quinta-feira, 22 de abril de 2021

Nasa extrai oxigênio respirável de ar rarefeito de Marte

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) realizou um novo feito extraterrestre inédito em sua missão mais recente a Marte: converter dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio puro e respirável, anunciou a agência nessa quarta-feira (21).

A extração de oxigênio foi feita na terça-feira por um dispositivo experimental a bordo do Perseverance, jipe científico que pousou no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro, depois de uma viagem de sete meses.

Em sua primeira ativação, o instrumento do tamanho de uma torradeira batizado de Moxie, uma abreviação de Experimento de Utilização de Recurso de Oxigênio Marciano In-Situ, produziu cerca de cinco gramas de oxigênio, o equivalente a cerca de 10 minutos de ar respirável para um astronauta, disse a Nasa.

Embora a produção inicial tenha sido modesta, o feito assinalou a primeira extração experimental de um recurso natural do meio ambiente de outro planeta para uso direto de humanos.

“O Moxie não é só o primeiro instrumento a produzir oxigênio em outro mundo”, disse Trudy Kortes, diretora de demonstrações tecnológicas do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial da Nasa, em comunicado. Ela o classificou como a primeira tecnologia do tipo a ajudar missões futuras a “viverem dos frutos da terra” de outro planeta.

O instrumento funciona por eletrólise, que usa o calor extremo para separar átomos de oxigênio de moléculas de dióxido de carbono, que representa cerca de 95% da atmosfera marciana – o oxigênio só existe em Marte em quantidade ínfima.

7 comentários:

  1. Essas desgraças todo dia destroe o planeta terra mais um pouco com guerras, armas nucleares e vírus criados em laboratórios (Covid 19)e depois ficam atrás de habitar outro planeta esses demônios,filhos de satanás !!

    ResponderExcluir
  2. A espécie mais destrutiva e predadora do Universo, está destruindo sua única morada e buscando implantar uma seleção minunciosa dos seres que darão continuidade à existência da raça. Porisso o empenho e o desespero na busca de uma planeta viável para estabelecimento de uma futura colônia de onde possa explorar e destruir outros mundos. Urge que o Senhor do Universo conclua Seu Processo...

    ResponderExcluir
  3. Não sei pq ainda não tentaram plantar uma semente de qualquer espécie de planta atraves desse mecanismo q são enviados pra lá para pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Os seres humanos são como gafanhotos, só prestam para destruir. Não vejo país nenhum buscando maneiras de transformar este planeta em paraíso como Deus transformou. Os homens são pensam em guerra e poder.

    ResponderExcluir
  5. ESPERO QUE NAO CONSIGAM VIVER FIRA TERRA, DEUS DEU LINDO PLANETA OLHA O QUE OS HUMANOS FIZERAM COM ELE,VÃO FAZER O MESMO FORA DELE POIS SÃO GANANCIOSOS NAO RESPEITAM NADA.

    ResponderExcluir
  6. Manda o FILHO DE MUTUNS pra lá

    ResponderExcluir
  7. O homem jamais foi à Lua e Marte é uma estrela errante, não um planeta.


    O mundo jaz no maligno.

    ResponderExcluir