terça-feira, 20 de abril de 2021

Rui anuncia mudanças no fluxo de carreira da PM para garantir mais promoções

A promoção de soldado para sargento, na Polícia Militar da Bahia (PMBA), que demorava em média 15 anos, poderá acontecer de forma mais rápida com a reformulação da lei de promoções anunciada pelo governador Rui Costa, na manhã desta terça-feira (20), que institui o Curso de Formação de Sargentos (CFS). O projeto de lei que estabelece as novas regras também trata de outras promoções e será enviado para aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O evento virtual, com a presença do secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e do comandante geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, foi transmitido do Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA), para o canal oficial do Governo do Estado no YouTube. Ao todo estão previstas mais de 3 mil progressões de carreira apenas para o ano de 2021, entre sargentos e outras patentes, além da convocação – no segundo semestre deste ano – de 1.000 aprovados em concurso para o Curso de Formação de Soldado (CFS).

Rui destacou que a nova lei prevê que os soldados, no mínimo, cheguem ao final da sua carreira profissional como tenentes ou, eventualmente, cheguem a capitão ou major. “Nós vamos ocupar plenamente as vagas existentes e dar fluidez a essas vagas. Para isso, nós ampliamos a quantidade de cursos e de formação. Formação inclusive que, durante esse período de pandemia, está sendo feita de forma virtual, de forma remota, para não paralisar o processo de promoção”.

Ainda segundo o governador, o processo continuará ao longo do ano. “É algo que nunca foi feito na história da Bahia e que não existe em outros estados, essa fluidez, esse fluxo que nós criamos aqui no estado”, explicou.

Para o secretário Ricardo Mandarino, o Governo do Estado está fazendo um grande esforço para a valorização das polícias Militar e Civil. “As pessoas trabalham melhor quando elas sentem que elas têm um futuro dentro da carreira. Elas vão realizar o sonho delas, ficam mais empenhadas, elas incorporam a instituição ao seu projeto de vida. Isso é muito importante”.

O comandante Paulo Coutinho elencou os maiores avanços institucionais recentes, que melhoraram as condições de trabalho da tropa. “Tivemos uma renovação de frota significativa e também o pagamento do Prêmio de Desempenho Policial, a compra de acessórios, equipamentos de proteção individual da tropa. Tivemos a formação de novos soldados, aumento do quadro de psicólogos com o objetivo de dar suporte à saúde mental de nossa tropa, reajuste do salário base, concessão de vale transporte, que era um pleito antigo de todo o nosso efetivo. E tivemos, principalmente, os atos promocionais, a nível de oficiais e praças, que foram em 25.900, um número extremamente significativo neste último quinquênio”.

Cursos e vagas

Ao todo, entre sargentos e outras patentes, estão previstas 3.256 promoções apenas para o ano de 2021. Dentro do quadro dos cursos para oficiais há projeção para um total de 76 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2021 e 100 vagas por ano até 2024, sendo dividido em 50 vagas no primeiro semestre e 50 vagas no segundo semestre.

Já para o Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA), estão previstas 80 vagas para 2021, sendo a mesma quantidade de vagas por ano até 2024. Para o Curso de Formação de Tenentes Auxiliares (CFTA), são 100 vagas no primeiro semestre de 2021 e 100 vagas no segundo semestre de 2021, totalizando 200 no ano. Da mesma forma a projeção de vagas seguirá em 2022, 2023 e 2025. Em 2024 a projeção é de 75 vagas para cada semestre, totalizando 150 para o ano.

Dentro do quadro dos cursos para praças, há projeção de 1000 vagas por ano para Curso de Formação de Soldado (CFS) até 2025. Para o Curso de Formação de Cabos (CFC) serão 1400 vagas em 2021, 1000 vagas projetadas por ano até 2024. Para o Curso de Formação de Sargento (CFS), que está em implementação, a previsão é de 200 vagas para o ano de 2021. Já para o Curso Especial de Sargento (CES), são 1300 vagas para 2021, 1000 para 2022, 900 para 2023 e 900 para 2024.

Ganhos salariais

A promoção da carreira de praças pode resultar em ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares, que variam conforme a sua patente. Um soldado quando é promovido a cabo, por exemplo, tem ganho salarial aproximado de 6%. Já quando sai de cabo para sargento, o ganho é de 8,37%; e, de 1º sargento para subtenente, chega a 7,25%.

