segunda-feira, 29 de março de 2021

Polícia Militar manifesta-se sobre atuação da PM no caso do Soldado Wésley, morto neste domingo

Familiares do PM que foi baleado e morto pela polícia após atirar para cima e contra policiais, na tarde de domingo (28), na região do Farol da Barra, chegaram a pousar em Salvador, em helicóptero da Polícia Militar, como estratégia para que ele se rendesse. No entanto, de acordo com o comandante-geral da PM, Paulo Coutinho, durante coletiva nesta segunda-feira (29), o soldado, que estava em "possível surto", foi baleado no local, no momento em que o veículo aéreo posou. (Veja ao final da reportagem a ordem cronológica dos acontecimentos).

Segundo o comandante-geral, o processo de investigação começou ainda no domingo (28), e é uma situação em que a obrigação funcional da polícia é dar “celeridade” aos esclarecimentos.

“A gente lamenta profundamente uma ocorrência dessa situação, principalmente envolvendo o integrante da corporação. Agora, temos que lembrar que a instituição corre mais uma vez uma situação de conflito, de crise, para resolver um fato que poderia ter atingido, que poderia ter outras vítimas. E foi isso que foi feito pela tropa especializada”, disse. 

Paulo Coutinho voltou a afirmar que o soldado Wesley Soares não havia apresentado anteriormente episódios que indicassem problemas psicológicos. “Não, 13 anos de Polícia Militar, formado em 2008, e não tinha apresentado qualquer situação que levasse preocupação por parte da instituição para tratar”, afirmou.

O comandante-geral também revelou que o governo da Bahia contratou 20 psicólogos para trabalhar com os policiais militares. “A sociedade contemporânea, e a Polícia Militar é uma instituição que faz parte disso... Nós temos tido o cuidado, temos inclusive um trabalho através da psicologia, com 20 psicólogos recentemente contratados pelo governo do estado, para dar suporte para esse efetivo. E como eu disse: é uma sociedade que vive as questões atuais e também sofrem por serem seres humanos”, falou o comandante-geral. As informações são do G1-BA. 

Atuação dos militares na ocorrência

Sobre a atuação dos militares na ocorrência, o comandante-geral disse que o revide dos policiais faz parte da doutrina de gerenciamento de crise, usado "no mundo".

“Foram utilizados todos os procedimentos, de acordo com a doutrina de gerenciamento de crise que é utilizado no mundo, desde o processo 'negociativo' incialmente, utilização progressiva da força. Infelizmente, houve por parte do provocador o disparo contra a tropa de intervenção, que teve que reagir imediatamente”, contou.

“Eu gostaria de deixar bem claro que a gente lamenta profundamente esse episódio e nos solidarizamos mais uma vez com a família do policial militar e com a nossa tropa. O objetivo da ocorrência não era esse, nós tínhamos um prognóstico melhor. Infelizmente, têm variáveis que não ficam na mão da polícia quando ela intervém, e sim do provocador, quando ele faz o disparo tentando atingir policiais militares e qualquer dispersante”, ressaltou.

49 comentários:

  1. As ordens de Ruim Bosta do Cão, são: liquidem todo cidadão trabalhador e honesto.
    O mais competente ladrão existente no planeta Terra está residindo na Bahia com todas as mordomias pagas pelo estado, e o povão otário... pagando a conta e morrendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIMIMI DE BOLSOMIMION DOENTE... A CARA ATIROU CONTRA A GUARNIÇÃO SEU BOSTA.

      Excluir
    2. Um petralha não possui sentimentos de cristandade, tais como paz, felicidade, amor ao próximo... pois um petralha é um ser insensível, incrédulo, adorador de satã, destila ódio, e sua toxicidade exala uma forte pestilência de enxofre, típico dos seres oriundos das profundezas do inferno. Afinal, que espécie de satanás poderia valer-se do cargo para ordenar a execução de um ser humano à sangue frio?
      Todo petralha e esquerdopata são seres diabólicos, cuja missão neste mundo é disseminar o ódio, o mal, o roubo, morte e toda espécie de atos criminosos que um ser pestilento pode produzir. Triste Bahia!

      Excluir
  2. Respostas
    1. SE O MALUCO TIVESSE ATIRADO E MATADO UM INOCENTE, IRIAM QUESTIONAR PQ A PM NAO MATOU ANTES.

