terça-feira, 2 de março de 2021

Prefeito Augusto Castro vai permitir abertura do comércio na quarta-feira com medidas

O comércio de Itabuna vai abrir nesta quarta-feira, dia 3, com a adoção de medidas de segurança. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro (PSD), em entrevista coletiva de imprensa na manhã de hoje no Teatro Candinha Dórea, quando declarou que o tema foi debatido com a classe empresarial, e será mantido o toque de recolher a partir das 20 horas.

O novo Decreto municipal define que o comércio de rua fechará às 18 horas, bares e restaurantes, shopping, academias de ginástica e igrejas até as 19h30min. O transporte coletivo público será até às 20 horas. Os transportes individuais profissionais, serão liberados se tiverem motivos justos para circular. Delivery de alimentos, bebidas e medicamentos, será permitido até a meia-noite.

O prefeito justificou que a abertura comercial se deve à queda de arrecadação e da atividade econômica, ao temor de desemprego e agravamento da situação dos comerciantes. “No encontro virtual, o governador Rui Costa foi prudente. Ouviu as ponderações de cada prefeito, deixando a cada um a decisão de flexibilização. Por isso, cada município terá sua determinação e protocolos para conter o avanço da pandemia e da variante do vírus que chegou a nossa região”, afirmou.

Augusto listou as medidas da Prefeitura para o enfrentamento do novo coronavírus, a exemplo da criação de dois gripários municipais nos bairros Parque Boa Vista e Lomanto Júnior. Além disso, autorizou a abertura de processo licitatório para a reforma de 12 unidades de saúde e emergencial da Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no Bairro Santo Antônio, fortalecimento da ação da UPA 24 Horas, no Monte Cristo.

Por determinação do prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde vai  instalar, a partir de amanhã, o hospital de campanha em área contígua ao Teatro Candinha Dórea, “o maior do interior do estado, dotado de 35 leitos, sendo 20 leitos de UTI e 15 clínicos”, disse Augusto. Ele disse que avisou ao governador Rui Costa para atender Itabuna e os municípios pactuados em urgência e emergência, “porque a cidade é polo de serviços médicos”.

O hospital vai contar a infraestrutura necessária ao atendimento dos pacientes e a empresa vai dotá-lo de suporte aos médicos, enfermeiros  e técnicos de enfermagem. A Emasa vai implantar rede  para coleta de esgotamento sanitário. “Tudo isto para que Itabuna possa atender os pacientes. Vamos tratar do credenciamento no Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia para que se possa financiar tudo”, disse o prefeito, acrescentando que a Secretaria Municipal de Saúde já monta as equipes profissionais.

Depois de apresentar dados estatísticos de casos da Covid-19 e de vacinação de profissionais de Saúde e idosos, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, apresentou o pacote de ações que inclui estabelecimento de novos protocolos para bancos, lotéricas, feiras, mercados, academias de ginástica, escolinhas de esporte e clubes sociais; parcerias para ponto de lavagem de mãos; gabinete itinerante, manutenção de blitzen para uso de máscaras e fiscalização.

Lívia também afirmou que bairros podem ter lockdown se os índices de contaminação forem altos, continuação de testagens e avaliação a cada 15 dias para flexibilização das medidas. Ao final de sua exposição, a secretária de Saúde disse que se a população cooperar evitando aglomerações, o comércio seguir os protocolos e as medidas de segurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde o coronavírus pode ser controlado na cidade. 

Também exortaram a conscientização cidadã, o vice-prefeito Enderson Guino e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila, enquanto o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ferreira Lopes discorreu sobre as ações de controle e fiscalização da Operação Oxigênio que vêm sendo realizadas em toda a cidade como suporte à fiscalização das secretarias de Segurança e Ordem Pública, Transporte e Trânsito, Infraestrutura e Urbanismo e Indústria, Comércio, Emprego e Renda e Guarda Civil Municipal.

42 comentários:

  1. Grudado nas partes de Rui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava bom de dar um convite para Rui tomar banho de piscina, que aí matava o prefeito logo afogado ! Kkkkk

      Excluir
  2. Por que não aproveita a estrutura do São Lucas?