Quando é promovido de subtenente a 1° tenente, o policial ou bombeiro militar tem ganho salarial médio de 30%. A promoção de oficiais também resulta em importantes ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares. Quando promovido de 1º tenente para capitão, o salto salarial chega a 20,20%. Já de capitão para major, o ganho é de 19,96%.

Saúde mental

A implantação do projeto de Avaliação Psicológica Preventiva, com a contratação de mais psicólogos, permitirá uma ampliação da rede de atendimento, com avaliações frequentes, psicoterapia, terapias de grupos, entre outras dinâmicas.

Os profissionais atenderão os militares que atuam na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado. Com o suporte é possível mensurar traços comportamentais e cognitivos de ansiedade, depressão e descontrole emocional em geral. Somente nos meses de março e abril de 2021, mais de 800 militares receberam algum tipo de acompanhamento.

61 comentários:

  1. Agora nao adianta puxa o saco dos PMs não Sr Rui sua casa vai cair

    ResponderExcluir
  2. PARABENS AO GOVERNADOR, BUSCANDO FORMAS DE BENEFICIAR OS SEUS SUBORDINADOS. ENQUANTO O GOVERNO FEDERAL TA CAGANDO E ANDANDO PARA OS POLICIAIS DO PAIS, ENQUANTO DEPUTADO E NEM HOJE COMO PRESIDENTE NUNCA FEZ NADA QUE BENEFICIASSE A CLASSE E AINDA TEM QUEM BABE O OVO DELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo petralha é desonesto, ladrão, enganador, debochado, insensível e cruel.

      Excluir
    2. Calma seu doente kkkk. Olha os argumentos desses trastes kkkk

      Excluir
    3. Até onde sei, quem comanda a PM é o Estado. Ou estou enganado?

      Excluir
    4. CHUPA QUE A CANA É DOCE MEU FILHO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      É WAGNER

      É LULA

      2022 SERÁ BOMBÁSTICO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    5. Todo bolsominion como vc tb é desonesto, ladrão, enganador, debochado, insensível e cruel.

      Excluir
  3. isso sim que é governo, no tempo de acm , policial e professor era tido como cachorro!! conforme o próprio acm fazia questão de demostrar, hj são novos tempos, cabe ao povo racional e de bem dizer nas urnas se quer mudar o que está dando certo ou arriscar co o vagabundo traidor capacho de bolsonaro o acm neto, governo na bahia só do wagner e do rui costa, mais ninguém!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo petralha é desonesto, ladrão, enganador, debochado, insensível e cruel.

      Excluir
  4. Cala a boca pela morte de Weslei?!

    ResponderExcluir
  5. A desprestigiada pm bahiana ruimzinho que agradar

    ResponderExcluir
  6. ESSES MENTIROSOS... SAO 8 ANOS SEM REAJUSTE SALARIAL... O SOLDADO RECEBE O SOLDO DE POUCO MAIS DE 970,00... O QUE SALVA AINDA SAO AS VANTAGENS ADQUIRIDAS COM OS ANOS DE SERVIÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O soldo de um soldado apos os 3 anos de estágio provatório gira em torno de 4000 liquidos, o salario minimo 1100 bruto, os caras "trabalham" 24h e folgam 72h do que porra reclamam, vão trabalhar suas desgraças e parem de reclamar de salário baixo, o meu que é uma bosta, pego 900 liquido de segunda a sabado e não me vêm reclamando fsdp

      Excluir
    2. 21;59 Primeiro vai se informar antes de falar o que não sabe, um soldo é um salario mínimo, mas esse governo petista não respeita as leis e paga menos que um salario mínimo, outra coisa, com apenas 3 anos não ganha 4 mil reais, e mesmo que ganhasse os 4 mil não seria liquido, 22,5% de IR e 10,5% previdência, 11 a 12% de um plano de saúde péssimo, se você sabe fazer calculo veja quanto sobra. Isso é salario digno para subir morro e arriscar a vida enfrentando a criminalidade??? qual profissão arrisca a vida como os policiais e bombeiros militares??? são poucas profissões que corre este risco e carga de estresse. Outra coisa, se você acha o salario de policia excelente va estudar que pelo jeito você precisa muito, faça um concurso seja aprovado e venha ganhar essa fortuna de salario que o governo paga...ai quero ver se você vai esta satisfeito. Com certeza seria um péssimo profissional, porque não estudou e um analfabeto funcional, porque se fosse profissional em alguma área ganharia mais, aprendeu a fazer nada na vida, chamando o salario de "bosta"....Va estudar ou aprender uma profissão que você vai ganhar melhor e deixe de ser mal agradecido e hipócrita...com certeza tem pessoas que gostaria muito de receber um salario mínimo.

