segunda-feira, 12 de abril de 2021

Grupo de venezuelanos chega em Itabuna após quatro meses em busca de refúgio

Um grupo com 38 venezuelanos chegou à cidade de Itabuna, no sul da Bahia, no domingo (11), em busca de auxílio depois de quatro meses em viagem pelo Brasil. Antes, eles haviam passado por Manaus, Belém e Fortaleza, e montaram um acampamento na cidade.

Entre o grupo, estavam 23 crianças. Algumas pessoas seguravam placas implorando por ajuda e citaram apreensão por causa dos familiares que permaneceram no país em situação de extrema pobreza.

Os venezuelanos disseram que fugiram da crise no país, pois não há energia elétrica e outros insumos básicos. Uma das pessoas no grupo relatou, por exemplo, que algumas famílias precisam calcular como sobreviver com duas latas de leite por mês. As informações são do G1-BA.

Na manhã desta segunda-feira (12), eles foram levados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza do município para o Centro Pop – local para acolhimento de pessoas em situação de rua – de Itabuna para que pudessem tomar banho e receber outros cuidados.

No local, eles fizeram a refeição e as crianças puderam ter uma recreação depois de meses em situação precária. Todo o grupo será testado para a Covid-19. E, dos que já foram examinados, duas pessoas apresentaram resultado positivo para a doença. Eles estão em isolamento no Centro Pop e vão passar por atendimento.

A titular da secretaria, Andréa Castro, informou que o órgão entrou em contato com as entidades competentes para que os estrangeiros possam ser acolhidos e direcionados sobre o que devem fazer.

“Estamos providenciando uma creche ou uma escola para abrigar essas pessoas que estão em grande vulnerabilidade social. Nós já estamos providenciando junto aos órgãos judiciários o encaminhamento dessas pessoas", disse a secretária.

A Venezuela vive uma crise socioeconômica e política há sete anos, e passa pela maior recessão da história.

62 comentários:

  1. Pronto, como se já não bastasse a quantidade de bandidos que já temos aqui...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, esta é a realidade que os diabólicos petralhas e seu ladrão galhudo querem colocar o Brasil. Vá de retro. ladrãos cornões! Em 2022, vem aí O MITO. Vamos comer furico de galhadas! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Itabuna não consegue comportar nem os seus próprios moradores de rua, imaginade outros Países

    ResponderExcluir
  4. UE, MAS O COMUNISMO NÃO É BOM???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk comunismo e bom pra Jean,Caetano,Gilberto Gil,Gilmar Mendes,Ruy Bosta..tem dinheiro.pobre burro e que aplaude esses demonios

      Excluir
  5. MANDA ELES TUDO PRA CASA DO GOVERNADOR RUIM BOSTA OU DO GERALDO SIMÕES, OS PETISTAS DE M...NÃO SÃO ELES QUE ADMIRAM A DITADURA DO MADURO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM DISSE A VOCÊ, QUE ESSAS PESSOAS ADMIRAM O COMUNISMO? ELAS NÃO DECIDIRAM O QUE O COMUNISMO FEZ AO PAIS DELA, SE FOSSE ASSIM, TODOS BRASILEIROS SÃO CULPADOS POR LULA TER ROUBADO! TODOS VOTARAM NELE, POR ACASO? DEIXE DE SER AMARGO E SEM COMPAIXÃO UM DIA ISSO PODE SER COBRADO!

      Excluir
  6. E pensar que tem quem defenda o regime venezuelano.

    ResponderExcluir
  7. Kd os lacradores.... do Pt ... vão pra Venezuela bando de canalha....
    B382022

    ResponderExcluir
  8. A Venezuela doou oxigênio para o Brasil. Quem são os pais de todas essas crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCE AI DO 16;27. DOOU ?? DOOU O QUE IMBECIL ??? A WHITE MARTINS TEM UMA FABRICA DE OXIGENIO LA, A UNICA COISA QUE O GOVERNO DESTE LIXO DA VENEZELA DOOU FOI A AUTORIZAÇÃO PARA OS VEICULOS TRANSPORTAR O OXIGENIO, NADA MAIS QUE ISSO, ELES NAO TEM NEM COMO ABASTECER OS HOSPITAIS DELES DE OXIGENIO PQ O GOVERNO NAO TEM DINHEIRO PARA COMPRAR OXIGENIO, DEIXA DE SER BURRO, PORQUE NAO VAI PRA LA, LA TEM LUGAR, AFINAL ESTAO COMENDO CACHORROS E BURROS POR FALTA DO QUE COMER, QUEM SABE VOCE ENTRA NO CARDAPIO :???

