terça-feira, 27 de abril de 2021

Após 14 dias, grupo de venezuelanos que buscou refúgio em Itabuna deixa cidade e vai para Teixeira de Freitas

Um grupo de venezuelanos que estava há 14 dias abrigados em Itabuna, sul da Bahia deixou a cidade na noite de domingo (25). Eles partiram com destino a Teixeira de Freitas e chegaram no município do extremo sul da Bahia nesta segunda-feira (26). 

De acordo com a secretaria de promoção social de Teixeira de Freitas, os venezuelanos disseram que um casal de Itabuna pagou passagens de ônibus para o grupo até Teixeira de Freitas, cidade a cerca de 375 km de Itabuna. 

Segundo o órgão, dos 39 venezuelanos (38 chegaram na cidade e um bebê nasceu em Itabuna), 25 resolveram ficar em Teixeira. A prefeitura acolheu e encaminhou o grupo para a Escola Moabe Cristal Feliz, para receber atendimento social e médico. As informações e a imagem são do G1-BA.

Os 14 venezuelanos que decidiram seguir viagem alegaram que o destino final do grupo é o estado de São Paulo. De acordo com a secretaria, a prefeitura ainda vai definir em reunião a situação do grupo que escolheu permanecer na cidade. Já as 14 pessoas do grupo, ficaram na rodoviária de Teixeira de Freitas, querem seguir para Minas Gerais e depois para São Paulo. 

O grupo com 38 venezuelanos chegou em Itabuna no dia 11 deste mês, em busca de auxílio depois de quatro meses de viagem pelo Brasil. Antes, eles haviam passado por Manaus, Belém e Fortaleza. Em Itabuna, eles foram abrigados na Escola Municipal Professora Tereza Cristina Ribeiro Estrela, e receberam assistência social e médica da secretaria.

Entre o grupo, 23 eram crianças, e duas pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. Uma das venezuelanas teve um bebê em uma unidade hospitalar da cidade, aumentando o grupo para 39 pessoas.

Os venezuelanos disseram que fugiram da crise no país de origem, pois não há energia elétrica suficiente e faltam outros insumos básicos. Uma das pessoas no grupo relatou, por exemplo, que algumas famílias precisam calcular como sobreviver com duas latas de leite por mês.

Mesmo com a assistência oferecida pelo poder público, os venezuelanos chegaram a pedir ajuda pelas ruas da cidade, com placas e cartazes.

13 comentários:

  1. Esse é o destino de todo país que tem militar no comando,sei que Maduro não é militar mas é cria de Hugo Chávez,vejam se eles passam dificuldades?vcs viram a o que Maduro estava almoçando? Só picanha nobre,e os mané que ficaram trocando tiros nas ruas com parentes, vizinhos,amigos,hoje estão passando fome ou fugindo do país, não é possível que vcs não enxerguem,e tem outra,otarios quanto mais pobre pior,e o tipo de gente que eles enganam mais fácil,vcs viram as compras do exército brasileiro,que foi mostrada às notas fiscais,picanha,Pato,cerveja de primeira qualidade,se vcs estao querendo se enganar vão pagar caro,olha o que estou dizendo,pra depois não se arrependerem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, são um monte de canalhas, sanguessugas.

      Excluir
    2. Cala sua boca seu burro, a Venezuela tá colhendo oq plantou, socialismo fome e miséria.

      Excluir
    3. Olha o petralhão cabeça de bosta burrão, dá zero prá ele! KKKKKKKKkkkkkkkk
      Petralha não é comunista ou socialista. Petralha é adorador do DEMÔNIO E ADORA ROUBAR, aliás, um petralha não trabalha e durante toda sua inútil vida, apenas pratica o MAL roubando, saqueando, mentindo, enganando e transformando a vida das pessoas do bem num inferno. Aonde um petralha põe as garras é para FAZER O MAL. Vão de retro, satanases!

      Excluir
  2. A SITUAÇÃO NA VENEZUELA CONFORME RELATO DE UM DOS REFUGIADOS: "Os venezuelanos disseram que fugiram da crise no país de origem, pois não há energia elétrica suficiente e faltam outros insumos básicos. Uma das pessoas no grupo relatou, por exemplo, que algumas famílias precisam calcular como sobreviver com duas latas de leite por mês.
    MAIS UMA DITADURA IMPLANTADA COM AJUDA DO PT.
    AINDA TEM IDIOTA QUE DEFENDE O PT.

    ResponderExcluir
  3. Burro e se chama socialismo seu animal!

    ResponderExcluir
  4. Coitados... Viveram para o país errado, afinal, com este presidente que aí está, estamos a caminho da bancarrota. Bolsonaro é incompetente.

    ResponderExcluir
  5. Este petralhão cabeça de bosta comeu um pirão de ´pó, maconha, capim e bosta, e está navegando nos delírios típicos de cabeças sem cérebro. Pelo menos tente alguma lógica da próxima vez que conseguir zurrar! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Ou seu idiota,identificado TAOK,não está se falando em sistema,está se falando no regime implantado,vc deve ser um desses alienados políticos ou come dorme de partidos políticos,voce deve ser um dos que discutem quem é o melhor,Lula ou Bolsonaro,como você deve viver disso,vai continuar discutindo sobre os dois,para enganar os pobres,sabendo você que são dois bandidos e ladrões.

    ResponderExcluir
  7. O Brasil está caminhando para se tornar uma Venezuela ou Cuba, comunismo é isso: fome, miséria, desemprego e sofrimento.

    Só apoia Lockdown quem odeia pobre.

    ResponderExcluir
  8. Ja foram tarde, uma cidade de bosta dessa, cheia de mendigos, noias e similares, ainda vem esses capetas da casa do caralho esmolar aqui, vsf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse (22:24) é um ladrão petralha que perdeu a boquinha e nunca mais conseguiu roubar verba pública, daí extravasa toda a sua revolta, seu ódio e sua crueldade contra todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para a manutenção dos ladrões petralhas no limbo. Vá lamber uma binga de jumento, seu gatuno galhudo!

      Excluir
  9. "...Mesmo com a assistência oferecida pelo poder público, os venezuelanos chegaram a pedir ajuda pelas ruas da cidade, com placas e cartazes..." Pois sim, o pedir era a forma para complementar a alimentação e outra parte para mandar para os parentes. Uma coisa é de se destacar: Eles e Elas não ficavam perambulando pela cidade para gastar com bebidas. O que se conseguiam iam para o mercado comprar frango ou peixe, farinha de trigo, arroz e macarrão a sua dieta. Povo CONSCIENTE e SOLIDÁRIO entre eles.

    ResponderExcluir