    ResponderExcluir
  3. Cheguei no sesp nem médico tinhá pra troca receita, é só no dia seguinte tendo só dez senhas. Falta de respeito.. por favor prefeito veja isto...

    ResponderExcluir
  4. Abrindo [()], queremos a Polícia Federal investigando o Tribunal do Trabalho aqui na Bahia, realizar investigações como estão acontecendo no Rio de Janeiro.
    Aqui tem um monte de escritório de advocacia do trabalho, com a prática de negociações com empresas, advogados prejudicando os processos dos seus clientes e fazendo conchavo com essas empresas.
    Vamos botar esses advogados na cadeia, já tivemos casos aqui em Itabuna e a prática continua.
    Processos Trabalhista esse sendo prejudicados na sua Petição por interesse em ganhar por fora ( empresa) e ganhar também os honorários
    dos clientes.
    Canalhas tô de olho em você viu, nunca vi um advogado ficar implorando para seu cliente fazer acordo. Outro agravante é não colocar o pedido que lhes foi apresentado e provas que você não colocou no processo, como laudos médicos, equiparação salarial, não colocou a CAt 091, tantas outras provas.

    ResponderExcluir
  5. Sao caetano so anda tudo aberto e nao da em nada qual o segredo so a cincquentenario q fecha tudo ja as feiras so aglomeracao pesada .

    ResponderExcluir
  6. Muito bem agora quando vcs forem para o hospital atrás de vaga fiquem lá na fila de espera pra daqui uns 15 dias porque os empresários estão com o plano de saúde em dias e pode se locomover pra outra cidade agora vcs baba ovo de patrão vão morrer na fila de espera porquê quando vcs adoecer eles vão mandar vcs pra casa e tomar remédio de verme e descontar os dias nas férias se vcs não morrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moço o funcionário não tem culpa, ele precisa do salário dele, a culpa é do fdp que vai na loja comprar, se nimguem for comprar nada, ele tem que pagar o salário e fim de papo. e vai muitas vezes sem necessidade, só mesmo pra ver o movimento.

      Excluir
  7. NÃO ADIANTA ABRIR!! DAQUI UNS DIAS VAI FECHAR TUDO DE NOVO!! A DOENÇA ESTÁ FORA DE CONTROLE. AGUARDEM LOCKDOWN DE 30 DIAS!!

    ResponderExcluir
  8. Acredito que deveria manter fechado o comércio, porém o prefeito não aguentou a pressão, claro que as pessoas precisam trabalhar para manter seu sustento porém a doença não está controlado e se espalhará muito mais.
    Mais se falando em dinheiro 💸 tudo pode tudo vale, até correr o risco de mortes acontecerem.
    Que jesus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  9. A natureza humana é alucinada por dinheiro.
    Comerciantes ( lojistas,locais entretenimento, bares, supermercados, restaurantes, pregadores da Bíblia), querem é faturar sem a mínima preocupação com a morte que ronda a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o imbecil! tem muita gente que trabalha nessas lojas e depende desse emprego para pagar as contas e sustentar a Família! já que você quer todo mundo em casa, pague as contas de cara um!

      Excluir
  10. Quem votou em Augustinho lero lero achando q ele seria o salvador da pátria , aguarde cenas dos próx capítulos. A diferença dele p Cuma é pq ele eh bom de lábia e de mídia. A pref tá lotada de cargo c salário alto , inventaram um monte de cargo p justificar o cabide de emprego. Tudo farinha do mesmo saco, doido eh quem briga por causa de político.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já não sabes , e para quem dúvida da uma olhada no diário oficial da prefeitura; o primeiro e o segundo do mandando dele, para você ver o tanto de parentes, aderentes e amigos que ele levou para trabalhar na prefeitura.

      Excluir
  11. Abrir? O comércio não fechou. Lojas da Juracy Magalhães todas abertas. Não adianta chorar quando fechar tudo.