      Excluir
  7. Agora vamos esquecer a morte de Wesley
    Isso e política e Brasil ele que perdeu a vida

    ResponderExcluir
  8. Não adianta fazer esse tipo de promoção e depois fazer como fez com outras turmas: passar a mão no direito(financeiro) e não devolver; tudo compactado com esses vergonhosos deputados. Isso cheira a mais uma farsa, pois basta olhar quantos processos há na justiça para que o Estado devolva as finanças que foram tiradas dos trabalhadores da área de segurança pública; eles mesmos aprovam e eles mesmos fazem o sequestros desses "direitos.

    ResponderExcluir
  9. E quem é louco de ainda querer entrar pra polícia militar aqui na bahia? Deus é mais...
    Polícia até o momento pra vc ingressar até o momento só a federal !!

    ResponderExcluir
  10. Filho do cão pq não fez isso num primeiro ano de gorverno dele deixou pro.otimo ano de eleição dele.um. Prosima governador que entra se lasca

    ResponderExcluir
  11. Muita falta de vergonha na cara, falar que a promoção de sargento acontece com 15 ano, hoje na PM da Bahia, o cara com 15 anos não é nem Cabo ainda. A turma que está indo mais rapido a sargento esta indo com 23 ANOS. Mas o povo acredita em tudo que ele diz, então RUIM COSTA diz o que quiser.

    ResponderExcluir
  12. Não tem vergonha de falar em ganho salarial de 6% na promoção de soldado pra cabo, e não medma materia dizer que o tenente que vira capitão ganha mais de 20% de aumento. Como se Ganhar 6% de aumento depois de 17 anos de serviço (tempo que leva pra ser promovido hoje) fosse uma coisa boa. Isso aí não pode ser considerado nem esmola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Largue a profissão e fique na fila dos desempregados! Ninguém lhe obrigou a entrar na polícia e certamente deve ser mais um incompetente, arrogante, Zé Ninguém, pago com os nossos impostos. Caia fora malandro.

      Excluir
  13. Puro migué ele tá vendo q a maioria dos policiais estão cruzando os braços com excessão de Itabuna e Ilhéus q são pais mandados mesmo só oprimindo trabalhadores.

    ResponderExcluir
  14. CHUPA AÍ POLICIAIS , RECLAME AGORA , RECUSE ESSE PROJETO RUMA DE GADO DO BOZO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses policiais tem boa vida,a maioria com 5 mulheres,não corre atrás quando pai de família e morto,só vejo trabalhar quando atiram contra guarnição.

      Excluir
  15. ESSE RUI NÃO É GOVERNADOR É UM PAI!! MELHOR GOVERNADOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ratazana petralha praticando as suas especialidades favoritas: ENGANAR, MENTIR e ROUBAR. A ordem pode ser alterada de acordo com a ocasião.

      Excluir
  16. O MELHOR GOVERNADOR QUE A BAHIA JÁ TEVE.

    ResponderExcluir
  17. Essa Santa casa de misericórdia é mesmo uma piada,quando é gente cheia da grana fazem até videozinhos sensaçionalista,a bola da vez um ex vereador,o mesmo não acontece com pacientes sus,diga-se de passagem de onde a instituição recebe mais dinheiro,imagine como são tratados os funcionários,porque até o momento não vi nenhum vídeo de algum pobre coitado que contraiu a Covid tendo toda essa "chinfra",essa gente deveria tomar vergonha na cara,mais isso é um assunto (vergonha na cara)que eles não estão preparados.

    ResponderExcluir
  18. depois que assassinou um simples soldado, quer botar doce na boca de outros para acobertar o crime...Besta quem acreditar.

    ResponderExcluir
  19. Esse governador é malandro já está passando mel 🍯 na boca dos policiais militares para esquecerem que Wesley foi executado e vai ter trouxa que vai cair nesse novo golpe desse covarde

    ResponderExcluir
  20. Rui Bosta, depôs que você mandou matar o PM agora quer tirar uma de bomzinho, o que se faz aqui se paga aqui.

