sexta-feira, 5 de março de 2021

Covid-19 no Brasil: New York Times, The Guardian e Washington Post repercutem crise do país; veja manchetes

O jornal The Washington Post publicou nesta sexta-feira (05) um editorial sobre a preocupação mundial com a nova variante da Covid-19 identificada em Manaus, e espalhada por todo Brasil. Com o título "O que acontece no Brasil...", o texto responsabiliza o "vácuo de liderança" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela crise sanitária que o país enfrenta.

Segundo o editorial, a agonia vivida pelo país é um alerta para o resto do mundo. "Quando o vírus está se espalhando fora de controle e sofrendo mutações como no Brasil, isso representa um perigo potencial em todos os lugares", afirmou sobre a cepa conhecida como P.1, que seria mais transmissível e capaz de ser resistente aos anticorpos naturais, causando reinfecções em pessoas que já tiveram a doença. Ele também traz a informação de que dez casos da mutação foram identificados em cinco jurisdições nos Estados Unidos — mas que há a possibilidade deste número aumentar.

O texto, a partir de relatos do jornalista correspondente, Terrence McCoy, indica preocupação com os números registrados pelo Brasil. Ele cita a média de mortes, que permanece acima de mil no país nas últimas semanas; os recordes atingidos; e o risco iminente do colapso do sistema de saúde em grande parte dos estados da nação.

O jornal ainda reforça que Bolsonaro se recusa a enfrentar o que ele chama de "gripezinha", incentivando o uso de remédios "inúteis", como a hidroxicloroquina, e o compara ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Assim como o ex-presidente Donald Trump, o vácuo de liderança de Bolsonaro permitiu que o vírus se espalhasse", afirmou. Segundo o editorial, as ideologias políticas influenciam a falta de perspectiva de melhora da pandemia no Brasil. "O país foi consumido por divisões internas e parece ser incapaz de sair do abismo", avaliou.

"O que acontece no Brasil não fica apenas no Brasil", finaliza o texto, após trazer o alerta feito pelo epidemiologista Miguel Nicolelis sobre a possibilidade do Brasil virar o maior laboratório do mundo para o surgimento de mutações do vírus.

18 comentários:

  1. Esse é o Brasil cheio de impuros chamados de evangélicos é tudo por causa desses excumugados com seu ídolo o jesus dos protestantes brasileiros ô messias jair .

    ResponderExcluir
  2. Faltou a matéria falar sobre a incompetência de estados e municípios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os municípios e estados estão fazendo a parte deles. Falta o governo federal fazer a dele. O povo quer vacina e cadê?

      Excluir
  3. Os desmandos deste genocida foram expostos em todos os jornais da Europa. O prestígio do Brasil está de rastos.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém fala mal de governador ladrão qui comprou respiradores qui nunca chegou prós hospitais só tem um culpado o presidente . Esse país nunca vai dá certo pq somos idiotas de votar em político ladrões

    ResponderExcluir
  5. Único "líder"político do mundo que não está dando importância a tragédia decorrente ao vírus da covid.
    Não sei como tem seguidores do sr.maorte, que ainda não acordou, já perderam amigos, já perderam até parentes, mas ainda não se deram conta da irresponsabilidade do excelentíssimo presidente que quer vencer , vencer, vencer, nem que o sucesso pessoal cause mortes em massa.

    ResponderExcluir
  6. Tá ganhando quanto para divulgar fake news

    ResponderExcluir
  7. Eles deveriam falar da crise deles que já ultrapassam os 500mil mortos, falácia só falácia!

    ResponderExcluir
  8. ESSE JORNAL É INTERESSANTE, É O MESMO QUE COLOCOU LULA COMO COLUNISTA, PARA ESCREVER MATÉRIAS DO SEU INTERESSE, OU SEJA MATÉRIAS DA ESQUERDA. ESSE JORNAL ABRIU UMA SUCURSAL NA CHINA E FOI FALAR DA FAMÍLIA DO DITADOR, FOI FECHADO NA HORA.

    ResponderExcluir
  9. BOZO,VC NAO FALOU QUE ERA SO GRIPIZINHA,AGORA ESTAMOS NO FUNDO POÇO,VC FAZ AGLOMERAÇÃO,INCENTIVA SEUS SEGUIDORES A NÃO USAR MÁSCARAS FAZ AGLOMERAÇÃO NÃO RESPEITA O PRÓXIMO E AINDA DIZ QUE É MIMI NÃO SEI QUE SE PASSA NA CABEÇA DESTES BOZOLINOS.

    ResponderExcluir
  10. Matérias tendenciosas e de cunho politico, com certeza a esquerdalha, não vão sossegar, primeiro foi amazônia, depois auxilio, depois o leite condensado. É muito difícil para o PT entender que poder , já não mais lhe pertence.

    ResponderExcluir
  11. Fecharam a boca do verdinho, tambem $$$

    ResponderExcluir
  12. Não dá mais pra lê o verdinho só materia paga ,é uma pena $$$$ também

    ResponderExcluir
  13. É difícil comentar uma matéria onde vemos tanta desinformação. não sou politico e nem defendo tal poder. Sinceramente, eu acho q a politica é a ruína desse país. SÓ FALTOU O JORNAL DIZER Q A CULPA DO AUMENTO DA COVID 19 NO BRASIL, É CULPA DOS GOVERNADORES E DOS PREFEITOS INCOMPETENTES. O STF, TIROU TODA AUTONOMIA DO PRESIDENTE PARA TOMAR QUALQUER DECISÃO DE COMBATE AO COVID 19. Sei q vai ter críticas aqui, mas se o povo buscasse mais conhecimento e honrar a constituição do Brasil, muitas coisas se resolveriam. O PODER EMANA DO POVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O STF não tirou o poder do governo federal, você tem que procurar estudar e focar na interpretação de texto, a decisão do STF compartilhou as responsabilidades com estados e municípios, antes de você comentar besteira é bom estudar um pouco mais, o governo federal não ficou isendo de responsabilidade, o governo federal e estadual deveria ter jeito um plano nacional de combate a covid-19, Bolsonaro pega e bota um general do exército que não entende nada de saúde e bota na pasta do ministério da saúde, o que esperar de um presidente desse!

      Excluir
    2. Para de ler as bestagens que te mandam no whatsapp gado, procura se informar. O STF nunca tirou pode do governo federal, isso aí é fakenews. Saí desse grupo de burros do whastapp e pesquisa: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/07/01/verificamos-stf-bolsonaro-covid/

      Excluir
  14. O STF não tirou o poder do governo federal, você tem que procurar estudar e focar na interpretação de texto, a decisão do STF compartilhou as responsabilidades com estados e municípios, antes de você comentar besteira é bom estudar um pouco mais, o governo federal não ficou isendo de responsabilidade, o governo federal e estadual deveria ter jeito um plano nacional de combate a covid-19, Bolsonaro pega e bota um general do exército que não entende nada de saúde e bota na pasta do ministério da saúde, o que esperar de um presidente desse!

    ResponderExcluir