quarta-feira, 3 de março de 2021

Síndrome de Haff: morre, no Recife, veterinária que comeu peixe olho-de-boi

Morreu nesta terça-feira (02), a veterinária pernambucana Pryscila Andrade, de 31 anos. Ela estava internada desde o dia 20 de fevereiro no Real Hospital Português (RHP), no Recife, após contrair uma doença por ter comido peixe olho-de-boi.

O quadro clínico de Pryscila era de Síndrome de Haff, conhecida popularmente como "doença da urina preta". A morte da veterinária foi informada por sua mãe, Betânia Andrade, em publicação no Instagram.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), há cinco casos de Síndrome de Haff em investigação em Pernambuco, incluindo os dois das irmãs.

Na Bahia, o número de casos da doença de Haff teve um crescimento 206%, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado coletados no início de fevereiro. O órgão registra 40 casos da “doença da urina preta”, enquanto até novembro do ano passado havia 19 registros em todo o estado.

4 comentários:

  1. Deus conforte a família e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Por que não PROIBIR A PESCA desta espécie ? e/ou de outras que causam esta doença ? se já foi confirmado que o causador da síndrome de Haff é a espécie Olho de Boi .Se for necessário estipular uma multa para quem comercializar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só essa espécie. Mariscos também pode causar a contaminação. O ideal é que o homem pare de comer bichos em geral.

      Excluir
  3. Descanse em paz, que Deus receba de braços abertos

    ResponderExcluir