quinta-feira, 22 de abril de 2021

ONG aponta Feira de Santana como 9ª cidade mais violenta do mundo

A ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal apontou Feira de Santana como a 9ª cidade mais violenta do mundo. Entre os 50 municípios listados no estudo também estão Vitória da Conquista (20ª posição) e Salvador (28ª).

O Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal é uma das principais entidades internacionais no monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo.

Para fazer o ranking, a instituição leva em consideração as taxas de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes. O índice é calculado por número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

O levantamento é feito e divulgado anualmente, há 13 anos. Os dados desta lista são de 2020. O principal critério da instituição é usar informações que partam de fontes oficiais, como secretarias de segurança, ou dados de fontes alternativas, como jornais e portais de notícia.

No caso das cidades baianas, a ONG detalhou que os dados usados no estudo foram encontrados publicamente no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O estudo aponta um crescimento dos crimes de homicídio em Feira de Santana. Em 2017, por exemplo, a cidade estava em 15º lugar na lista, com índice de 60,23 homicídios a cada 100 mil habitantes. Agora, a taxa subiu para 67,46.

Salvador, por outro lado, caiu na mesma comparação. Em 2017, a capital baiana aparecia em 20º lugar, com índice de 54,71. Agora, em 28º, apresenta taxa de 46,80 – também por homicídios a cada 100 mil habitantes.

No ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, o Brasil aparece apenas com municípios de seis estados nordestinos, além do Acre, que fica na região Norte do país. A Bahia é o estado brasileiro que mais aparece na lista, com três cidades.

Em seguida estão Rio Grande do Norte e Pernambuco, com duas cidades cada uma. Ceará, Alagoas e Piauí também estão presentes no estudo, com suas capitais na lista.

21 comentários:

  1. Respostas
    1. Estão falando de cidades, não de roças!

      Excluir
    2. Aos dois ignorantes que comentaram, essa pesquisa sempre é divulgada em abril de cada ano, e leva em conta cidades com mais de 300 Mil Habitantes, e Itabuna tem 230 Mil, entenderam broncos?

      Excluir
    3. Aos dois ignorantes que comentaram, essa pesquisa sempre é divulgada em abril de cada ano, e leva em conta cidades com mais de 300 Mil Habitantes, e Itabuna tem 230 Mil, entenderam broncos?

      Excluir
    4. Mesmo assim, se for dividir a quantidade de mortos por habitantes, isso colocaria Itabuna a frente de Conquista.

      Excluir
    5. Na pesquisa feita no Brasil, Itabuna aparece a frente de Conquista e Feira de Satanás, aí é outro tipo de pesquisa, é tão difícil de entender é?

      Excluir
  2. oxe kd itabuna ??eles não conhece??

    ResponderExcluir
  3. Bahia do PT, Bahia de Rui ainda tem idiota querendo mais.

    ResponderExcluir
  4. itabuna é primeiro lugar facil faci

    ResponderExcluir
  5. Esses mexicanos são muito inocentes. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. As cidades mais violentos do Brasil são aquelas com até 200.000 habitantes. Portanto...

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. 4 cidades do Brasil, viva bolsonaro porra, o miliciano q vai acabar com a violência da nação.

      Excluir
    2. Já vi que cérebro de comunista é fácil de esquecer, porque desde da época de luladrao, que os protegidos por ele já praticavam a violência.

      Excluir
  8. Kkk...essas estatísticas, não procede. Aki em Itabuna é problema toda hora. Deve ser que Itabuna é outro planeta.kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Não pegaram os dados de Itabuna

    ResponderExcluir
  10. ACM Neto,tá pagando quanto pra Salvador não encabeçar essa lista

    ResponderExcluir
  11. O presidente quer mudar as leis e jogar duro com bandidos, mas os petistas não deixam. O senador do PSOL proibiu até de filmar criminosos.

    ResponderExcluir
  12. esse bolzonaro é o pior bandido que existe ele e Lula

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS BOLSONARO ...SUAS MILICIAS ESTÃO INDO BEM OBRIGADO

    ResponderExcluir