      Excluir
  9. Muito triste essa situação. Mas, temos no município pessoas vivendo dessa mesma forma, sem renda nenhuma, sem nada em casa para alimentação e não vejo esta secretaria fazendo algo. Estão ajudando os Venezuelanos por questão de aparecer na mídia e fazer propaganda. Enquanto isso, há quatro meses na há entrega de Cesta Básica no município.
    Hj começaram a fazer o cadastro das famílias para auxílio emergencial municipal. A lista já veio da secretaria. Não levaram em consideração os assistentes sociais e psicólogos que lidam diretamente com o público que está necessitando. Parece que a gestão ainda está em campanha política! Prestem atenção no Instagram da secretária! Parece uma blogueirinha, fazendo boomerangs e expondo os usuários... Triste Itabuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as ações dos "políticos" visam a promoção pessoal e a exposição humilhante dos cidadãos trabalhadores, para que, desta forma, permaneçam fragilizados e jamais se rebelem. Dentre as diretrizes comunistas, uma das mais importantes é manter as pessoas submissas pela miséria e desprezo. Isto é uma amostra do futuro que os ladrões petralhas projetaram para o Brasil, felizmente surgiu um candidato que desmontou o teatrinho articulado pelas ORCRIM'S PT, PSDB, PMB e demais facções. Cabe ao povo brasileiro definir que horizonte deseja vislumbrar. Será que a ignorância crônica e secular empanará as visões e embotará as mentes tornando-as incapazes de pensar? Cruz credo!

      Excluir
    2. Devemos ajudar o próximo, mas veja que as capitais não deram essa ajuda, o interior que vai dar? Enfim, Itabuna nesse governo parecem estar ainda e campanha e será que não estão para deputada?

      Excluir
  10. O MALDITO BLOQUEIO AMERICANO POR CAUSA DE IDEOLOGIAS.


    A ARÁBIA SAUDITA EXECURA ATÉ JORNALISTAS, MAS OS TIO SAM FICA CALADINHO, POIS PRECISA DO PETRÓLEO E OS EUA FAZEM O QUE QUEREM.


    QUEM SOFRE É O POVO.

    FORA AS MENTIROSAS ARMAS QUÍMICAS DE SADDAM HUSSEIN E A INVASÃO DO VIETNAN.


    OS ESTADOS UNIDOS, DONOS DO MUNDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa estratégia de canalhas criminosos esquerdopatas de "COMETER O CRIME E ACUSAR TERCEIROS PELA AUTORIA" já está bastante desgastada e conhecida. Por abusar ininterruptamente de procedimentos benéficos aos criminosos, temos o Brasil juncado de ladrões e bandidos de toda espécie, e pior, todos estão sendo abençoados pelo nosso "poder judiciário", cujo milagre transforma ladrão em santo e Deus em acusado.
      Portanto, tome tenência, esquerdopata petralhão cabeça de bosta!

      Excluir
    2. Mais um idiota útil no pedaço, tudo é culpa dos outros. A esquerda faliu a Venezuela com tanta roubalheira, já que era um país rico e depois a culpa é dos EUA. Vá pegar o seu pão com mortadela, infeliz.

      Excluir
    3. Esquerdista nunca assume..... Sempre a culpa é dos outros

      Excluir
    4. DE ONDE SAIU ESTE ENERGUMENO ?? DERAM DESCARGA NO VASO, E ESTE AI CAIU NO RIACHO??? QUE FESTIVAL DE ASNEIRAS, MEU DEUS QUE POVO SUB-DESENVOVIMENTO SAO ESTES MORTADELAS

      Excluir
  11. sai do comunismo no seu país de origem e vem para um estado com governador comunista, parece os poloneses que saíram das mãos do nazismo e caíram nas mãos dos comunistas kkk

    ResponderExcluir
  12. Aproveitem e se informem com eles como é um País governado por comunistas, lembrando que o pt foi um dos grandes responsaveis pela implantação desse regime na Venezuela.

