terça-feira, 30 de março de 2021

Comandante avalia como 'necessária' ação que resultou em morte de soldado, Aspra emite Nota de Repúdio

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, prestou esclarecimentos sobre a ação da PM na contenção do policial Wesley Soares, morto em uma troca de tiros na noite de ontem (28). Wesley dirigiu-se ao Farol da Barra, em Salvador, aparentando um quadro de surto psicótico e, por volta das 14h, começou a atirar com um fuzil, primeiramente para o alto e, no final da tarde, contra a própria tropa da Polícia Militar presente no local. Houve uma reação, o soldado foi baleado e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde acabou morrendo no final da noite.

Segundo o comandante da PM, foram utilizados recursos de uso progressivo da força, no momento da atuação. “A situação não permitia, inclusive pela distância, a utilização de uma pistola de condicionamento. A tropa estava sendo atacada com uma arma de guerra, um fuzil. Efetivamente, é um potencial de letalidade grande. As ações foram desencadeadas com o objetivo de retirá-lo do enfrentamento”. 

O coronel informou também que a PM possui equipe de psicólogos para atender a tropa. “Temos uma equipe de psicólogos e fomos reforçados, recentemente, com 20 psicólogos clínicos para atendimento de policiais militares em todo o estado”. 

O coronel Coutinho destacou ainda que a instituição está prestando todo o apoio à família de Wesley. “Um policial militar que não apresentava  problemas de comportamento, não deu sinais em qualquer momento de distúrbios, trabalhava em Itacaré, assumiu o serviço ontem [domingo, dia 28] pela manhã em Itacaré e dirigiu-se ao Farol da Barra, armado, pra fazer aquela situação que nós nos envolvemos como ocorrência crítica, no veículo dele próprio. Trouxemos, inclusive, uma irmã dele, no helicóptero da corporação, em uma tentativa de negociação para encerrar aquela situação”, revelou o comandante-geral.

Associação de Praças da PM-BA emite nota de repúdio contra morte de Wésley

A Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA) repudia veementemente o desfecho fatídico da operação no Farol da Barra, neste domingo (28), onde o policial militar, Wesley Soares de Góes, em claro surto psicótico, foi abatido sob o olhar inúmeras pessoas que esperavam um outro desfecho da ocorrência. Principalmente porque quem estava do outro lado fazendo a mediação também era policial militar.

O "grito" do SD PM Wesley foi a reação de um ser humano, policial militar, querendo ser ouvido e notado. O objetivo dele não era ferir ninguém e hoje a preocupação é: "Quantos Wesleys temos na corporação passando por problemas psicológicos e o que causou essa reação no policial cumpridor das suas obrigações?"

É necessário que o Estado invista de forma intensa no tratamento psicológico da tropa. O policial não é robô para trabalhar sob forte pressão, seja dentro dos quartéis ou nas ruas, onde o enfrentamento à violência tem sido cada dia mais letal. 

As cobranças por números e estatísticas, sem a preocupação com o "ser humano policial militar", tem provocado reações psicológicas sem precedentes. Esperamos que o grito de Wesley não tenha sido em vão, esperamos também uma apuração rigorosa sobre esse episódio do ponto de vista de quem autorizou os disparos, uma vez que o momento era de negociação.

A APPMBA se solidariza com a família e os colegas que perdem um grande guerreiro.

31 comentários:

  1. Essa ação que vc acha necessária era para bandidos não um homem.
    Honra sempre.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade está aguardando o resultado da apuração rigorosa. Atiradores de elite não sabem atirar sem matar?

    ResponderExcluir
  3. Não vamos ficar ouvindo especialista em psicologia, psiquiatra, imprensa locar, regional porque eles vão ficar sabonetando, vão ser seletivos por medo de falar a verdade sobre a operação. Sobre a execução do policial militar.

