quarta-feira, 7 de abril de 2021

Aluno da rede pública na Bahia tira nota mil na redação do Enem

 

O estudante Helder dos Santos Lima, 19 anos, do município baiano de Xique-Xique, está entre os 28 estudantes do país que conquistaram a nota 1000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta é a terceira vez que ele alcança bom desempenho na redação, o que já contribuiu para o seu ingresso no curso de Direito na Universidade Federal de Goiás. Filho da professora Juliana, da rede municipal, e do porteiro Nilton, Helder é só orgulho dos pais por todo apoio que sempre deram a ele para estudar.

“Venho de uma família simples em que poucos tiveram acesso ao estudo, mas, mesmo assim, sempre fui estimulado a estudar para garantir o melhor no meu futuro”, conta. Estou muito feliz e grato, principalmente aos meus pais, Juliana e Nilton, que sempre me deram incentivo para eu atingir esta conquista. Tive uma boa base no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Xique-Xique, onde conclui o Ensino Médio, e atribuo a minha conquista também ao meu permanente interesse pelo conhecimento”, revela.

Helder conta que, em 2018, passou a ter uma rígida rotina de estudos nos três turnos: pela manhã estudava Português e treinava redação, em casa; pela tarde frequentava as aulas do colégio; e à noite fazia o cursinho do UPT, programa do Governo do Estado da Bahia que se destina ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos das redes públicas de ensino estadual e municipais para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.

“Naquele ano, fiz o Enem pela primeira vez e alcancei 680 pontos na redação, passando em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal de Goiás. Em 2019, mesmo já tendo ingressado no Ensino Superior, continuei fazendo o Enem, quando tirei 880 na redação e, no ano passado, alcancei a nota máxima na redação”, celebrou.

17 comentários:

  1. Esta é a educação que os jovens brasileiros necessitam para serem úteis e transformarem esta república de bandidos em uma Nação de verdade, respeitada, evoluída e habitada por cidadãos honrados, conscientes de seus direitos e deveres e onde as virtudes, as leis justas e as autoridades competentes, honestas e justas, sejam respeitas e obedecidas. Parabéns garoto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apoiado em seu comentário !

      Excluir
    2. "República de bandidos" já foi bem maior no passado! Com fé em Deus e às pessoas de caráter ainda seremos um país de pessoas honradas e felizes... parabéns a este garoto e sua família, que sirva de exemplo para nossos jovens.

      Excluir
  2. Parabéns Helder,não te conheço,mais sou Bahiana aqui de Itabuna
    Emim alegro com as vitórias,dos meus conterrâneo,felicidades
    Que o nosso Deus,possa lê proporcionar momentos maravilhosos para vc e toda a sua família
    Nesse novo ciclo,mais uma vez parabéns ,por sua conquista
    Humildade sempre.

    ResponderExcluir
  3. Um bom exemplo à ser seguido, em vez de os Zé droguinhas e a marmita de traficantes ficarem fazendo sinal de facção, vão estudar.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns rapaz e Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Que top!. Orgulho para Bahia um conterrâneo nosso se destacar assim!. Parabéns mano!!!.Sucesso!!!.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Helder! Você um exemplo para outros jovens, que tudo é possível com estudo, dedicação e disciplina.Sucessos em sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Lindo, parabéns, foi seu esforço, vc já é um vencedor.Alienados aprenda com este jorvem, invés ficar atrás de pessoas que só falam bobagem vão a luta por educação.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! você é um grande exemplo a ser seguido por outros jovens preguiçosos ou que perderam a esperança.
    Sigam e tenham fé sempre lutando por uma melhora.
    Boa sorte tudo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Um grande orgulho para os pais.

    ResponderExcluir
  10. juntando o Senado a Câmara dos deputados e o presidente Bozo jamais conseguiriam tirar nota máxima no ENEM parabéns guerreiro o Brasil precisa de gente como vc, não de corruptos. pparabéns BAHIA parabéns XIXIQUE.

    ResponderExcluir
  11. secretário Jerónimo a rapaziada tá te dando moral, Leninha em nossa região vc tá de parabéns

    ResponderExcluir
  12. governador Rui sua dupla é competente, Gerônimo e Leninha

    ResponderExcluir
  13. Tenho certeza que Hélder, é de procedência humilde, más rico em conhecimentos, este sim valoriza os ensinamentos dos seus pais e terá grandes resultados no seu futuro onde tem tantos meninos e meninas que tudo tem ao seu redor e nem se quer chega a se igualar com este jovem Parabéns pela sua dedicação e carácter seja feliz e vá fundo vc é capaz

    ResponderExcluir