quinta-feira, 4 de março de 2021

Operação da Polícia Federal contra fraudes no Auxílio Emergencial cumpre mandados em oito estados

 Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira operação contra fraudes no Auxílio Emergencial — Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (4), na Bahia, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Maranhão e São Paulo, uma operação que visa combater fraudes ao Auxílio Emergencial disponibilizado pelo governo federal, em função da pandemia de coronavírus.

De acordo com a PF, cerca de 100 policiais federais cumprem as medidas judiciais simultaneamente nos estados. Ao todo, são 28 mandados de busca e sete mandados de sequestros de bens, perfazendo um total de mais de R$ 170 mil bloqueados por determinação judicial.

Ainda segundo a PF, para a deflagração da Operação Quarta Parcela, foram instaurados inquéritos independentes em cada estado, com expedição de mandados pela Justiça de cada ente federativo. Apenas a ação de cumprimento desses mandados é que foi coordenada entre as equipes de PF de cada estado.

Os objetivos da atuação conjunta e estratégica são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas que atuam causando prejuízos ao programa assistencial e, por consequência, atingindo a parcela da população que necessita desses valores.

Na Bahia, há também três mandados de prisão preventiva, no município de São Gonçalo dos Campos.

Especificamente em relação aos crimes ocorridos no estado baiano, apurou-se que os investigados cadastraram no aplicativo Caixa Tem mais de 60 contas em nome de terceiros, para recebimento do Auxílio Emergencial de forma fraudulenta. Esses valores eram transferidos imediatamente através de depósitos e boletos bancários, para contas vinculadas ao grupo. A emissão dos boletos era feita pelos próprios suspeitos, resultando num prejuízo superior a R$ 40 mil.

A Polícia Federal ainda destaca que há a suspeita de que a fraude seja muito maior, na medida em que os dados se referem a um curto período analisado, entre abril e junho de 2020, e apenas àquelas fraudes contestadas pelas vítimas.

A operação resulta do trabalho conjunto da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, Instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).

Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, com pena de 2 a oito anos de reclusão. G1

14 comentários:

  1. O prefeito de Itabuna Augusto Castro, tem o rabo preso com a quadrilha de ciganos que estão comandando os assassinatos.

    ResponderExcluir
  2. Essa gestão da prefeitura de Itabuna está muito enrolada... já estamos em MARÇO e até agora nada no portal transparência! NADA! QUERENDO ESCONDER OS ALTOS SALÁRIOS DOS APADRINHADOS E FAMILIARES?

    ResponderExcluir
  3. Quer um conselho?
    Sim queremos.
    Não descasque o palhaço quando acordar, ou seja 5 contra 1.

    ResponderExcluir
  4. Vai na CASA dos deputados BOLSONARISTA que tu ACHA federal .

    ResponderExcluir
  5. Governo bolsonarista totalmente desastrado a único coisa q eu vir fazer até agora foi nota de 200

    ResponderExcluir
  6. Oxi fi ,fica de boa não vai dar em nada sempre foi assim mais agora está pior , polícia federal sendo subordinada , isso vindo a tona e parece que está tudo bem por lá tranquilo tomaram um chá de maracujá ficaram de boa 😁

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKK ATECUBANOS foi boa

    ResponderExcluir
  8. Pra mostrar trabalho em cima dos cafés pequenos,porque pra os lobos fazem vistas grossas !!

    ResponderExcluir
  9. Então está na hora de ir na casa do filho de Wiliam Bonner já que fizeram vista grossa na outra vez!!

    ResponderExcluir
  10. PRISÃO PARA QUEM ROUBOU 600 REAIS TA CERTO? CLARO QUE TA!!! AGORA CADE A POLICIA FEDERAL PRA PRENDER QUEM DESVIOU BILHÕES DE RACHADINHA? O FILHO DO BOZONARO O BANANINHA ACABOU DE COMPRAR UMA CASA DE 6 MILHOES DE REAIS COMO? UMA CASA QUE É MAIOR QUE O SHOPPING JEQUITIBA KKKKK DEFENDE GADO BESTA ESSE VIGARISTA! MIIIITO FAZ ARMINHA POBRE OTARIO FICA SÓ É O LULA? E O PETÉ? OTÁRIOS!

    ResponderExcluir
  11. Os 72 mil militares que pegou o auxílio já devolveram?

    ResponderExcluir
  12. Já veio em Itabuna!? Porque falar em fraude na Bahia e não mencionar Itabuna,não vale a investigação! Se não vieram em Itabuna,venham por favor.

    ResponderExcluir
  13. Gente, fraudar auxílio emergencial dá cadeia.
    PARTICIPAR DA ESQUEMA DAS RACHADINHAS DA FAMA e CARGO POLÍTICO em BRASÍLIA.

    ResponderExcluir