terça-feira, 30 de março de 2021

Ministério da Saúde autoriza mil leitos de UTI para a Bahia e outros 13 estados

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (30) a autorização de mil novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 para 14 estados, incluindo a Bahia. Segundo a pasta, foram autorizados mais 967 leitos de UTI adulto e 34 leitos de UTI pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves, em caráter excepcional e temporário.

As autorizações são para o reforço da estrutura hospitalar em vários municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). O valor do repasse mensal será de mais de R$ 48 milhões, retroativo à competência de março.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da Covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença. “A autorização de leitos de UTI Covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários”, diz.

A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país. O MS diz ainda que, apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, a pasta, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. “O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas”.


4 comentários:

  1. ministério da saúde ou ministério do genocídio?? covid 1000000... x 0 bolsonaro e seu ministério .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ex melhor futuro presidente lula!
    Se não fosse o senhor estaríamos na cloroquina e ivomec.

    ResponderExcluir
  3. olha a desgraça desse bnolsonaro genocida, só no rio tem 848 pacientes esperando uma vaga e agora pro brasil diz que vai ser reaberto 1000 vagas, não dá nem pra fazer propaganda de faks quem dirás outra coisa, esse bosta-naro é uma anta mesmo, kkkkkkk

    ResponderExcluir