sábado, 10 de abril de 2021

Detentos idosos do Conjunto Penal de Itabuna são vacinados contra Covid-19

Oito presos com idades entre 60 e 74 anos, custodiados no Conjunto Penal de Itabuna, foram vacinados contra o coronavírus na tarde da última quinta-feira (8) após pedido da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), que solicitou à Secretaria de Saúde do Município para observar os direitos humanos dos detentos pertencentes também a outros grupos prioritários para vacinação.

Defensora Pública, Priscilla Renaldy explica que há detentos que por suas características integram também outras fases do Plano Nacional de Imunização  sejam aqueles entre 60 a 75 anos (fase 2) ou os que sofrem de comorbidades (fase 3). Os detentos em geral estão previstos para receber a primeira dose na fase 4 do PNI.

"A privação de liberdade não pode representar a perda dos demais direitos. Não é possível negar a vacinação para idosos que estão privados de liberdade, isso é criar uma restrição de direitos que não se justifica do ponto de vista legal ou constitucional", explica a defensora. 

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o Conjunto Penal de Itabuna tem 894 detentos. O número reduziu bastante desde o início da pandemia, em março de 2020, quando havia mais de 1.100 presos. A Defensora explica que houve uma série de ações foram tomadas para evitar o contágio de detentos. A DPE-BA pediu para que a Justiça acatasse pedidos como antecipação de progressão de regimes, saídas antecipadas e prisões domiciliares para evitar surtos nos presídios.

De acordo com a defensora pública, a DPE/BA monitora em parceria com a direção do Conjunto Penal de Itabuna a população do presídio. Com cerca de 900 presos detidos, os oito vacinados nesta quinta-feira eram os únicos maiores de 60 anos de idade. Quando a vacinação avançar para as pessoas com comorbidades (fase 3) serão cerca de outros 100 presos a serem vacinados mais imediatamente.

Para o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, é preciso que se compreenda que a pessoa mesmo condenada e presa não perde sua humanidade. “Essas pessoas não são apenas presos, elas não perderam outros laços de identificação e vínculos. Elas também podem ser idosas, como é neste caso, ou sofrerem de doenças graves, ou ainda de uma série de outras particularidades que as definem e que são relevantes no que concerne aos direitos que possuem”, pontuou.

A vacinação foi realizada pela própria equipe de enfermagem do Conjunto Penal de Itabuna e acompanhada pela defensora pública e coordenadora da 4a Regional da Defensoria com sede na cidade, Luanna Ramalho.

24 comentários:

  1. E o trabalhador que morra
    País de bosta esse Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são os que garantem a sobrevivência dos bandidos maiores, por isso esse cuidado.

      Excluir
  2. É brincadeira, eles podem ser vacinados, mas depois de toda a população Itabunense. Essa cidade é uma desgraça mesmo, até pacto com líderes de facções fazem no presídio, é lindo o município de Itabuna.

    ResponderExcluir
  3. É brincadeira, eles podem ser vacinados, mas depois de toda a população Itabunense. Essa cidade é uma desgraça mesmo, até pacto com líderes de facções fazem no presídio, é lindo o município de Itabuna.

    ResponderExcluir
  4. Deveriam ficar por último!!

    ResponderExcluir
  5. Os idosos acamados a maioria ainda não recebeu a vacina, os marginais já receberam!

    ResponderExcluir
  6. Bandido tem tudo que falta ao cidadão de bem!

    ResponderExcluir
  7. Isso é Brasil. O cidadão de bem , pai de família, tem que sair pra trabalhar, se arriscar, não deixar o Brasil parar, tem prioridade zero. Umas desgraças do satanás tem prioridade. Tá certo. Tá certo.

    ResponderExcluir
  8. Secretaria nos trabalhos de 54 a59 anos que trabalhamos de sol a sol estamos a Mercer da civid já quem pratica delitos como assalto tráfico de drogas homicídios sequetros etc
    Tem o previlegio de ser imunizado na frente de nós trabalhadores que estamos na rua garantindo o pão pra nossa família vcs acham serto isso ?? Em Prefeito Augusto e vice Guinho e secretaria da saúde

    ResponderExcluir
  9. O GADO DE BOZO TA COM MAIS MORAL QUE OS TRABALHADORES HONESTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu é desinformado os presos são prioridade do estado Petista larga de ser burro, quem manda é Rui Bosta seu idiota

      Excluir
  10. o povo de bolsonaro resolveram tomar vacina?

    ResponderExcluir
  11. Tinha que deixar o corona vírus matar esses lixos.

    ResponderExcluir
  12. Tem que vacinar o cidadão de bem. Marginal preso tem que ser último a vacinar e se tiver vacina.

    ResponderExcluir
  13. Se forem estupradores ou crimes Contra crianças d qualquer natureza merecem uma dose em grande volume de chumbinho

    ResponderExcluir
  14. Sacanagem isso, essas desgraça apronta, e tem prioridade, já o que vive honestamente, fica a mercê, já vi que o que vale a pena é matar, vender drogas, tocar o terror e fazer as piores atrocidades com as pessoas, ser honesto, só se lasca.

    ResponderExcluir
  15. So podia ser no estado governado pelo pt .

    ResponderExcluir
  16. Presos não tem nescessidade de receber vacinas por que já está preso,como eles vão pegar covid,se nem na ruas eles saim?

    ResponderExcluir
  17. O tãl gerente recebe por fora.

    ResponderExcluir
  18. Agora pensem aí, sou trabalhador iguais milhares de pessoas, mas não fomos imunizados. Porém essa raça aí que não serve para absolutamente nada de útil já foi vacinada. Brasil é o país do contra...contra as pessoas de bem, contra os trabalhadores, contra as pessoas decentes. Aqui se privilegia o errado, o bandido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toma vergonha rapaz eles tem os erro des msis São se humamos rapaz

      Excluir
  19. Tinha que contaminar todos e deixar isolados defiando até a morte...lembram do holocausto?

    ResponderExcluir
  20. ABSURDOOOOOOOOOO !!!!!!!!! BRASIL PAIS LIXOOOO

    ResponderExcluir