    ResponderExcluir
  21. Rui vc tem que botar a polícia para trabalhar, chega de dar vida Boa pra esses homens,uns caras que ganham bem e trabalham pouco, a maioria só vivem ostentando. E metendo a bomba no governo Rui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve ser um vagabundo PREGUIÇOSO, que vive chupando o saco de RUI BOSTA.

      Excluir
    2. RUIM BOSTA, o PIOR GOVERNADOR, só podia ser do PARTIDO DAS TREVAS, e ainda tem quem viva lambendo o saco dele, achando que é picolé kkkkkkkk TUDO QUE VEM DESSE PT NÃO PRESTA.

      Excluir
  22. Isso é um filho de uma égua, relento, genocida e cheirador de pó, pra você ter uma ideia, sargento e soldado o soldo são equiparados, ou seja, todo mundo na miséria é por isso que sem medo de errar, sem medo de ser injusto, PT paga salário de fome aos servidores público da Bahia e as polícias vivem hoje as militares e civis da Bahia na miséria extremas e três vezes piores os aposentados
    das policias da Bahia do PT, 14 anos sem aumento salarial, milhares morrem de de
    fome por dia, causa natural, assassinatos, suicídios, PT diz que é coronavírus, enfim; a Bahia quer saber onde o PT entocou os 18 bilhões que o governo federal mandou para a Bahia para combater o coronavírus? A onde o PT entocou os 26 bilhões que o governo federal mandou para a Bahia a combater a pobreza? Ao todo da dinheirama soma um montante de 87 bilhões para a Bahia, o que fez o PT com tanto dinheiro? A Nahia quer saber e este comentarista também.
    Sikêra mostrou para o planta, nenhuma televisão do Brasil mostra, a partir de segunda feira Sikêra disse que vai mostrar de novo, assista o melhor programa do Brasil, Alerta Nacional, TV A Crítica Manaus via REDETV para todo Brasil e o mundo, entre às 18 e 19:3Ohs, de segunda a sexta.
    Finalização: enquanto a Bahia tiver sobre o julgo do PT a Bahia só viverá a miséria, trevas, caos, PT é genocida, ladrões, pedófilo, narcotráfico, maconheiro, cheiradores de pó e queimadores de caneco, aqui neste permanente eles
    a corja do PT cagam suja tudo e exalar mau cheiro o maior medo dos baianos é covid-13.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vire policial Federal e mande Bozo aumentar o seu salário, palhaço incapacitado. 🐂

      Excluir
  23. Acho que vou querer uma vaga na PM, pois o Exmº Sr Governador Rui Costa, valorizou a PM com seu projeto 😁.

    ResponderExcluir
  24. História pra boi dormir, só mentiras

    ResponderExcluir
  25. Baratino desse safado!

    ResponderExcluir
  26. Canalha. Demagogo. Tirano e ditador.

    Cadê os respiradores calhordas do PT?

    Está pensando que com esse engodo vai encobrir a morte de Wesley?

    Ficam nos condomínios luxuosos de Lauro de Freitas e nos apartamentos bilionários do Corredor da Vitória com a cúpula mafiosa do PT, articulando para escravizar a população.

    A hora de vocês está chegando, filhos de Satanás.

    ResponderExcluir
  27. Acho que ele quer fazer igual a Venezuela, da aumento aos PMs, para que os mesmos defendem ele dos ataques do povo trabalhador.

    ResponderExcluir
  28. tem gente ai falando nos comentários que ele ta dando beneficios para a polícia. Isso aí não é nada de novidade, apenas falando que vai seguir um plano de carreira que ja existia antes, e que mesmo assim, a promoção continua atrasada pelomenos 8 anos, e o salário também 8 anos sem reajuste.

    Antes de chamar Ruim de Safado, so queria dizer que:

    WESLEY VIVE!!!

    RUIM COSTA É MAL CARÁTER E SAFADO!!!

    Boa noite. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  29. A Bahia está vivendo de propaganda mentirosa, quando o governo posta uma propaganda no Facebook por exemplo, eles removem logo devido o número de reclamações, postaram da reforma da rodovia de Olivença, aí o povo do sul, oste,norte tudo reclamaram das péssimas condições que vivem, postaram essa da embasa,tiraram logo também, devido o número de reclamações,. A Bahia tá um caos, saúde, educação e segurança só tem propaganda mentirosa em tv , as estradas estão em miséria.