      Excluir
  3. Uma ação totalmente desastrosa, vê no vídeo que mesmo na direção dos policiais o cara atira para cima, tanto é que não tem ninguém ferido, tem um policial assassinado,. Mesmo o cara caído continuam avançando e atirando, as imagens dizem tudo, e a perícia da nossa polícia civil vai mostrar isso. Desastrosa no mínimo a operação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CARA ATIRA CONTRA A GUARNIÇÃO, TEM VARIOS E VARIOS VIDEOS, SEU DOENTE.

      Excluir
    2. VC É DOENTE? OU SO VIU O VIDEO QUE QUER? PRA TA TAO INTERESSADA EM DEFENDER, DEVE SER PARENTE, NEGA DELE. SO PODE. O CARA ATIRA NA DIREÇAO DA PRIMEIRA VIATURA DE CONTENÇÃO E EM SEGUIDA, QNDO TOMA O PRIMEIRO TIRO, OUTROS DISPAROS SAO EFETUADOS NA DIREÇAO DOS ESCUDOS DOS PMS QUE SE DESLOCAM ATÉ ELE, QUANDO ENTAO ELE É FERIDO MAIS VEZES.
      PARA DE JOGAR KO
      OU BOTA A CARA COM PROVA DO QUE VC TA FALANDO. O QUE ESTOU DIZENDO É A NARRATIVA DAS IMAGENS. SE ELE TIVESSE ALGO PRA PROTESTAR, TERIA GRITADO EXATAMENTE O QUE QUERIA, QNDO CHAMOU A ATENÇAO DE TODOS. NAO FALOU NADA COM NADA.

      Excluir
  4. Um tiro disparado a ermo contra uma quantidade absurda desproporcional. Inclusive na imagem exclusiva da Band, mostra que ao cair, o fuzil sai da mão do policial, mas mesmo assim continua-se a dispararem contra ele caído!
    Para mim, até então, perdi a admiração pela polícia.

    ResponderExcluir
  5. Não acredito em surto mas sim em revolta pelo que são forçados a fazer e os próprios colegas de farda o alvejaram. Estamos entrando em rota de colisão e o desfecho NÃO será bom

    ResponderExcluir
  6. lamentavel mais necessario...que deus conforte os familiares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Necessário é vc sair de serviço e vc tomar uma bala na cara seu sd.merda mais um merda que faz com q a corporação não seja mais respeitada. e o caminho é desse pra pior pra falida instituição Polícia Militar da BA. Aguardem e verá

      Excluir
  7. Rui Bosta e comandante geral assassinos

    ResponderExcluir
  8. Agora vão utilizar como cortina de fumaça para a Covid. Fazer uso político. Esperem pra ver!

    ResponderExcluir
  9. papo de viado, procurem se atualizarem, ai vai a verdade, é longa mas é a verdade
    De acordo com depoimento do consultor de vendas Luiz Virgilato em postagem no youtube o policial desobedeceu ordens do Governo do Estado.
    “O Policial Wesley desobedeceu ordens de prisão contra cidadãos que abriram seus comércios. Foram 4 desobediências desde o começo da semana passada. Hoje ele saiu do batalhão e foi para sua casa com a viatura. Ele já sabia que havia uma ordem de prisão contra ele pelas desobediências que cometeu. Avisaram ele em sua casa que estavam indo pra lá para cumprir a ordem caso ele não retornasse ao batalhão. Então ele saiu e foi para o local onde acabou morrendo. Eles estava indignado com as ordens de ação contra a população que queria trabalhar. Não houve surto, apenas não queria mais cumprir as ordens e desejava que seus amigos fizessem o mesmo. Sabiam que ele não se entregaria e que morreria ali”, explicou Virgilato. A Secretaria de Segurança sabia disto, os colegas de farda não, tinham ordem de atirar com letalidade e não para imobilização de membros

    ResponderExcluir
  10. O que fizeram foi uma Execução ! Rui tira Vidas

    ResponderExcluir
  11. "Técnicas internacionas".
    De Cuba?

    ResponderExcluir
  12. POLICIA AGIU EM LEGITIMA DEFESA. ELE QUEM ATIROU DO NADA NO BOPE PRIMEIRO NA FASE DE NEGOCIAÇÃO, E NOS COLEGAS DE FARDA. SE TIVESSE-SE ENTREGADO NÃO OCORRERIA ESSE FATALIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE NADA ELES ERAM MAIORIA , SE TODOS ATIRASSEM NAS PERNAS ELE NAO ESTARIA MORTO NÃO ERAM OS ELITES QUE ESTAVAM LÁ?ENTÃO PODERIAM ATIRAR EM LOCAL DE IMOBILIZAÇAO SEM MATAR, NÃO É FAMILIAR SEU.

