quinta-feira, 18 de março de 2021

Com aumento dos casos de Covid-19, crianças estão sem leito de UTI em Itabuna

Desde o início do mês, o Hospital Manoel Novaes, que fica em Itabuna, no sul da Bahia, tem 100% de ocupação nos leitos pediátricos de Unidade de Terapia Intensiva. A unidade médica é a única da região que oferece leitos de UTI e clínicos para o tratamento exclusivo de crianças com a Covid-19.

Ao todo, o hospital tem 16 leitos infantis: quatro de UTI, sendo três em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e um particular, e 12 clínicos, sendo 10 em atendimento pelo SUS e dois particulares.

Essa é a segunda vez, desde o início da pandemia, que o Hospital Manoel Novaes registra 100% de ocupação em leitos pediátricos. A unidade é referência no atendimento materno-infantil na região sul do estado.

De acordo com dados divulgados pelo hospital, nos primeiros 15 dias de fevereiro foram feitos 70 atendimentos a crianças com a suspeita da Covid-19 ou com testes positivos. Já nos primeiros dias de março, a unidade já atendeu mais de 100 pacientes.

Outra situação que preocupa o Manoel Novaes é que o número de gestantes com Covid-19, que realizam parto no local, aumentou. A maioria das crianças já nasce com a doença.

Também cresceu o número de atendimentos na Maternidade Ester Gomes, onde também existe atendimento para crianças com Covid-19. No ano passado, 209 crianças foram atendidas e apenas nos dois primeiros meses de 2021, já foram registrados 207 atendimentos.

16 comentários:

  1. O verdinho na divulgou nada sobre as mercadorias estragadas do meira.se fosse um buteco de ponta de rua,sairia até no jornal Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Pq será que a vigilância não apreende as coisas no Meira? Dinheiro né? Só pode

      Excluir
  2. Vão abrir quando em lá são 70 leitos de UTI e100 clínico.
    O prefeito e governador Não tem intenção em conter a pandemia só pensão em dinheiro.
    Gastaram 2800 dois milhões e oitocentos mil pra aluguel em 4 meses. Sendo q poderiam abrir e estruturar o São Lucas. Até quando o povo vai ficar de braços cruzados aceitando calado esse fechamento do comércio.
    Se todos abrirem seus comercios eles não tem condição de fechar todas as lojas.
    Já estão proibindo os finais de semana.
    Vão fechar tudo por uma semana um mês dois aí eu quero ver.
    Vamos continuar com medo, acomodados de cabeça baixa aceitando tudo calado corer p praia e quem quiser q se ferre???

    ResponderExcluir
  3. E AI COMO É BOM ADMINISTRADOR, FECHA A MATERNIDADE DA MAE POBRE, BURRICE CANALHICE OU SEM GESTAO?? PORQUE NAO DA PARA DIVIDIR O ROUBO NE MESMO?? O GRUPO FERNANDISTAS NAO GOSTA DE PAGAR PROPINA. EM NOTA, ANTES QUE OS ALOPRADOS DE PLANTAO COMECEM A USAR O PINICO (ops quero dizer cérebro) INFORMO QUE A CARENCIA DE LEITOS NAO É DE COVID, E SIM MATERNO INFANTIL

    ResponderExcluir
  4. Se a covid 19 ta matando imagine 119 corrige a matéria verdinho

    ResponderExcluir
  5. Credo!!!! A covid ta matando tanto, que o nome da doença mudou de número.
    Não era 19?

    ResponderExcluir
  6. E vai fechar a maternidade da Mãe Pobre. Pura política. Cadê o prefeito?? Qual a responsabilidade com a Saúde?? Superfaturamento no Hospital de campanha. O São Lucas ñ abre e fecha a maternidade, pq queria superfaturar com arrendamento.

    ResponderExcluir
  7. Mas também, né? São só QUATRO leitos, pra atender uma cidade com mais de 200 mil habitantes (são milhares de crianças), mais a população infantil de TODAS as cidades próximas a Itabuna. Parece que virou um caos de tanta criança sendo internada, mas não é. É que praticamente não tem leito mesmo, somente 4 leitos pra região toda.

    ResponderExcluir
  8. O provedor da santa casa quase morria de covid19,vaso ruim não quebra.E pra vc melhorar Deus tá te dando mais uma chance.Aproveita pra melhorar.

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isto o Sao Lucas tem capacidade para 70 LEITOS COVID e 100 LEITOS INTERNAÇÃO, mas nao DA PRA ROUBAR, entao vao pagar a uma terceirizada 2 MILHOES E OITOCENTOS MIL POR QUATRO MESES, enquanto o Sao Lucas desafogaria todo o sistema, porem o prefeito Augustinho Carrara ficaria SEM ESQUEMA, dai melhor ir para o Hospital de Campanha, junto a um Matagal, tem que ter cuidado com as cobras de noite, porque do lado de baixo e brejo puro

    ResponderExcluir
  10. impossivel isso ! isso é pra derrubar nosso DEUS maior "edir macedo" e seu filho pródigo o JESUS "bolsonaro" isso é notícia de comunista, pois, nosso JESUS anunciou que era uma gripezinha a toa e basta ter corpo de atleta igual o dele que ta tudo bem!

    ResponderExcluir
  11. Enquanto isto o Sao Lucas tem capacidade para 70 LEITOS COVID e 100 LEITOS INTERNAÇÃO, mas nao DA PRA ROUBAR, entao vao pagar a uma terceirizada 2 MILHOES E OITOCENTOS MIL POR QUATRO MESES, enquanto o Sao Lucas desafogaria todo o sistema, porem o prefeito Augustinho Carrara ficaria SEM ESQUEMA, dai melhor ir para o Hospital de Campanha, junto a um Matagal, tem que ter cuidado com as cobras de noite, porque do lado de baixo e brejo puro

    ResponderExcluir
  12. VOCE AI DO 16;28 LEIA - "DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER; PORQUE TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ".
    GÁLATAS 6:7
    Profecia para voce

    ResponderExcluir
  13. Ninguém divulga mas ontem morreu uma criança com um dia de nascido. Febre alta morreu porque não tinha vaga no hospital. Esse Novaes está uma vergonha

    ResponderExcluir
  14. Janeiro-vila olímpica ❌
    Frota nova de ônibus ❌
    Duplicação bairro de Fátima até los pampas ❌
    Cemepi aberto em fevereiro ❌
    Hospital são Lucas aberto fevereiro ❌
    Maternidade da mão pobre fechada ✅
    Nepotismo ✅

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que o Sr. PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE NÃO ESTÃO RACIOCINANDO BEM,LOUCURA FECHAR A MATERNIDADE EM UM MOMENTO COMO ESTE,SE O NOVAES NÃO TEM MAIS LEITOS COMO PODE UMA INSANA DA SUB SUB SECRETARIA DE SAÚDE PROCLAMAR QUE O NOVAES VAI ABSORVER.MEU DEUS ESTE PREFEITO NÃO PODE FICAR OS 04 ANOSELE VAI ACABAR COM TUDO. ELE NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA GOVERNAR,QUER REABRIR O SÃO LUCAS PARA A VERBA VIM E ELE ENCHER OS BOLSOS, DESISTIU DE CO

    ResponderExcluir