    ResponderExcluir
  30. Só pra abafar a morte de Wesley.... Vagabundo!

    ResponderExcluir
  31. Uma ratazana petralha praticando as suas especialidades favoritas: ENGANAR, MENTIR e ROUBAR. A ordem pode ser alterada de acordo com a ocasião.

    ResponderExcluir
  32. Esse assassino GENOCIDA não dá valor nenhum aos policiais, vagabundi petista desse. FORA PT LIXO. FORA STF LIXO. FORA GLOBOLIXO.

    ResponderExcluir
  33. Depois da morte do soldado Wesley esse governador vai fazer de tudo pra atrair a confiança dos policiais,abram os olhos 2022 é ano de eleição

    ResponderExcluir
  34. E COM LULA ELEITO EM 2022, O BRASIL VOLTARÁ A SER ABENÇOADO NOVAMENTE.


    LULA 2022.

    WAGNER NA BAHIA 2022.

    ResponderExcluir
  35. Se alguém conhecer uma ratazana petralha que não seja LADRÃO, GATUNO, ASSASSINO, MENTIROSO, BANDIDO, TERRORISTA, CRUEL, INSENSÍVEL, GALHUDO... Publique a informação ímpar.

    ResponderExcluir
  36. Esse Governador da Bahia é ta safado que agora ta querendo enganar nossa tropa com aumento e promoções depois que mandou matar o colega para cair no esquecimento, ou bicho descarado esse Governador , tomara que os colegas não se deixe se vender nem se enganar . FORA PETISTA SAFADO

    ResponderExcluir
  37. Esse governador é um f da puta, fica oprimindo a população baiana, obrigando policiais na base da ameaça com punições severas para que seja feita blitz, multas e fechamento dos comércios ao pobre trabalhador.

    ResponderExcluir
  38. A POLÍCIA MILITAR NÃO VALORIZA E RESPEITA SEUS SERVIDORES, O QUE SE ESPERAR TB DE UM GOVERNADOR PETISTA,COMUNISTA QUE ODEIA À POLÍCIA ? VEJA O CASO DO SD WESLEY QUE FOI MORTO POR QUESTIONAR O SISTEMA OPRESSOR.

    ResponderExcluir
  39. Esse governador vagabundo... Querendo passar papa na boca dos bestas, mandou matar o polícia e agora quer enganar os trouxas... Desviou dinheiro dos respiradores, fechando comércio, mandando prender trabalhadores... É um ladrão fino... mas a lei do retorno é certa...

    ResponderExcluir
  40. Rui Costa é o pior governo para o servidor público. A categoria da segurança pública são as que mais sofrem, o PT (a esquerda) nunca gostou de polícia. Esta live é pura enganação. Pra tentar calar os policiais. Matou o SD Wesley porque falou muitas verdades.

    ResponderExcluir
  41. O sequestrador esta semana deu quase 100 tiros no BOPE e ainda assim eles negociaram por mais de 9 horas. Até os direitos humanos apareceu. Esta Bahia me envergonha. Desembargadores presos. Ex secretário de segurança envolvido em vários crimes. A Bahia vive um caos e o povo não acordo. Por isso vive tão atrasada na saúde educação e segurança.

    ResponderExcluir
  42. Tudo mentira pra enganar a população. A Bahia tem um défice de mais de 15 mil policiais.

    ResponderExcluir
  43. Esse desgoverno comunista, tem em seu chefe alguém que representa bem a mentira a insensibilidade e o desrespeito aos cidadãos baianos, vem por meio de uma live fazer o que é mais peculiar a sua conduta, propaganda enganosa e irreal q não condiz com a realidade enfrentada por uma corporação que amarga a anos sem reajuste salarial e qualquer benefício efetivo e visível à classe, seja a PMBA ou qualquer outra, usando a mídia p espalhar suas mentiras e tentar camuflar seu desgoverno e seus planos de maldades, sem qualquer intenção de melhoria a quem quer q seja, muito menos à classe policial, que sofre sem qualquer assistência, seja jurídica, salarial ou em boas condições para serviço, sendo perceptível o péssimo estado das viaturas e dos postos policiais... esperamos q o povo acorde nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  44. Esse safado ladrão, queremos saber onde está o dinheiro dos respiradores.

    ResponderExcluir