      Excluir
    2. Prove que ele efetuou primeiro disparo, daí analisamos seu ponto de vista!! Há muita coisa que a polícia não relatou!!! Como exemplo o caso de um veículo e um cidadão bem cuidado pelos poderosos de Itacaré!!! Isso ninguém expõe!!! Tem muita coisa que não chegam a nós, há muita sujeira no alto escalão do governo estadual!!! Aí aí!!!

      Excluir
  13. Foi uma execução a mando do líder do comunismo na Bahia o dr Ruim Bosta safado.

    ResponderExcluir
  14. È DE SE LAMENTAR O OCORRIDO. PELAS PALAVRAS DESCONEXAS,INDO E VINDO OU ANDANDO A ERMO , VER-SE UM SURTO. FORAM MAIS DE TRÊS HORAS DE NEGOCIAÇÃO. ALGUNS PROFISSINAIS PASSAM E ESTÃO PASSANDO MAIS AINDA POR ISTO NO MOMENTO PANDÊMICO ( MÉDICOS,EMPRESÁRIOS,PROFESSORES,BANCÁRIOS...). UM POLICAL MILITAR COM UM FUZIL 7.65 E UMA PISTOLA, DEPOIS DE DIALOGOS COM O GERENCIAMENTO DE CRISE,PARTE ATIRANDO CONTRA SEUS PROPRIOS COLEGAS CONVORE ESTÁ EM UNS DO VIDEOS , É DIFÍCIL UM TIRO DE CONTEÇÃO CERTEIRO. LEMBREMOS QUE O POLICIAL MORTO ESTAVA COM COLETE. TEVE-SE DE CONTER, SE ELE ESCAPOLE AO CERTO O QUE NÃO PODERIA FAZERT COM AS PESSOAS QUE ECNOCTRASSEM PELA FRENTE. FOI LAMENTÁVEL, MAAIS UMA ULTIMA TENTATIVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for pra falar Merda seu PMzinho de merda , mete a língua no cú, o colega não ofereceu em momento algum perigo já que em nem um momento demonstrou intenção de sair do local onde estava , só precisava o Boa Merda da Bahia ou melhor o Bope baiano kkkkk, não ter se metido na negociação

      Excluir
  15. então banda de lixo vai receber tiro de doido, se ele não fosse policial já estava morto a muito tempo, com fúsil na mão dando tiro ainda nos seus colegas. vocês bolsonarista de merda politizar tudo.

    ResponderExcluir
  16. Rui costa seu PT vai queima no inferno seu ditador 2022 não venha com Jaques Wagner pra Bahia . EssA corja sua TB vai cair o povo da Bahia tem qui pedir empitima de rui costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa voltar para a escola urgentemente!
      Além de analfabeto político é analfabeto de pai e mãe. Kkkk
      Sonha que grampinho se elege.

      Excluir
  17. Vão querer explicar a merda que fizeram... Isso mostra o quanto esse superiores da PM não consideraram nem os seus... Poderia sim ter sido no braço ou perna... Aliás para que tanto treino de tiro... Agora matar é a solução. Se essa moda pega, vamos ter cuidado. Com bandidos são horas de negociação.... Esse pm morreu. Mas deixou um recado, não podemos sermos oprimidos por esse governador de merda... Do demônio.... Esses que mataram foram covardes... O pm estava em desvantagem

    ResponderExcluir
  18. Foi um assassinato.
    Policiais despreparados.

    ResponderExcluir
  19. A foto ai estar dos assassinos, se foce um filho de alguns desses da foto, serar que eles dava autorização para atirar? esses da foto e + alguns deveriam ser fuzilados, se esse pais foce serio...crapulas, covardes, o atiarador covardes + eu de ver vcs morrendo no cancer aos poucos, seus ratos.

    ResponderExcluir
  20. A pergunta que fica, o que vc faria se na sua frente estivesse um cara treinado para matar com fuzil e pistola em mãos, e com colete a prova de balas. Fica ai para vcs tirarem suas conclusões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DO OUTRO LADO HAVIA MAIORIA, SE DIZIAM OS ELITES E AÍ, NÃO PODERIAM ATIRAR EM LOCAL QUE O IMOBILIZASSEM?

