quinta-feira, 29 de abril de 2021

Papa Francisco estabelece novas regras sobre corrupção para assegurar que cardeais e gestores sejam transparentes

O Papa Francisco estabeleceu nesta quinta-feira (29) nova regulamentação anticorrupção para assegurar que os próprios cardeais e gestores do Vaticano são transparentes e honestos.

As novas regras implicam que os cardeais e gestores declarem periodicamente que investem apenas em fundos compatíveis com a doutrina católica e que não estão sob investigação criminal ou têm dinheiro em paraísos fiscais. Esses requisitos éticos para o investimento excluiriam, por exemplo, a fabricação de armas.

Uma nova lei publicada hoje contém também uma proibição que, a ser amplamente aplicada, significará uma revolução na cultura da Cúria: proíbe qualquer empregado do Vaticano de receber presentes relacionados com o trabalho com valor superior a 40 euros.

Como “relacionado ao trabalho” poderia levar a interpretações ambíguas, a proibição visa claramente a reduzir os presentes, por vezes de luxo, que costumam receber as autoridades do Vaticano de benfeitores ricos, amigos e membros do clero.

A medida restritiva do papa ocorre quando os procuradores do Vaticano estão há quase dois anos a desenvolver uma investigação anticorrupção que envolve investimento do Vaticano em um empreendimento imobiliário em Londres.

Francisco pregou sobre a eliminação da corrupção no Vaticano, durante anos, mas a nova lei marca o seu maior passo até agora para assegurar que os próprios cardeais e gestores estão “limpos”.

O chefe da Igreja Católica decretou que todas as novas contratações devem estar sujeitas à assinatura de uma declaração, atestando que o candidato nunca foi condenado por um crime e não está sob investigação por situações que incluam lavagem de dinheiro, corrupção, fraude, exploração de menores ou evasão fiscal.

A declaração deve ser renovada a cada dois anos, estando contemplada a possibilidade de dispensa como penalização por mentira. Também incluída na declaração está a garantia de que nem o gestor, nem terceiros, dispõem de investimentos em paraísos fiscais e que todos os investimentos estão em linha com a doutrina social da Igreja Católica.

Na introdução da lei, Francisco escreveu que a regulamentação era necessária porque “a corrupção pode manifestar-se de diferentes formas”. Os superiores do Vaticano, escreveu, “têm a particular responsabilidade de concretizar a fidelidade de que fala o Evangelho, agindo de acordo com os princípios de transparência e sem qualquer conflito de interesses”.

A lei foi publicada na mesma semana em que a adesão da Santa Sé às normas internacionais de combate à lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo está sendo analisada pelo comitê de peritos do Conselho da Europa para avaliação de medidas nesta área (Moneyval).

Os avaliadores do Moneyval visitaram a Santa Sé no outono e apresentaram um relatório aos Estados-membros para discussão e adoção. Não está prevista a divulgação do relatório antes de mais algumas semanas.

13 comentários:

  1. Quanta hipocrisia e contradição! Recentemente este vermelhão recebeu e "abençoou" o maior ladrão e chefe quadrilheiro do planeta Terra. Ora, quem abençoa um ladrão não pode estar em comunhão com Deus Todo Poderoso.
    Desconfio que este Chiquinho é um "papa" alinhado com o "Cramunhão", seria mais típico e adequado ao seu perfil. Afinal, uma das regras dos comunistas é o ódio a DEUS e todas as religiões que comungam da Fé ao Todo Poderoso e REAL SUPREMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk
      Olha onde chega o fanatismo.
      Depois que bozo disse que Jesus Cristo foi comunista por distribuir pão, e sumir, ainda dizer que seus discípulos e seguidores eram miseráveis e comparou com o pt, chamou jesus de comunista!!!
      Olha o gado com raiva da igreja católica agora.
      Kkkkquero distância desta doença!!!
      Burros

      Excluir
  2. Aliás este Chiquinho também é amicíssimo de Cristina Kirchner ex-presidente e atual vice-presidente da Argentina, aquela que quebrou o país vizinho e que, coincidentemente é amicíssima do maior ladrão do planeta... aquele mesmo molusco de nove garras!

    ResponderExcluir
  3. Por 1750 anos a grande Babilônia esteve regendo tanto a política quanto a religião no mundo inteiro. A grande Babilônia foi a responsável pelo período mais sombrio da história humana, a "idade das trevas".
    Mas agora estamos prestes a testemunhar sua queda e vergonha. Que venha o reino de Deus e de seu Cristo ! Que a grande besta apocalíptica seja julgada e condenada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Idade das trevas" é dito, ou por gente retardada, ou mal intencionada. Saí daí doente protestonto.