    ResponderExcluir
  12. QUANDO ELES TIVEREM ROUBADO O BASTANTE AI PRONTO, JA VIU QUE SO NOS ESTADOS GOVERNADO POR COMUNISTAS ESTA OCORRENDO ISTO??? NAO SE CANSAM DE ROUBAR, FAZ QUASE UM ANO QUE O MOSQUITO DA DENGUE TIROU FERIAS NAO FOI?? NINGUEM MAIS TEVE DENGUE ?? ME ENGANA QUE EU GOSTO, NESTAS PORRAS DE UNIDADES DE SAUDE QUASE NEM TEM MEDICOS, IMAGINE EM UM HOSPITAL DE CAMPANHA QUE VAI SER REGULADO PELO SUS, OU SEJA A MESMA MERDA, VAI PRA UPA TEM QUE PEGAR FICHA, DEPOIS FIQUE EM CASA, SE PIORAR E TIVER COM FALTA DE AR VAI PRO HOSPITAL DE CAMPANHA DE AUTUSTO CARRARA, SE TIVER VAGA, PORQUE NAO USO A PROFILAXIA COMO EM PORTO SEGURO??? QUALQUER SINTOMA DE GRIPE LA, JA RECEBE O COQUETEL COVID DE GRAÇA, AQUI TEM UM POSTE DE RUIM BOSTA QUE QUER METER A MAO NA GRANA, ENQUANTO ISTO, UM HOSPITAL COM TODA INFRA ESTRUTURA INCLUSIVE COM MACAS E LEITOS ESTA FECHADO, PRONTO PARA QUANDO ALGUM QUE NAO SEJA FILHO DA PUTA LADRAO RESOLVER ABRIR

    ResponderExcluir
  13. Só pra a lembrar a turma do fica em casa,"o pão que vc comeu hoje, foi feito por algum irresponsável que teve que ir trabalhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cementatório de padeiro emocionado.
      Ou jumento seu setor é considerado essencial, se meta onde é
      de sua ossada, sai do meio satanás

      Excluir
    2. comentário de padeiro emocionado, boiando no assunto né

      Excluir
  14. PARA ÀQUELES QUE TEM SEU SALÁRIO TODO MÊS CERTINHO NA CONTA, PARA ÀQUELES QUE TÊM SEUS AUXÍLIOS TO MÊS NA CONTA FICA FÁCIL RECLAMAR E DIZER "FICA EM CASA" IGUAL A PROPAGANDA LINDA DA GLOBO COM SEUS LINDOS ASTROS E ESTRELA FALAM.DIFICIL É FECHAR AS PORTAS DO SEUS COMÉRCIOS, E CHEGAR NO FIM DO MÊS, TER DE HONRAR COM SEUS COLABORADORES, PAGAR PREVIDÊNCIA, PAGAR TODOS TRIBUTOS E DE PORTAS FECHADAS, RIDÍCULA A IDEIA DE FECHAR ALGUNS COMÉRCIOS E OUTROS ABERTO, A EXEMPLO BANCOS E SUPERMERCADOS QUE NO MEU ENTENDER E ONDE AS PESSOAS MAIS SE AGLOMERA.

    ResponderExcluir
  15. "Bar Congresso da Feiúra" Tamo fritos, meus bons vizinhos! Isso significa que a manguaça e o panavuêro do bar na Rua Rui Barbosa, aonde a garçonete é uma sapa-boi-anã, zoiúda e inchada do pé de bolo, vai funcionar à todo vapor. A tranquêra ta garantida. É o Simpósio de gente feia, reunida num só lugar . kkkkkk !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misericórdia! Sangue de Cristo tem Poder!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. CIRCO DOS HORRORES 🤮🤮

      Excluir
    3. Tome um banho de sal grosso, depois de passar na porta dessa inquizilha. ok

      Excluir
  16. É prefeito... o senhor empregou quem apoiou Fernando mas não deu atenção a quem esteve ao seu lado. Nem são quatro anos mais. Já,já chega às eleições novamente.

