domingo, 28 de março de 2021

Morre Mãe Laura, ialorixá de ilhéus, vítima da covid-19

 MORRE MÃE LAURA, IALORIXÁ DE ILHÉUS, VÍTIMA DA COVID-19

Mãe Laura, de 72 anos, faleceu na manhã deste sábado (27), em Ilhéus, vítima da Covid-19. Amigo da ialorixá, Gilmar Marques disse ao PIMENTA que o falecimento da “mãe de santo é uma perda irreparável para o candomblé de Ilhéus e do Sul da Bahia”.

A ialorixá estava internada no Hospital de Ilhéus desde segunda-feira (22), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Seu quadro de saúde permaneceu estável até a tarde de ontem (26). Hoje, ela não resistiu às complicações clínicas causadas pelo novo coronavírus.

Para Gilmar, Mãe Laura deixa a lembrança de “uma senhora aguerrida, guerreira, honesta, de gênio forte, um ser humano perfeito”.

Ele também destacou o papel da mãe de santo na consolidação da Festa de Iemanjá da Maramata como uma das manifestações mais tradicionais e vibrantes da cultura popular da região. “Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, com alegria, com amor, com devoção ao orixá, ao nkisi, ao vodun, ela recebia vários pais e mães de santo da cidade de Ilhéus e das cidades circunvizinhas, para, juntos, louvarmos à Iemanjá, rainha do mar”.

31 comentários:

  1. Agora os comedor de farofa de dendê, munguzá e cachaça vão encher as ruas de bozó.

    ResponderExcluir
  2. Ser humano perfeito??? Kkkkk !! Perfeito só Deus.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Cala a pouco seu sujo

      Excluir
    2. Satanás está nos corações da queles que semeia pódio, que não aceitam a crença do próximo, vc mesmo está sendo um satanás, com o coração cheio de amarguras .

      Excluir
    3. Satanás esta no corações de todos aqueles que semeia ódio, que machuca os próximos com palavras , como vc mesmo agora esta sendo o satanás em pessoa

      Excluir
    4. Caminheiro das Trevas28 de março de 2021 às 20:57

      Provavelmente, você não sabe sequer o significado do termo satã. Mas fique tranqüilo que estamos de passagem pela Terra e chegará o momento de todos partirem, até você...

      Excluir
  4. Hó e essas pragas pega covid 19 cadê os santos satânicos dela pq não curou e pq pegou o covid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E cadê o seu Deus ?

      Excluir
    2. Da mesma forma como Lázaro e outros contrariam a covid 19 ela também pegou , porque ela é humana , gente como vc e filha do único criador Deus no qual todos somos filhos

      Excluir
    3. O ser humano aqui na terra esta sujeito a contrair qualquer patologia, da mesma forma que Lazaro e outros era tão servo do senhor foi contraído pela covid 19 ela também é humana filha do criador no qual te deu o poder de vc esta no mundo. contraiu a covid e foi a óbito, assim como Lazaro foi meu querido(a)

      Excluir
    4. Me fale aí do pastor Lázaro?

      Excluir
  5. Tadinha prq os orixás dela não há curou? É isso que eu pergunto a todos macumbeiro que vive fazendo mal as pessoas. Prq não ficam ricos ou fazem macumba para curar os próprios males?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estudar seu podre

      Excluir
    2. MUITA FALTA DE RESPEITO VIR AQUI E COMENTAR UMA BOSTA DESSA! ELA NUNCA FEZ MAL A NINGUEM N SOU LIGADO A ELA POR RELIGIÃO, SOU BATISTA MAS ELA ERA UMA ÓTIMA PESSOA SEMPRE AJUDOU MUITA GENTE!

      Excluir
    3. Caminheiro das Trevas28 de março de 2021 às 20:47

      Seu comentário é fora de propósito e desrespeitoso para com a dor alheia. Todos, em um momento de dor, merecem o mais profundo respeito seja evangélico, "macumbeiro", ateu, etc. Procure (ou tente) ter um pouco de empatia por aqueles que sofrem a perda de um ente querido. Mude de comportamento para não sofreres as conseqüências negativas de seus atos mesquinhos que brotam de seu coração lamacento!!! Fui..

      Excluir
  6. Independente da Religião é um ser humano seus doentes,e quem escolhe e sabe a hora de cada um é Deus independente de Orixá ou qualquer coisa pra lá que eles acreditem,Se tem Cristão,Pastores padres e tudo mas morrendo dessa doença que servem a Deus qualquer um pode morrer tbm,O mal que desejam pro próximo sempre volta a vcs fiquem espertos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminheiro das Trevas29 de março de 2021 às 12:34

      Excelente comentário. A Você, meu respeito!!

      Excluir
  7. Gente há o respeito e um ser humano igual anos.

    ResponderExcluir
  8. Igual a nois senhor tenha piedade do povo que se acha no pode de julgar

    ResponderExcluir
  9. Oh Jesus olha só o povo salvo,condenam tanto,criticam o próximo e nada daquilo que vc ensinou seja demonstrado de tamanha ignorância cada um tem sua religião e sabendo todos vão ter o mesmo destino a morte,seja de covid,parada cardíaca,acidente,assassinato,ou até mesmo por pessoa com falta de caráter como esses que postaram essas mensagens ridícula a um ser humano,depois venha dizer Jesus está voltando vcs acham que ele está satisfeito com suas atitudes,com nossas atitudes,se ele voltar e pra ter outro dilúvio pq este mundo está perdido de tanta intolerância e falta de amor no coração que essa alma descanse em paz e tenha seu humilde descanso de luz.amém

    ResponderExcluir
  10. Gente que e isso ninguém está livre de nada ninguém e Deus olhem o exemplo de irmão Lázaro um homem temente a Deus morreu pela convid e transmitia paz e amor em sua pregação e hoje onde ele está ao lado do pai

    ResponderExcluir
  11. Vocês, doadores de dízimos e ofertas devem respeito as religiões de matriz africana.

    Ruma de FDP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando de respeito criticando A Palavra de Deus e Seu Santo Evangelho!!! Enquanto exiges respeito por uma "crença religiosa" está a desrespeita uma Fé Genuína!!! Cuidado amigo (a)

      Excluir
    2. Pedro, você é daqueles que acredita que o espírito santo enxertou uma mulher.

      Se sua filha lhe disser que está grávida e que foi o espírito santo que a enxertou, você iria dizer que era a volta de Cristo.

      Excluir
  12. Esses comentários de extrema intolerância religiosa não sabe o quanto era é uma boa pessoa. Tia Laura era uma pessoa do bem, como poucas nesse mundo será. Sou católico e a sempre respeite por respeitar a todos. Vá com Deus tia Laura, vc perdoaria essas pessoas ignorantes pq eras espiritualmente superior a esse tipo de gente. Estarás bem junto com a suas crenças. SAUDADES ETERNAS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espiritualmente superior? Amigo (a), qual Bíblia tens lido? A minha esperança é que ela tenha se convertido a Jesus Cristo em seus últimos momentos, porque não há outra forma de sermos achegados a Deus, é isso que a Bíblia diz!
      Leia João 1.12; João 8.32-36; observe também Apocalipse 21.

      Excluir
    2. João é o livro da mentira .

      Excluir
  13. Por favor libera meu comentário

    ResponderExcluir
  14. Não sou religioso mas se a religião recebe dinheiro pra fazer algo q prejudique o próximo tenha certeza que Deus não está nesse negócio pois devemos amar nosso próximo como a nós mesmo

    ResponderExcluir