    ResponderExcluir
  4. Você deveria ser o primeiro a ir nessa nova equipe de psicólogo sr.comandante e levar junto o major comandante do ''Bosta'' ou melhor BOPE baiano

    ResponderExcluir
  5. Já pensou se esse policial
    Estivesse com o rosto
    Pintado de vermelho e
    Defendendo o LULA?
    Provavelmente não seria
    Abatido!!!

    ResponderExcluir
  6. Comando comunista da desgraça! Que bope é esse que dá vários tiro no colega de farda !Cabalha de governador comunista! Ano que vem os comunistas da desgraça vão ser espulsos da Bahia! Aguardem canalhas!

    ResponderExcluir
  7. E ontem um imbecil, escreveu aqui que o governador deveria ter levado um parente dele até salvador, tá aí a resposta bozolino sem caráter, a irmã foi de helicóptero, vc é um desprezível.

    ResponderExcluir
  8. Covarde/ miserável o mundo da volta de vai cobra te vc aqui na terra
    Mentiroso

    ResponderExcluir
  9. covarde, pau mandado vc n deveria representar a PM...

    ResponderExcluir
  10. Senhor comandante é melhor o senhor falar a verdade,porque será muito pior para o senhor e seu superior,pois existe filmagens de pessoas da redondezas que filmaram desde o início até o fim trágico com a morte do PM,e em nenhum momento ele atirou contra as guarnições como o senhor,governador e a mídia podre estão falando!

    ResponderExcluir
  11. Senhor comandante é melhor o senhor falar a verdade,porque será muito pior para o senhor e seu superior,pois existe filmagens de pessoas da redondezas que filmaram desde o início até o fim trágico com a morte do PM,e em nenhum momento ele atirou contra as guarnições como o senhor,governador e a mídia podre estão falando!

    ResponderExcluir
  12. não tinha outra alternativa, se ele tivesse assassinado alguém ? todos estariam contra a polícia! sentimos muito, é triste, más a polícia está de parabéns!! o comandante está correto em sua avaliação, e sou militar também! concordo inteiramente, más, fico muito triste!

    ResponderExcluir
  13. QUANDO É UM DBANDIDO, UM ASSASSINO, UM ESTUPRADOR SÃO HORAS E HORAS DE NEGOCIAÇÕES, POIS A ESQUERDA LACRADORA E PROTETORA DE TUDO O QUE NÃO PRESTA SEMPRE ESTÁ A POSTOS PARA ARMAR QUEBRA-QUEBRA PELAS VIDAS DE BANDIDOS QUE IMPORTAM. NECESSÁRIO TRUCIDAR UM COLEGA, QUE CLAMAVA POR DIGNIDADE? UM PROFISSIONAL VISIVELMENTE ESGOTADO, ANGUSTIADO E LEVADO AO LIMITE? NEUTRALIZAÇÃO NECESSÁRIO É A NOVA EXPLICAÇÃO PARA ASSASSINATO? SE FOSSE UM MARGINAL NEGRO, A ESQUERDA ESTAVA QUEBRANDO MERCADOS, TOCANDO FOGO EM PNEUS E GRITANDO AQUELAS FRASES LACRADORAS,MAS COMO ERA UM CIDADÃO HONESTO, ASSASSINADO SOB AS ORDENS DO TIRANO BAIANO E DA SSP-BA, TUDO TRANQUILO. NECESSÁRIO É O CAR%$*(&¨, O RAPAZ FOI ASSASSINADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FORAM MAIS DE 3H DE NEGOCIAÇÃO
      PFARA QUE ELE ATIROU DIVERSAS VEZES COM UM FUZIL
      CALA A BOCA
      O CARA ERA UM IMBECIL
      ACEITA