    ResponderExcluir
  17. Não dá cargo ao jabazeiro de cuma não Augusto kkkkkkk manda ele ir pra Lapa cadê a passagem falou tanto que iria para Lapa agora tá aí implorando cargo lá ele doido kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Tem que haver uma fiscalização forte nos estabelecimentos comerciais sobre a permissão de deixar adentrar clientes sem máscara e sem o distanciamento como também aglomerações. Multa pesada pra vê se toma vergonha na cara! Pia pra lavar mãos e álcool gel somente não resolve. Deixar a ganância e usura de lado e trabalhar no coletivo para quê não haja necessidade de fechamento. Barrar clientes safados que não usa a porra da máscara. Se todos cumprirem o dever de casa, tudo funciona. O não uso da máscara, é uma falta de respeito às outras pessoas que estão ao seu lado . Considero criminosa, pois, a sua irresponsabilidade pode causar a morte de outra que não tem nada haver. Não siga orientação do presidente Bozo. Ele está cagando pro povo! Ele tem um negacionismo criminoso e como já disse se morrer 5 7 10 mil e daí? Já passamos de 100 mil mortes.

    ResponderExcluir
  19. Claro, o Aogosto Capacho de Ruim Bosta Correndo, com um pequeno salário de 30.000,00 (trinta mil reais), apenas necessita convocar a "imprensa" para anunciar merda e bosta. No final do mês, ele a esposa e outros parentes, estarão muito bem. E o povão? Sopa de pedra ou pescaria de troços de bosta no rio Cachoeira?

    ResponderExcluir
  20. Aqueles que apoiam estes farsantes, são os parasitas com salários polpudos, sem atraso. Podem pesquisar!

    ResponderExcluir
  21. O problema vai ser seguirem as medidas, povo brasileiro é ignorante.

    ResponderExcluir
  22. ISSO DE ABRIR QUARTA FEIRA É MIGUÉ!! JÁ ESTÁ ROLANDO UMA ARTICULAÇÃO P LOCKDOWN DE 30 DIAS EM TODO PAÍS!! SENÃO SERÁ O CAOS!! LOCKDOWN NACIONAL IGUALMENTE FEZ NA EUROPA, P DESAFOGAR OS LEITOS, SENÃO NÃO DEMORA GENTE MORTA PELAS RUAS !!

    ResponderExcluir
  23. Os culpados do comércio ficar nesse abre e fecha as vezes são as próprias pessoas , sempre quando autorizam a reabertura falam horários a serem cumpridos e deixam claros as medidas de segurança que devem ser seguidas q são as q todo mundo sabe desde o início da pandemia ano passado , mais a realidade é q depois q veêm tudo aberto menos de 10% das pessoas seguem a maioria dos lugares não dispõe sequer do mais simples q é o alcool em gel e as pessoas sempre amontoadas seja em bares ou em qualquer outro lugar .as vezes chego tenho q ficar me desviando das pessoas e ficar pergunatando sobre o alcool!!!
    E ainda tem o principal né q não adianta prender os baianos em casa mais permite a entrada de milhares de turistas e muitos vem com as variantes da doença q nem tinha aqui. Traz deixa aqui e depois vai embora , o goverbo so pensa no dinheiro dos turistas depois quer prender quem mora aqui 💩

    ResponderExcluir
  24. 30 DIAS TUDO FECHADO!! AGUARDEM !!

    ResponderExcluir
  25. Hospital de base tá inventando cargos e altos salários mais falta tudo,esse Ronaldo abutre só tem pode,nem copo tem p beber agua

    ResponderExcluir
  26. só queria minhas aulas de supletivo de volta. esse governo só adia, estou cansado mentalmente de só ficar em casa. puta que pariu

    ResponderExcluir
  27. Quero saber quando vai tirar o povo de fernandista que continua na coordenação lá,dona Débora do setor pessoal,que anda dando seguimento as maldades de naiara cunhada de Fernando Gomes.

    ResponderExcluir
  28. otimo, preparem os caixões ! eles matam agente e não respondem por isso, quem perde seus parentes é quem sabe!

    ResponderExcluir
  29. senhor prefeito,sou seu eleitor,porem me sinto envergonhado com a situacao desrespeitosa e covarde que o senhor esta fazendo com os contratados do hospital de base,os tecnicos que cuuidaram do senhor,limparam a sua bunda,tiraram a baba da sua boca quando o senhor estava entre a vida e a morte no hospital,ai o senhor tirou os direitos adquiridos e os demitiu e readmitiu sem avisoi previo,a sua gratidao foi essa para com os servidores da saude.

    ResponderExcluir