sábado, 20 de março de 2021

Portugal consegue frear pandemia após dois meses de lockdown severo

Após ver a pandemia sair do controle em janeiro, com sistema de saúde quase colapsado, Portugal colhe frutos de um resultado eficiente no combate ao coronavírus. Depois de um lockdown severo, o país registrou nesta semana seus melhores dados de pressão sobre as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos últimos cinco meses, com 187 pacientes atendidos, enquanto mantém estáveis seus indicadores de novos casos e óbitos diários por Covid-19. 

O boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde do país contabiliza, nas últimas 24 horas, 568 novos casos em todo o país, o que segue em linha com os dois dias anteriores e com a média a sete dias (495,9). O número de óbitos é o segundo mais baixo dos últimos cinco meses (o mais baixo, 10 mortos, é relativo a segunda-feira).

Diante do caos em dezembro, o primeiro-ministro, António Costa, pediu por um confinamento geral depois de passar meses dizendo que o país não aguentaria um novo lockdown. O presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, atendeu à solicitação e Portugal voltou a ficar em casa a partir de 15 de janeiro. Na semana seguinte, em 22 de janeiro, o governo apertou ainda mais as restrições. Somente após dois meses o país começou a registrar a saída do confinamento. 

O país saiu da lista vermelha do Reino Unido na sexta-feira. Britânicos que regressem de Portugal já não têm de fazer quarentena em hotéis, mas continuam sujeitos a isolamento em casa, tendo ainda de fazer testes em até uma semana após o retorno ao país. Viagens aéreas continuam suspensas até ao fim do mês, exceto para viagens essenciais.

O desconfinamento a "conta-gotas", como chamam os especialistas em saúde do país, passou a ser utilizado já na segunda quinzena de março. Creches, jardins-de-infância e escolas com aulas presenciais para o 1º ciclo (1º ao 4º ano) foram reabertas. Também foi autorizada a reabertura de salões de beleza, livrarias, bibliotecas, concessionárias de automóveis e agências imobiliárias. As missas voltaram a ser permitidas, mas as procissões pascais estão proibidas. 

No entanto, o isolamento social está mantido até a Páscoa, assim como a proibição de deslocamento entre municípios aos finais de semana. Restaurantes continuam a funcionar apenas para delivery ou retirada por mais um mês, até o início da terceira fase, quando será autorizada a reabertura gradual com um número de clientes e horários limitados.

“O que vai acontecer a partir de agora depende de todos nós e da forma como se conseguirá manter a disciplina individual e do cumprimento escrupuloso das regras. Vacinação, rastreamento e testagem são instrumentos complementares. O essencial é o comportamento de cada um de nós”, disse o primeiro-ministro no anúncio do plano de retomada das atividades do país.

14 comentários:

  1. Tudo mentira verdinho, até quando vem vocês vão jogar contra o Brasil, meu cunhado mora lá há 10anos e ninguém ficou sem trabalhar lá não manos. Vocês deveriam ter vergonha ao postar uma notícia dessa. Sabe porque os governadores e prefeitos querem fechar tudo ? Porque o salário deles está na conta todo mês. Corta o salário deles pra vê uma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu cunhado mora ha 10 anos em Portugal e eu vivo desde sempre, há 54 anos, e tudo o que o Verdinho escreve é pura e simplesmente verdade. Importa salientar que em Janeiro vivemos tempos muito difíceis com média de mortos de 280/dia, de infectados de 14.000/dia e internamentos de 8.000 sendo que em UTI, aqui se chama UCI, 1.800. Hoje 20/03 os números são os seguintes: mortes 8, infectados 457, internamentos 789 e em UTI 170. Houve e continua a haver lockdown, embora eu trabalhasse sempre. O que fechou foram os serviços não essenciais no comércio e nas áreas de serviços (hoteis, bares, pastelarias, restaurantes). Há proibição de nós deslocarmos para fora do município. Sair de casa só para trabalhar, ir ao mercado, farmácia, médico e outras atividades consideradas essenciais. Na minha opinião o grande segredo para que esta redução significativa fosse possível foi a articulação do Presidente com o governo (o nosso regime é semi-presidencialista) e com o maior partido da oposição. Toda a gente se uniu no combate a covid sem negacionismo e com a premissa que "não há economia com as pessoas doentes". O plano de vacinação está a correr dentro dos possíveis devido a limitação das entregas de vacinas. Problema que é comum ao bloco europeu. Para finalizar, gostaria de dizer que o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que muito orgulho tenho que seja o líder máximo do meu país, faz pronunciamentos regulares, em rede nacional, visita Hospitais e está na linha da frente ao receber conceituados especialistas para transmitir orientações aos portugueses, inclusivé deu aula a crianças de 06 aos 18 anos na TV sobre a pandemia na primeira vaga. Pergunte ao seu cunhado se eu estou a mentir.

      Excluir
    2. Larga você de mentira , eu moro em Lisboa , aqui foi Severo sim! No Brasil ninguém respeita nada , festa por cima de festa ! São atrasado demais .

      Excluir
    3. Mentira sua ou do seu cunhado... Portugal parou tudo mesmo.

      Excluir
    4. Quem está “jogando contra” o Brasil são vcs . O certo era fechar tudo por 15 ou 30 dd, frear a transmissão e depois de tudo controlado voltar com força total , mas essa corja de empresários que só pensam em si não pensa assim . Sou empresário da área de eventos, estamos parados a 1 ano e ninguém morreu de fome, pq o comércio não pode parar 30dd ?

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Os doidos, alienados de Bozo, só acreditam nas mentiras que o gabinete do ódio manda. A notícia é verdadeira sim. Tem gente daqui, que mora lá, tem salão de beleza e estava reclamando porque teve que fechar. O Presidente de lá é normal, nao é psicopata, nem sociopata.

    ResponderExcluir
  4. É CADA UMA VIU
    Anonimo do comentario das 12:13 hs
    Larga de ser RETARDADO.
    PUXA SACO DE MILICIANO.

    ResponderExcluir
  5. Sim baixou os casos porque parou de fazer testes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu isso no WatsApp?? É precisamente o contrário. Uma das medidas foi testar mais e rastrear os contatos. Entendeu?

      Excluir
  6. Gente se em Portugal parou tudo mesmo, vocês comeram o que nesse dois meses!

    ResponderExcluir
  7. Vocês saíram do Brasil moram em Portugal ganhando euro ou dólar se lá que Carvalho de moeda é é fica falando merda no verdinho, volta tropa de desgraça é fica em casa pra ver se vocês come! Tropa de demônios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é cedo e vc já tomou todas? Não alinha um pensamento que fará construir um texto.

      Excluir
    2. Ainda é cedo e vc já tomou todas? Não consegue alinhar um pensamento que fará fazer um texto

      Excluir