ResponderExcluir
  9. Mesmo que a eficácia fosse 100%, ainda não estaria imunizada devido ao tempo e à falta da segunda dose. Vem "ne" mim vacina!!!!

    ResponderExcluir
  10. ATENÇÃO FISCALIZAÇÃO! ACADEMIAS DE ITABUNA TUDO LOTADAS, AGLOMERAÇÕES, PRINCIPALMENTE FINAL DE TARDE NAQUELA ACADEMIA NOVA DA AVENIDA KENNEDY!! MUITA GENTE AGLOMERADA MESMO! VAMOS FISCALIZAR, SENÃO ESSA DESGRAÇA NÃO ACABA NUNCA. O VÍRUS ADORA ESSE TIPO DE AMBIENTE AGLOMERADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu que eficácia da vachina é nada, né? Aí me diga como teremos emprego? se você está pedindo pro seu governo fechar empresas e locais que empregam?
      Aí quando o desemprego estiver alto, você vai culpar seu lindo governador?

      Excluir
  11. Que se reunam todos os esquerdopatas, petralhas, ladrões, comunistas, socialistas, adoradores do cramunhão e apliquem todas as doses da vachina e que o diabo os acolham com muito amor. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  12. Comprem um carro chinês. Rs

    ResponderExcluir
  13. Se essa vacina fosse escolhida por bolsonaro? O que a oposição iria dizer kkkkkk genocida kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Kkk tá grave tá no oxigênio

    ResponderExcluir
  15. QUANTO COMENTÁRIO SEM NOÇÃO!
    QUANTA GENTE IGNORANTE, SE BANHANDO NA BURRICE E ORGULHOSA DISSO...
    O BRASIL É UM CASO PERDIDO...
    OBSERVEM... COMO OS HAITIANOS CHEGARAM AQUI REFUGIADOS? FORAM TRAZIDOS PRO PAÍS, PELO PODER PÚBLICO... E ABANDONADOS A PRÓPRIA SORTE, NUMA TERRA SEM PROSPERIDADE NENHUMA, ESTAO CORRENDO PRA O PERU, VEJAM, O PERU É MENOR QUE O TAMANHO DA BAHIA, E OS HAITIANOS, ACOSTUMADOS COM A MISERIA, ESTAO FUGINDO DO BRASIL!!
    NOSSA NAÇÃO ESTA SE ACABANDO... CULPA DE VCS, DIREITA E ESQUERDA... MANIPULADORES DE MERDA, DEFENDEM BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO, EMBEBEDAM O CU DE CACHAÇA 5 VEZES NA SEMANA, SO QUEREM O BEM PROPRIO E FODA-SE TODO MUNDO! AMAM FUNK, SERTANEJO, E CACHAÇA E PUTARIA!!
    SO ISSO
    SOMOS UM BURACO CAVANDO O INFINITO

    ResponderExcluir