      Excluir
  14. O ESTADO NÃO RESPEITA O SERVIDOR, O ESTADO E A SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE, OS DOENTES DE ESQUERDA, NÃO RESPEITAM A POLÍCIA, A ÚLTIM ATRINCJEIRA ENTRE O CRIMINOSO E O CIDADÃO, O RAPAZ, ANGUSTIADO, COM OS HORRORES QUE ESTÃO ACONTECENDO NA BAHIA, EXPLODE, E O ÚNICO JEITO QUE A SSP-BA TEVE PARA RESOLVER A QUESTÃO FOI COM UMA SARAIVADA DE TIROS, VINDOS DE OUTROS COLEGAS. VÁ TOMAR NO OLHO DO SEU C$#¨&*#@

    ResponderExcluir
  15. O governo Bozo se dissolvendo. O último a sair apague a luz

    ResponderExcluir
  16. Bolsonaro vai ser preso, quem tiver um pouco de juízo pula fora do barco antes q afunde

    ResponderExcluir
  17. PT é morte, PT é terrorismo, PT é roubalheiras e prostituição, PT é nazismo PT é abismo, PT faz da Polícia Militar jagunços da Bahia, PT é trevas, o que se espera de PT? Desgraças na Bahia, sim ou não? Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  18. A legião do PT, se o tirano do PT dizer, "come merda relentos do PT? PT come e lambe os dedos, estes vão dizer que o soldadinho tinha que ser fuzilado mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Psicólogos??? Tá pouco então, pq todos sabem o quanto a tropa é doente e que o suporte psicólogico é escasso

    ResponderExcluir
  20. NECESSÁRIA? Era melhor ter ficado calado!

    ResponderExcluir
  21. QUEREM JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL. FOI MUITO TRISTE E VERGONHOSO.

    ResponderExcluir
  22. Vai contrariar o governador Comandante?
    Lógico que não, quanto maior a hierarquia maior a influencia que o chefe da máfia estatal(Governador) tem sobre eles.

    ResponderExcluir
  23. Estado é a maior facção criminosa já idealizada e construída pela mente humana.
    TUDO FORA DO ESTADO
    TUDO CONTRA O ESTADO
    TUDO SEMPRE SEM O ESTADO

    E antes de algum milico(militar + cabeça de pinico) dizer ``quando for assaltado chama o Batman´´
    tenho que dizer que o Batman não existe e se insistir enfiem o dedo médio no rego e cheira seus petralhas, tucanalhas e bolsominions.

    ResponderExcluir
  24. a polícia foi brilhante em seu trabalho, parabéns aos policiais do bope!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC DAS 14:42, VAI DANDO ASA AO ABTE DE CIDADÃOS, VAI. PAU QUE DÁ EM CHICO DA EM FRANCISCO. VAI APOIANDO, VAI.

      Excluir
  25. O que eu observo é a falta de acompanhamento psicológico desses policiais, os caras portam armamentos letais e estão nas ruas. Imagina se um policial desse surta em uma abordagem de rotina?
    O problema é que fazem política em tudo. Alegam que as abordagens são severas porque NÃO tem escrito na testa se o indivíduo é cidadão de bem ou “vagabundo” , mas pela minha ótica de cidadão de bem.. Como saber se o portador de fuzil que me abordou está apto psicologicamente a não colocar minha vida em risco? Eu continuo tendo MEDO de abordagem da polícia militar e pronto.

    ResponderExcluir
  26. Fica quieto.
    CORONEL COMANDANTE manda, os demais obedecem.
    Depois vão reclamar das punições.
    Leiam o regulamento.

    ResponderExcluir
  27. Só observo, não fiquem assim. E só a história sendo feita. Pra depois ser contada

    ResponderExcluir
  28. Marionete de Rui Costa.....tudo covarde!!

    ResponderExcluir
  29. CORONEL ASSASSINO, O DIABO ESTAR TE ESPERANDO DE BRAÇOS ABERTOS, NÃO TENHO DÚVIDA, QUEM MATA INOCENTE O PREÇO QUE SE PAGA É MUITO ALTO.

    ResponderExcluir