quarta-feira, 7 de abril de 2021

Bamin é a favorita para a concessão da Fiol em leilão

Após dez anos de uma longa viagem, com algumas paradas inesperadas, a sigla Fiol começa a ganhar vida. O primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste vai a leilão amanhã (8), às 14h, na B3, em São Paulo. Até 2035, a expectativa é que o trecho alcance movimentação anual de 50 milhões de toneladas por ano. O vencedor do certame ficará responsável por concluir os 25% finais da obra e operar o trecho por 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões de investimentos. 

Desse total, R$ 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras, que estão com 80% de execução. Além disso, a concessão da Oeste-Leste vai permitir a criação de 55 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão nos próximos anos. A disputa pelos primeiros 537 quilômetros do corredor logístico entre o litoral de Ilhéus, no Sul, e Caetité, no Sudoeste, acontece com a garantia de pelo menos uma empresa interessada. 

Mineradora com um projeto pronto para produzir quase 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, a Bamin é apontada como a grande favorita para arrematar o trecho 1 da Fiol. Alguns analistas de mercado acreditam que a mineradora pode ser a única participante do leilão. Além da Bamin, figuram como possíveis interessadas a VLI, controlada pela Vale e maior operadora ferroviária do país, e a Rumo Logística, outra grande empresa do setor. 

Procuradas, todas as três empresas optaram pelo silêncio em relação ao leilão. A VLI respondeu que “como grande player do setor, a VLI avalia todas as oportunidades, mas prefere não comentar antecipadamente sobre nenhuma em específico”. A Bamin é a dona do projeto Pedra de Ferro, que produzirá quase 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, em Caetité, no interior da Bahia. Com a Fiol, a empresa vai escoar sua produção até Ilhéus e enviar o produto para o mercado externo pelo Porto Sul, que está sendo construído por ela e o governo da Bahia.

6 comentários:

  1. De que adianta, faz isso no estado da Bahia e depois as rendas irão para o governo federal que serão repassadas para o centrão através do toma lá da cá das emendas.
    Obra com 80% construída pelo governo anterior, daí vem um besta termina o restinho para inaugurar.
    Será igual ao foguete que começou a ser construído em 2008, igual ao aeroporto de conquista,
    Bozó só inaugura obra que estava pra ser concluída.
    Queria ver um projeto que ele criou e começou a construir.

    Não fez nada e bem fará para o povo brasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma república de ladrões, com tantas quadrilhas de políticos, servidores do judiciário, bandidos cruéis assassinando pais de famílias, mulheres, crianças. Pessoas desempregadas passando fome, sem assistência, sem hospitais, sem remédios, e um povo otário, energúmenos, estúpidos, assistindo um bando de parasitas filhos do demônio, de uma rede esgoto. Porisso que o Brasil é essa bosta de país de quinto mundo. Aquele que deveria ser o país mais rico e desenvolvido do planeta Terra, é apenas o paraíso dos ladrões. Um povo que vive de esmolas e sente-se orgulhoso de possuir o título do MAIOR LADRÃO DE TODOS OS TEMPOS. O que esperar desta bosta de gente e desta república de merda?

      Excluir
    2. Vem aí, O MITO 2022. O mais odiado pelos ladrões petralhas, bandidos diversos, malandros, gatunos galhudos furicais, sanguessugas, parasitas, pilantras, chifrudos e viadões. O MITO 2022. Quem não se aguentar de pé, que se deite e espere o fumo entrar!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Em 2022 vamos comer furicos petralhais! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


      Excluir
    3. 11:31 seu vomito não vai nem pro segundo turno. Aguenta firme. Se controle.

      Excluir
  2. Produto primário.
    Vamos criar Indústrias

    ResponderExcluir
  3. Vamos dividir o dinheiro da famosa RACHADINHA.

    ResponderExcluir