sábado, 6 de março de 2021

Moradores de cidade na BA acendem quase 2 mil velas em estádio para homenagear vítimas da Covid-19

Um grupo de jovens da cidade de Mutuípe, no vale do Jiquiriçá, acendeu quase 2 mil velas na sexta-feira (5), em homenagem às pessoas que morreram por causa da Covid-19 no Brasil. O número de velas faz referência aos dados registrados no país na última quarta-feira (3), com 1.840 óbitos em 24h.

As velas foram acesas no estádio da cidade e formaram a imagem de uma cruz. A estudante de farmácia Monique Barbosa, de 25 anos, que participou da ação conta que cerca de 20 pessoas atuaram no local, com distanciamento social, todos utilizando máscaras e não houve aglomeração. Ela disse que o grupo demorou cerca de seis horas para acender 1,9 mil velas.

"Compramos velas, saco de papel reciclável e colocamos areia. Todo mundo respeitando o distanciamento e usando máscaras. Começamos umas 14h e quando terminamos de acender as velas já era quase 20h. Foi um momento simbólico para nós e, para mim, parecia que eu estava entrando em um cemitério, me arrepio só de falar", revela.

Além da homenagem às vítimas, Monique diz que a ação também teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença e alertar que a pandemia segue causando muitas vítimas no país.

"Além da homenagem a gente quis passar a mensagem de conscientizar as pessoas de que a pandemia ainda não acabou. Conscientizar principalmente os jovens que estão se aglomerando, fazendo festas. Essas pessoas precisam saber que temos que cuidar um dos outros", diz.

As imagens da cruz de velas ficaram por conta do fisioterapeuta Cristiano Cardoso que falou sobre a ação e assim como Monique, ressaltou a importância da conscientização sobre a Covid-19.

Como profissional da saúde, posso te afirmar que, ao ver as imagens do alto, a sensação é de muita dor, mas também de muita vontade em querer que as pessoas repensem sobre essa pandemia, que as pessoas se cuidem, pois cada vida importa. E esses números são vidas, pessoas que se foram e deixaram enormes lacunas nas vidas de seus familiares", conta.

De acordo com o último boletim da Secretarial Estadual de Saúde (Sesab), divulgado na sexta-feira, Mutuípe havia registrado 1.109 casos da Covid-19 no município, com 9 óbitos.

7 comentários:

  1. Enquanto isso, os evangegues desfilam pelas ruas sem mascara, um bando de imbecis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ateu... Teus dias estão se aproximando, melhor pedir perdão a Deus, antes que seja tarde demais.

      Excluir
  2. É TRISTE,POIS ÚNICO PATRIMÔNIO DO SER HUMANO É A VIDA,POR FALTA DE RESPONSABILIDADE DE UNS ESTMOS ASSISTINDO TANTAS VIDAS SEREM PERDIDAS,QUEM TÁ NO PODER AINDA IRINIZA,FALANDO QUE É MIMI,ESTAMOS NAS MÃOS DE DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste, mas sempre irá morrer pessoas, o ser humano só acha alguém ou um jeito de culpar outro por esse trágico destino. Já que aquele que nos
      "ama" nos fez para morrer.

      Excluir
  3. E essa aglomeração pode?

    ResponderExcluir
  4. É bom comprar mais velas... Vai faltar nos velórios

    ResponderExcluir