sábado, 10 de abril de 2021

Curta-metragem mostra implosão do Prédio Santa Paula; assista

 

De símbolo de uma cidade verticalizada e do progresso à marca da decadência da cultura do cacau. O curta-metragem “Ícone”, dirigido por Edson Bastos e Henrique Filho, da Voo Audiovisual, traz uma Ipiaú em que o Maison Valle dos Rios, mais conhecido como Prédio Santa Paula, é implodido.

Este é o primeiro edifício do município do Médio Rio de Contas com nove andares capazes de serem vistos de diversos pontos da cidade. Erigida por poderosos do cacau entre 1979 e 1983, devido à queda do preço do fruto e à descapitalização da Construtora Santa Paula, a construção foi paralisada, o que a transformou em um elefante branco que atrai olhares curiosos e frustrados há quase 40 anos.

A crônica ‘Ícone’, escrita pelo ex-professor, poeta e cronista Vitor Hugo Martins, publicada no livro ‘Cronicália’ (2015), inspirou a realização deste curta-metragem pelos diretores do filme, que são naturais de Ipiaú. Edson e Henrique são premiados cineastas – também realizadores do longa-metragem ‘Dr. Ocride’, que conta a história de Euclides Neto – e dedicam boa parte de suas obras a destacar a cultura do interior, especialmente da cidade natal.

O curta-metragem tem duração de 20 minutos, será lançado nesta sexta-feira (09) e ficará disponível até o dia 16 de abril, tanto no www.youtube.com/VooAudiovisual quanto no site www.vooaudiovisual.com.br. O filme conta com legendas em inglês, francês e espanhol. Assista ao filme aqui: https://youtu.be/XZmBx3ObevI

Além disso, tem uma versão com acessibilidade – interpretação em Libras, Audiodescrição e Closed Caption. Assista a esta versão: https://youtu.be/xkD77p1GEcs

Para compartilhar o processo de produção da obra, será realizado um bate-papo virtual sobre o filme, onde os participantes contarão como a obra foi produzida. A live será nesta sexta-feira, dia 09, às 19h, no perfil do Instagram @vooaudiovisual, com participação dos diretores Edson Bastos e Henrique Filho; do cineasta e consultor de roteiro desta produção, José Araripe Jr.; da diretora de produção do filme, Laísa Eça; e do músico e trilheiro, Ayam U’Brais.


As facetas de um ícone

Na época em que o edifício começou a ser construído, a região cacaueira ainda vivia as promessas financeiras do cacau e, na visão dos detentores do poder, era preciso modernizar a cidade para prepará-la para a metrópole que estava por vir. Com esse intuito foi iniciada a construção do Prédio Santa Paula. Sua existência até hoje inacabada e sem uso, em plena Praça Rui Barbosa, divide opiniões de moradores de Ipiaú, sobre se deve ou não ser implodido.

Para os diretores de “Ícone”, foi interessante a experiência de mesclar o documentário e a ficção, construindo uma obra com gênero híbrido. “Ao mesmo tempo que estamos contando a história verídica sobre a construção e interrupção do prédio, com depoimentos relevantes de pessoas que participaram desta história, temos também a camada fictícia onde um engenheiro está preparando o prédio para a implosão. Algo que faz parte do imaginário coletivo como curiosidade e o cinema possibilita visualizar como seria, além de possibilitar às pessoas visualizar detalhes da construção tanto por fora, quanto por dentro, assim como sua vista para a cidade de Ipiaú”, contam Edson e Henrique.

O filme traz depoimentos de proprietários de alguns dos apartamentos do edifício e de moradores da cidade, como Alex Muniz, José Américo Castro, José Vieira, Marcos Galdino e Zito Lacerda. O burburinho sobre a implosão evoca tanto os motivos contra – como o aproveitamento do prédio inacabado para funções comerciais, históricas ou sociais – quanto a favor – a fim de que dê lugar a uma estrutura que julgam mais nova e mais proveitosa para a cidade, sem o peso da imagem da decadência.

No elenco, estão os ipiauenses Navi Santos e Celso Rommel, e a trilha sonora também conta com o talento do nativo Ayam Ubráis Barco, além de Ismera Rock. Carlos Betão narra o filme e a crônica de Vitor Hugo Martins.

A produção do curta-metragem “Ícone” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SOBRE O FILME

Sinopse: O destino do prédio Santa Paula, uma construção interrompida desde 1983, em Ipiaú-BA, provoca debate após a notícia da sua implosão.

Inspirado na crônica homônima de Vitor Hugo Martins

Ícone | Dir. Edson Bastos e Henrique Filho

Curta-metragem | Híbrido | 20 min | 2021

Trailer: https://youtu.be/vnUQ5JRE9xY

Filme: https://youtu.be/XZmBx3ObevI

FICHA TÉCNICA

Elenco: Navi Santos e Celso Rommel

Figuração: Éder Cândido e Ivan Nascimento

Depoentes: Alex Muniz, José Américo Castro, José Vieira, Marcos Galdino e Zito Lacerda

Narração: Carlos Betão

Roteiro e Direção: Edson Bastos e Henrique Filho

Consultoria de Roteiro: José Araripe Jr.

Assistente de Direção: Iajima Silena

Produção Executiva: Edson Bastos

Direção de Produção: Laísa Eça

Direção de Fotografia: Henrique Filho

Câmera Adicional: Edson Bastos

Drone: Cláudio Pinheiro

Som Direto: Pedro Garcia

Produção de Arte: Beta Arruda

Costureira: Selma Oliveira

Designer Gráfico: Kaula Cordier

Montagem e Color Grading: Henrique Filho

Trilha Sonora: Ayam Ubráis Barco e IsmeraRock

Desenho de Som e Mixagem: Eduardo Joffily Ayrosa

Computação Gráfica: Edson Conceição e Saul Miranda

Acessibilidade (audiodescrição, closet caption e libras): Adriana Urpia

Legendas (inglês, espanhol, francês): ETC Filmes

10 comentários:

  1. O Estado e a Federação gastaram dinheiro público para a realização de um documentário desse? Sobre uma propriedade privada, onda a decisão final é do dono... Depois reclamam do genocida atual. Pelo menos cortou a verba desses vagabundos da área "cultural". Piada! PT nunca mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO DEMOLIU
      É UM DOC FICÇÃO
      FILME RUIM
      MAS QUEM ESCREVE, ESTUDOU PRA ISSO... PRA GANHAR O PROCESSO DE EDITAL E FAZER FILME BOSTA!! A CULTURA PRECISA SER FINANCIADA. COMO NAO APARECE NINGUEM COM IDEIA MELHOR, ESSAS PORCARIAS ACABAM SENDO FEITAS!

      Excluir
  2. MUITO BOM!
    MAS IMPLODIU, MESMO?
    PARECEU REAL, CARA!!!

    ResponderExcluir
  3. MAU PARA UM CARALHO!!
    SÓ A TRILHA SONORA PRESTA...

    ResponderExcluir
  4. Ai o que eles querem pegar nosso dinheiro para fazer uma porra dessa através de lei Ruanet e a zorra,pode procurar saber se essa turma que fez essa bosta se não é a turma da preguiça 50% e o resto de maconheiros das faculdades?

    ResponderExcluir
  5. Excelente curta-metragem. Uma boa homenagem à história de Ipiaú. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Porcaria, não mostrou por vários ângulos

    ResponderExcluir