    ResponderExcluir
  13. E fica uns alienados querendo botar luladrão no poder sabendo que ele quer implantar o mesmo sistema de Cuba aqui no Brasil , olha ai resultado ,Maduro já implantou o mesmo sistema na Venezuela e o povo sofrendo .

    ResponderExcluir
  14. Mostra essa cituacao aos apoiadores de lula e Rui Costa, pois eles apoiam o ditador Nicolas maduro, e o seu regime socialista, cruel e desumano. Viva o comunismo e o socialismo, tem gente ipocritas que ama defender esses tipos de regimes e ditadores, mais nunca passou pelo sofrimento que esses pobres coitados passaram no país deles..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando foi que na época do PT vc viu situação assim jumento? Trabalhadores q tiveram nossos direitos tirado por esse monstro q esta no poder hj e vc digitando merda dai.

      Excluir
  15. Espero em Deus que ao menos isso a prefeitura de Itabuna seja competente, ser solidária a essas pessoas que buscam por uma vida com condições básicas de vida e acolhimento já que não tem em seu país de origem. A população de Itabuna é boa essas pessoas tendo um local para ficar uma boa parte vai contribuir com doações de camas, colchões, fogão, botijão, ventilador, tv e tudo que precisarem ter em uma casa e também com um trabalho pq Deus não desampara os seus e talvez por isso essas pessoas vieram parar justamente aqui depois de tantos lugares passados

    ResponderExcluir
  16. AGORA TO ESPERANDO OS COMENTARIOS DOS PETISTAS

    ResponderExcluir
  17. Kd a lacracao.... tudo com a língua no relógio ... vai bando de miserável pra Venezuela.. comunismo causa isso ... por isso é b382022... b382026

    ResponderExcluir
  18. Fico só olhando dá atenção às outras pessoas de outros país acolhe, faz teste de covid, atenção e alimento tudo bem fazendo o bem, ok!
    Agora ninguém olha os moradores de rua da cidade vive em situação jogada nas ruas sujas, com fome e sem atenção.Bora vê viu assistência social olhar pra essas vidas também.

    ResponderExcluir
  19. Vcs aí que estão discutindo política numa situação dessa se reúne fãs uma farofa de jararaca e vão debate o assunto se não pode ajudar não atrapalhe

    ResponderExcluir
  20. Isso ai pra quem vota no PT ver essas situação fugindo de uma pais onde o governo tá matando de fome sua população .. comunismo qui o PT prega triste pq veio pra Bahia onde temos um ditador rui costa.. aqui não podemos trabalhar pq os governantes do PT quer derrubar um presidente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode trabalhar? tu é preguiçoso(a) e quer colocar a culpa em Rui elemento? kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  21. Quanta imbecilidade!
    Que falta faz uma boa educação.

    ResponderExcluir
  22. Dá passagem para seguir viagem. Itabruna ja tem seus próprios Venezuelanos, manda ir para capital.

    ResponderExcluir
  23. começou já não basta os nóias,meoteiros,doidos etc

    ResponderExcluir
  24. Itabuna gosta e com certeza vai da título de cidadania itabunense esses vagabundos que vem da Venezuela fica por la mesmo quem pariu Matheus que balance aqui ja ta cheiu de vagabundo e bandidos chega

    ResponderExcluir
  25. A prefeitura não é solidária com os daqui imagina com esses pelegrinos da Venezuela eles veiu a Itabuna porque sabe que aqui ja tem outros aqui é o paraíso acolhe todo tipo de gente Itabuna da mãe Joana

    ResponderExcluir
  26. Giva de boa que depois que vvd pegarem o covid i bosobosta o mito bai ajudar vcs se sibrebiveren por que nem a vacina essa desgraça queria comprar que moral vcs tem pra falar do pt ja que é por causa de bozo que milhares de brasileiro está morrendo precisou lula falar a verdade pra ele começa a compra a vacina vai toma no cu cambada de peste ou então vai se bozo que comer o cu de vcs merda afff vai hora pra não pega o covid antes de tomar a vacina esquece lula e o pt deixa lula em paz vai cuidar de seu marido ou da mulher de vcs enquanto vcs tão pensando no pt em lula eles ta trepando gostoso cambada de corno da desgraça afff pronto falei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o objetivo atual dos cientistas é assistir a destruição da Terra e realizar a colonização do planeta Marte, será que já temos um "EXTRA TERRESTRE" no vilarejo taboqueano? Pelo idioma parece que sim! Valha-nos São José e todos os demais Santos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Alguém consegue traduzir isto?

