sexta-feira, 9 de abril de 2021

Bamin arremata Ferrovia de Integração Oeste-Leste por R$ 32,7 milhões

A Bahia Mineração (Bamin) arrematou nesta quinta-feira (08), pelo valor de R$32,730 milhões, a subconcessão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que se estende por 537 quilômetros entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia.

O trecho 1 já tem mais de 80% concluído, com previsão de conclusão em 24 meses. Com o trecho 2, que chegará até Barreiras, a ferrovia funcionará como um corredor de escoamento de minérios do sudoeste baiano e da produção agrícola que vem do oeste, levando toda esta carga para o Porto Sul.

O Governo da Bahia atuou ativamente para retomar a obra, de responsabilidade da União, por entender a importância do equipamento para o desenvolvimento econômico do estado. Com a construção da Ponte Salvador-Itaparica, outra grande obra estruturante do estado, o acesso entre a capital e o porto terá ainda redução de 100km no trajeto. 

De acordo com o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, a mineração, através da Bahia Mineração (Bamin), vai garantir a carga inicial da Fiol. “Se considerarmos as jazidas minerais já localizadas e identificadas na região de Caetité, além de todo o trabalho de prospecção que a companhia está fazendo nos 100 km no entorno dos trilhos, mais o transporte da produção do agronegócio que virá de Barreiras, vamos ver que rapidamente haverá necessidade de ampliar a sua capacidade de transporte. Além de transportar riquezas, os trilhos da ferrovia vão facilitar a implantação de internet via fibra óptica nos 30 municípios que ela cruza, levando desenvolvimento e progresso ao interior do nosso estado”, avalia. 

5 comentários:

  1. Deveria ser exportadoo minério manufaturado invés de ser produto primário.
    Perdemos matéria prima e postos de trabalho para outros países industrializados .
    Em troca de trocado de moedas.

    ResponderExcluir
  2. Sim seria o melhor a se fazer, porém o Brasil a anos não investe em tecnologia e por isso vende o produto primário para depois xo.prar mais cara o produto i dustrialuzado, outro detalhe, o governo que está fazendo não apenas essa obra assim como tantas outras inacabadas pelo país não é o estadual da Bahia ou de outro estado, é o federal, Verdinho eu sei que sua mamata é boa e tem que puchar o saco até lamber se ma darem, mais vamos dar a Cezar o que é de Cezar, faz uma matéria aí sobre o dinheiro que sumiu sem destino dos respiradores, duas compras milionárias que a impressa baiana não toca no assunto, tudo com rabo preso, que vergonha, seu papel é informar e não inventar noticias !

    ResponderExcluir
  3. SÓ BOSTA-NARO MESMO !! CUMPRINDO A MISSÃO DEPOIS DO GOLPE ENTREGAR O QUE DA LUCRO AO ESTRANGEIRO!! POVINHO, GADO, EVANJEGUES BURROS !!!

    ResponderExcluir
  4. QUEM ESTÁ FAZENDO A FERROVIA LESTE/OESTE É O GOVERNO FEDERAL, NÃO ESTADUAL, ASSIM COMO A FERROVIA NORTE SUL. SUA REPORTAGEM É TENDENCIOSA. É MUITO NOGENTA A IMPRENSA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu jumento, o governo bostaral não tinha 37,5 mi para concçuir a obra? Agora esses bandisários explorarão o lombo da gente por 35 anos e você çuxando o rebanho de gados, seu jumento FDP, defendendo um canalha daquele, entreguista safado, por isso que o país está a desgraça que está, por analfabetos funcionais que nem vocês.

      Excluir