domingo, 18 de abril de 2021

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital do Pará

Uma vistoria feita no Hospital Regional Abelardo Santos, a 20 quilômetros de Belém (PA), descobriu 19 respiradores novos em uma parede falsa de uma sala da unidade hospitalar. A descoberta aconteceu durante o processo de troca de gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que administrava o hospital, no dia 22 de março. 

A instituição, que fica no distrito de Icoaraci, é referência no combate à Covid-19 e atendia exclusivamente pacientes com a doença até o dia 15. O governo do Pará confirmou à CNN Brasil a informação sobre a descoberta dos ventiladores, mas negou a existência de uma parede falsa e afirmou que uma comissão interna está apurando as razões dos aparelhos não terem sido utilizados até aquele momento. 

Uma funcionária do hospital afirmou à CNN que os respiradores estavam atrás de uma parede falsa no auditório do prédio e que foi preciso quebrar a parede para terem acesso aos equipamentos. Ela preferiu manter a sua identidade preservada. Segundo a funcionária, o patrimônio do hospital é contabilizado e os 19 respiradores eram registrados, mas estavam desaparecidos. 

Por conta disso, ainda de acordo com ela, o setor financeiro da Secretaria Estadual de Saúde estava à procura dos equipamentos, mas a história foi abafada. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, os respiradores foram imediatamente colocados em uso após a realização de uma análise técnica. 

De acordo com a pasta, o atendimento de pacientes não foi prejudicado. O estado do Pará registra ocupação de 81,3% de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 60,1% de ocupação de leitos de enfermaria no sistema público. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará não informou o valor pago por equipamento e nem a data de aquisição. 

Procurada, a Santa Casa de Pacaembu ainda não se pronunciou. A juíza Marisa Belini de Oliviera, da 3ª Vara da Fazenda de Belém, determinou que R$ 2,18 milhões em dinheiro e imóveis de 11 réus fiquem indisponíveis. A decisão, proferida no último dia 12, foi tomada após denúncia do Ministério Público do Pará. 

O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), integrantes da Casa Civil e da secretaria da Saúde são alvos da decisão. A ação civil pública investiga suspeita de desvios de dinheiro público no enfrentamento à pandemia no estado. A magistrada, no entanto, indeferiu pedido de afastamento do governador do cargo. Sobre a decisão, o governo do Pará disse que “a empresa devolveu todo o recurso aos cofres do Estado - e ainda é processada por danos morais coletivos”. A defesa do governador informou que recorreu ao Tribunal de Justiça.

19 comentários:

  1. KD OS PETRALHAS ..... TUDO CALADINHO ,,,, BANDO DE MACONHEIRO SAFADO .. B382022

    ResponderExcluir
  2. E o GENOCIDA é Bolsonaro. 🤔🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
  3. Se investigar na Bahia vai encontrar dinheiro atrás da parede, onde PT da Bahia escondeu os 8 bilhões que o governo federal mandou para combater o coronavírus? E os 26 bilhões para ajudar os pobrezinhos da Bahia? Onde está o dinheiro PT?
    Além desta dinheirama, a soma enviada para PT da Bahia são 86 bilhões, onde está o dinheiro PT da Bahia?
    Finalizando; Sikêra Júnior do Alerta Nacional mostrou para o mundo, ele disse que vai mostrar outra vez, então assista o melhor programa do planeta, direto de Manaus, TV A Crítica via REDETV para o mundo, de segunda a sexta, entre às 18 e 19:3Ohs. Brasil acima de todos, Deus acima de tudo, amém.

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso pra causar o caos e depois lógico...
    Por a culpa em Bolsonaro...Lula ladrão seu lugar é na prisão fora esquerda maldita vagabundos ladrões seus lixos...

    ResponderExcluir
  5. Aí vc dá uma pesquisada em qm é o prefeito de Belém vc vai ver o partido deles é do PT e atualmente é do PSOL esquerdistas safado....

    ResponderExcluir
  6. e o pai deste governador faz parte da CPI DA COVID, o tal do Senador Jader Barbalho, vai investigar o filho ou o ladrão é Bolsonaro ??? este país é uma piada, QUANDO O RATO COME O QUEIJO E CULPA A RATOEIRA

    ResponderExcluir
  7. Com certeza iriam vender pra rede privada. Aqui rm itabuna, ja desviaram 02, respiradores e estão desviando vacinas.

    ResponderExcluir
  8. Enquanto isso várias pessoas morreram por causa dessa maracutaia.

    Tomara que algum assassino que tenha perdido um familiar dê um fim na vida de todos os envolvidos. A corrupção só será contida quando o preço a ser pago for a própria vida.

    ResponderExcluir
  9. O culpado é Bolsonaro kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. ENQUANTO SE TIVER MARGINAIS NO PODER NÃO IMPORTANDO O PARTIDO POLITICO, HAVERÁ ESSE TIPO DE FALTA DE RESPEITO E DESCASO COM A VIDA HUMANA, POR ISSO SE A LEI NESTE PAIS FUNCIONASSE ERA CADEIA E PUNIÇÃO COM PERDAS DE BENS PRA TENTAR REPOR OS ASSASSINATOS QUE ELES COMETERAM, POIS FORAM VIDAS HUMANAS PERDIDAS, COM ESSE TIPO DE ATITUDE, ISSO POR CAUSA DE DINHEIRO, E ESQUECENDO O LADO HUMANO DO SER HUMANO, O DEMÔNIO EXISTE, MAS ELE ESTÁ INCORPORADO EM CADA ATO DESSE TIPO DE GENTE. COMO CONTROLAR UMA PANDEMIA NUM PAIS CORRUPTO? NUNCA, NUNCA MESMO, POIS ELES PREFEREM O DINHEIRO A SALVAR UMA VIDA. O QUE TENHO A DIZER MAIS É LAMENTAR, A FALTA DE RESPEITO COM A VIDA HUMANA.

    ResponderExcluir
  11. 70 BILHÕES DE SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS AOS COFRES PÚBLICOS BOZO NÃO ERA O SALVAR DA PÁTRIA POR QUE NÃO COBRAR DESTES EMPRESAS SONEGADORES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idiota! Deve ser babaca e analfabeto. Não sabe o que é autonomia? Pois é! Foi o que o STF deu aos Governadores e Prefeito. Cobrar o quê jumento kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. POR QUE OS LADROES DO STF NAO APOIA O PRESIDENTE EM NADA.

      Excluir
  12. A culpa é do Bolsonaro, kkkk

    ResponderExcluir
  13. E ainda culpa o Presidente kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. E as vacinas em Itabuna que chega hoje e na madrugada seguindo onde idosos faltam dormir nas filas,quando chegam,escutam: Já terminaram,voltem amanhã,e esse amanhã que nunca chega...cadê a Federal pra investigar isso!?

    ResponderExcluir
  15. Quem são os genocidas agora, seus esquerdopatas imbecis. Tudo com aval dos bandidos do STF, os PAU mandado de LULADRÃO.

    ResponderExcluir
  16. CLARO NÃO ERA SALVAR PAÍS SO VEJO SALVAR OS FILHOS LALAU

    ResponderExcluir
  17. Se investigar a Bahia...vai achar é coisa viu

    ResponderExcluir