      Excluir
    3. pelo amor de Deus, alguem pega este elemento ai do 20:33 e o leva ate uma instituição de ensino, bem, é capaz de querer matar quem tentar fazer isto, Meus Deus, este elemento quando pensa "FEDE", quando abre a boca "DA DESCARGA", que povo analfabeto e subdesenvolvido são estes elementos que se dizem petistas, são uma ABERRAÇÃO INTELECTUAL

      Excluir
    4. Toda certeza, foi aluno do Topa.

      Excluir
    5. Nem precisa traduzir, toda certeza foi aluno do Topa.

      Excluir
  27. Preciso ajudá-los, por favor verdinho, como posso ajudá-los?

    ResponderExcluir
  28. Gente o povo ta com fome dai comida aqueles que tem fome e agua aqueles que tem sede.

    ResponderExcluir
  29. Comentário das 17:53,concordo c vc o q eu tenho é pouco mas vou dividir c eles também é aos d+ sejam solidários esqueçam políticas e vamos ajudar a quem têm fome cede e frio.faça aquilo q Jesus nos ensinou, amar o próximo como a te mesmo

    ResponderExcluir
  30. OOs ladrões esquerdopatas e supostos arremedo de comunistas brasileiros, são uns canalhas que o tempo todo ficam a desejar o mal para terceiros. Estes filhos do cão com o ladrão de nove garras, são apenas ladrões e parasitas que vivem às custas do trabalho de outros. Alguém sabe informar se algum ladrão petralha alguma vez foi morar em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, China ou qualquer outra sucursal do inferno? Eles apenas fazem a propaganda para atrair os otários que vão trabalhar para sustentar estes sanguessugas ladrões. Todo petralha metido a esquerdopata e comunista é apenas um LADRÃO.

    ResponderExcluir
  31. Alô comunismo/socialismo, é tudo de bão. Mas isso mesmo brasileiros continuem apoiando a esquerda [PT, Psol, PCdoB e outros] que breve estaremos igual a Venezuela , cuba ou até mesmo igual a Coreia do norte.....

    ResponderExcluir
  32. SERA QUE ISSO TAMBEM FOI O FBI?? SERA QUE FOI O GOVERNO AMERICANO O CULPADO TAMBEM RENCA DE BOSTAS DA ESQUERDA?? PORQUE NAO VAO PARA LA PARA A VENEZUELA, LA NÃO E ESQUERDA, TA SOBRANDO ESPAÇO LA, AFINAL LA ELES TAO COMENDO CACHORRO E BURRO, QUEM SABE VOCES NAO ENTRAM NO CARDAPIO ???

    ResponderExcluir
  33. Bolsonaro é um incompetente junto a moro , são farinha do mesmo saco , ladrões sacana .

    ResponderExcluir
  34. Ministro se junta com juiz para assinar sentença, imagina se essa moda pega 😂. Chora não bolsominions .

    ResponderExcluir
  35. O colunista do The New York time tem total razão em dizer que essa farsa de moro dos procuradores da lava jato foi a maior do estado jurídico do mundo kkkkk toma bolsominions

    ResponderExcluir
  36. Parabéns a vocês bolsominion prenderam lula e ganharam a eleição roubado . Bate de frente com o vovó, pai tá vivao e o PT todos juntos em pró da nação .

    ResponderExcluir
  37. PETRALHAS COMUNISTAS DE PLANTÃO. LEVA ELES PRA CASA

    ResponderExcluir
  38. Vejo eles como vítimas de governos idolatrado e não cobrados, bem assim começará a viver isso aqui no Brasil , que divez o governo ser cobrado está sendo idolatrado.

    Seja lá qual for legenda partidária deles.
    Agora não adianta uma nação ser administrada apenas para os ricos, banqueiros ,empresários.
    Pobre dos menos favorecidos e pobre burguês.

    ResponderExcluir
  39. Prefeitura aceitar parabéns, mas coloca em um lugar digno estão na rodoviária ?? Tanta escola fechada sei lá arrumar um lugar digno e com privacidade e o mínimo.

    ResponderExcluir
  40. A melhor coisa a fazer é doar o dinheiro das RACHADINHAS para essa gente.

    ResponderExcluir