      Excluir
  21. Segurança estatal é UTOPIA.
    IMCOMPETENTES, BOÇAIS... coniventes com o crime haja vista que servem o estado a MAIOR FACÇÃO CRIMINOSA DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  22. Polícia de bosta da Bahia vai para o Rio de janeiro valentões só matam assim

    ResponderExcluir
  23. Porra nenhuma véi, covardia o que fizeram com o selva!!

    ResponderExcluir
  24. GENTE! DO OUTRO LADO DO SOLDADO HAVIA MAIORIA E SE DIZIAM OS ELITES, NÃO PODERIAM ATIRAR EM LOCAL QUE IMOBILIZASSEM O SOLDADO SEM MATÁ-LO?

    ResponderExcluir
  25. parabéns guerreiros sei que foi uma tragedia não tinha outra alternativa erra a vida de vocés contra a de um carra discontrolado talvez ate drogado contra a de vocés esse carra podia matar ate a mãe dele.

    ResponderExcluir
  26. Não justifica,vcs comandantes e a guarnição junto com esse bosta o governador FDP comunista assassino tem q serem responsabilizados e presos

    ResponderExcluir
  27. ACHO SIMPLESMENTE QUE ESSE COUTINHO, CMT DO BOPE, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E GOVERNANDOR SÃO MÍNIMO INCOMPETENTES PRA GERENCIAR CRISES. DIZER QUE ESSE PROTOCOLO É USADO NO MUNDO É QUERER NOS CHAMAR DE BURROS E QUEM OS ENSINOU DE DESQUALIFICADOS. TA CONFIRMANDO QUE POUCO OU NADA APRENDERAM DO CURSO
    ASSIMILARAM MAL. EU NUNCA VI NA MINHA VIDA, NOS MEUS 65 ANOS, UM PM SER ABATIDO ASSIM PELA.PRÓPRIA CORPORAÇÃO. NUNCA VI SEQUER UM CASO SEMELHANTE QUANDO SE TRATA DE CIVIL. QUERWM ENGANAR A QUEM COM ESSE MI, MI, MI?

    ResponderExcluir
  28. Acho interessante que quando sentaram o dedo no delegado da polícia civil aqui em Itabuna ninguém viu tanto oba oba era uma vida também não se esqueçam

    ResponderExcluir
  29. Fora comandante geral, vc oprime os seus comandados por causa de um governo despreparado ao invés de cobrar dele o que foi roubado dos PMs, é a justiça não obriga ele devolver o dinheiro tirado dos pais de família. Ganham em todas as instâncias, mais ele não devolve ou seja, paga.

    ResponderExcluir
  30. Ué mais quando a guarnição leva tiro a PM não tem que revidar com tiro tbem? Ou so vale quando é na periferia?

    ResponderExcluir
  31. Um petralha não possui sentimentos de cristandade, tais como paz, felicidade, amor ao próximo... pois um petralha é um ser insensível, incrédulo, adorador de satã, destila ódio, e sua toxicidade exala uma forte pestilência de enxofre, típico dos seres oriundos das profundezas do inferno. Afinal, que espécie de satanás poderia valer-se do cargo para ordenar a execução de um ser humano à sangue frio?
    Todo petralha e esquerdopata são seres diabólicos, cuja missão neste mundo é disseminar o ódio, o mal, o roubo, morte e toda espécie de atos criminosos que um ser pestilento pode produzir. Triste Bahia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu não sabia que o(s) PM(s) que atiraram eram do PT e eram anticristãos.
      Parabéns pela descoberta.

      Excluir
  32. Hipocrisia... A polícia entra nas favelas e mata até crianças!!! Nunca vi policial ir fazer manifestação por estar revoltado porque matou um preto pobre favelado.
    FOI LÁ DE CASO PENSADO SIM, FOI PUXAR SACO DE BOLSONARO SIMMMM, BOLSONARO TÁ METENDO NO RABO DE TODO MUNDO E VOCÊS BORRA BOTAS AINDA FICAM AÍ SE MATANDO POR ELE. QUE SE FODAM! QUEM VAI SER O PRÓXIMO IDIOTA PARA FAZER PROTESTO COM FUZIL NA MÃO PARA ATIRAR NO BOPE? VÃO LÁ, É UM FAVOR QUE VOCÊS BOLSONARISTAS FAZEM PARA A SOCIEDADE. JÁ DEU! FORA BOLSONARO.

    ResponderExcluir
  33. Quem morreu e quem matou eram da PM, ele se entendem.

    ResponderExcluir