      Excluir
  4. E como tem corrupção no VATICANO. A começar com a amizade de Lula e o Papa que são amigos.🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  5. Essa sim é a verdadeira religião dos Cristãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você vir com base Bíblica para as praticas papais romanas, aí concordarei com você!!!

      Excluir
    2. Vai nessa q vc vai ver...Essa aí é a grande besta do Apocalipse

      Excluir
    3. O Cristianismo nos ensina que foram criados um macho, o homem e uma fêmea, a mulher, para formarem um par, casal, conviverem e procriarem. Não foi sequer aventada a hipótese esdrúxula de ocorrerem transformações excêntricas tornando o homem uma "bicha" e a mulher um "sapatão". Aliás, os seres que pregam as filosofias "comunista" e "socialista", as quais servem apenas para ludibriar os otários, vez que, em ambos os sistemas, os chefões são ricos e vivem no luxo, enquanto os escravizados morrem trabalhando, nas prisões infectas ou fuzilados. Recordemos que, em 2019, a polêmica gerada no carnaval foi uma alegoria idealizada por seres demoníacos esquerdopatas que mostrava Deus, a Virgem Maria, São José praticando atos libidinosos com o demônio. Qualquer coisa que consiga imaginar e proferir tamanha blasfêmia só pode ser algo oriundo das profundezas do INFERNO. A espécie humana foi criada para povoar o planeta e disseminar o amor a Deus em comunhão e convivência pacífica, porém, a ganància, o orgulho, a vaidade, o ódio, a inveja, a ambição desmedida transformaram o homem nesta aberração representativa do MAL. Mas, o tempo do AJUSTE DE CONTAS ESTÁ CHEGANDO. Todos os ladrões, assassinos, enganadores e mercadores da Fé, bandidos da política, todos os CRIMINOSOS serão julgados, condenados e arderão no FOGO DO INFERNO. AGUARDEM!

      Excluir
    4. O Cristianismo nos ensina que foram criados um macho, o homem e uma fêmea, a mulher, para formarem um par, casal, conviverem e procriarem. Não foi sequer aventada a hipótese esdrúxula de ocorrerem transformações excêntricas tornando o homem uma "bicha" e a mulher um "sapatão". Aliás, os seres que pregam as filosofias "comunista" e "socialista", as quais servem apenas para ludibriar os otários, vez que, em ambos os sistemas, os chefões são ricos e vivem no luxo, enquanto os escravizados morrem trabalhando, nas prisões infectas ou fuzilados. Recordemos que, em 2019, a polêmica gerada no carnaval foi uma alegoria idealizada por seres demoníacos esquerdopatas que mostrava Deus, a Virgem Maria, São José praticando atos libidinosos com o demônio. Qualquer coisa que consiga imaginar e proferir tamanha blasfêmia, só pode ser algo oriundo das profundezas do INFERNO. A espécie humana foi criada para povoar o planeta e disseminar o amor a Deus em comunhão e convivência pacíficas, porém, a ganància, o orgulho, a vaidade, o ódio, a inveja, a ambição desmedida transformaram o homem nesta aberração representativa do MAL. Mas, o tempo do AJUSTE DE CONTAS ESTÁ CHEGANDO. Todos os ladrões, assassinos, enganadores e mercadores da Fé, bandidos da política, todos os CRIMINOSOS serão julgados, condenados e arderão no FOGO DO INFERNO. AGUARDEM!

      Excluir
  6. Leia a BÍBLIA ( os livros das crônicas, dos Reis), observe que narra várias histórias de assassinatos, derramamento de sangue com a bênção de DEUS.
    Êta livro que tem história de prostituição, ladroagem, pilhagem, malfeitores.
    Os homens sérios da Bíblia foram JESUS e JoÃO BATISTA.

    ResponderExcluir
  7. OS livros mais citados da BÍBLIA ( Salmos Provérbios e as Cartas de Paulo), foram escritos por bandidos.
    Davi mandou matar Urias para ficar com a mulher.
    Salomão tinha escravos, construiu um Templo com o sangue do povo.
    Saulo que virou Paulo apedrejou Estevão, matou , persegui, e fez outras bandidagens.
    A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO.
    A religião é o melhor meio de se tomar o dinheiro dos otários.

    ResponderExcluir