domingo, 11 de abril de 2021

Bahia registra mais 3.213 novos casos e 98 mortes por coronavírus

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.213 novos casos de Covid-19, representando uma taxa de crescimento de +0,4%, segundo o boletim epidemiológico deste sábado (10), divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). No somatório, também foram contabilizados 98 mortes pela doença, ocorridas em diversas datas, mas que só tiveram a confirmação e registro hoje.

Segundo a Sesab, dos 835.962 casos confirmados desde o início da pandemia, 805.347 já são considerados recuperados, 14.170 encontram-se ativos e 16.445 tiveram óbito confirmado, representando uma letalidade de 1,97% da doença.

A pasta reitera que a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

As 15h deste sábado, 66 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 42 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Com 1.914.296 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 426.751 receberam também a segunda dose, até as 15 horas deste sábado, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

6 comentários:

  1. Um ano de passou com a chegada da pandemia, e os números mostram eu as ações DITADÓRIA do desgovernador Ruim Bosta não mostra nenhuma eficácia, pelo contrário ele conseguiu quebrar muitos comerciantes e reprimiu o trabalhador informal!

    ResponderExcluir
  2. em ibicarai ta tudo liberado falta a policia fazer ronda a noite so ver os vigilantes de moto,cade o toque de recolhe em ibicarai.

    ResponderExcluir
  3. Então a vacina não presta porque cada vez vacinam as pessoas os casos aumentam

    ResponderExcluir
  4. NÃO ADIANTOU NADA STF PROIBIR CULTA,HOJE NESTE MOMENTO AS IGREJAS DA MINHA RUA ESTAM LOTADAS.SO AGLOMERAÇÃO COMO PODE BARRAR O VÍRUS DESTE JEITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc estava fazendo o que na rua?

      Excluir
    2. Uma baderna na assembleia de deus do bairro Conceição .

      Excluir