terça-feira, 27 de abril de 2021

Secretário de Saúde da BA critica decisão da Anvisa de negar importação da vacina Sputnik V

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, criticou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de negar o pedido de autorização para a importação da vacina russa Sputnik V, contra a Covid-19. O estado tem contrato para aquisição de 9,7 milhões de doses do imunizante.

A Anvisa justificou que não há informações que atestem a garantia da segurança população e que não recebeu um relatórios técnico da fabricante, para comprovar que a vacina corresponde aos padrões de qualidade exigidos pela agência.

Segundo o secretário, essa decisão da Anvisa já era esperada e mostra que a agência está "desconectada da realidade" da Covid-19 no país.

“Não tinha nenhuma dúvida que ela [Anivsa] viesse a dar esse parecer. A simples ida deles a Moscou não iria resolver a infinidade de questionamentos, de documentos que eles solicitaram. A estimativa nossa é que demora em torno de seis meses para conseguir responder a quantidade de questionamentos da Anvisa. Então, existe sim uma desconexão da realidade que nós vivemos, com as exigências que a Anvisa está impondo".

Vilas-Boas citou ainda a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O ministro afirmou que a Anvisa deveria justificar tecnicamente a negativa do uso da Sputnik V, sem recorrer à falta de documentos e questões burocráticas.

"O ministro Lewandowski muito inteligentemente proferiu uma sentença na qual ele diz que a Anvisa não pode simplesmente alegar potenciais riscos e se prendendo em exigir mais documentos. Ele disse que a decisão por não aprovar deve estar calcada em evidências científicas do malefício da vacina. Ele disse que a Anvisa não pode simplesmente continuar a dizer que há ausência de documentos, que há ausência de evidência de benefícios, que há ausência de evidências de segurança", comentou o secretário.

"O que nós assistimos na apresentação da Anvisa é um desfile de tecnicalidades, batendo na mesma tecla: ‘Eu não sei, eu tenho receio, pode ser, talvez’, que é exatamente o que o ministro disse que ele não quer que a Anvisa continue a insistir. Como ela não tem documentos, ela não pode afirmar que a vacina traz malefícios, é apenas uma especulação", argumentou o secretário.

30 comentários:

  1. Só porque meu governador comprou.
    Os gados não querem a vacina nós brasileiros. Genocidas.daremos o troco na urna. Que venha lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está com saudade de comer mortadela..............vai vigiar as vacinas que seu estado ta deixando vencer.

      Excluir
    2. que terra de gente estupida é esta Itabuna, por isso tem a qualidade do prefeito que tem, meu Deus quanta ignorância, estas porras daqui so sabem fumar maconha, dançar axé, receber chifres e falar merda. ANVISA E UMA AGENCIA REGULADORA, não um orgao que obedece determinação de governos, enfia este vaso sanitário que voce chama de cérebro dentro uma vasilha com DETERGENTE, para ver se sai alguma coisa que presta, EITA GENTINHA BURRA

      Excluir
    3. O jegue que de volta o montador. Klklkk

      Excluir
  2. Este bozo não quer comprar nada, tá ganhando tempo, só votou nele quem é desinformado. Acorda BRASIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aqui na Bahia deixaram a vacina vencer...............pra dizer que nao tinha chegado vacina

      Excluir
  3. Esses são os verdadeiros genocidas, querem comprar uma vacina sem nenhuma segurança, a Anvisa já disse que essa vacina pode gerar doenças auto imunes, governador esse pilantra viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ligue gado, Anvisa é federal! Aí é briga política. Seu b.

      Excluir
  4. O estado da Bahia é uma bosta com este Ruim Bosta do Diabo e um secretário de merda. Até quando esta quadrilha vai saquear o estado?

    ResponderExcluir
  5. ANVISA NÃO IRÁ LIBERAR A VACINA DA SPUTINIK V, ONDE JÁ SÃO APLICADAS EM 60 PAÍSES E COMPROVADA A EFICACIA EM 91%, TUDO POR POLITICAGEM, QUANTAS MORTES TERIAM EVITADAS COM VACINA LIBERADA. GOVERNO FEDERAL DA MORTE .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pegou esses dados de onde filho ??? de um conto de fadas ?? kk

      Excluir
  6. Então vão e tomam a vacina que só a Rússia está usando. Sem uma comprovação se trará algo ruim a nós no futuro. Isso é loucura. Eu que não tomo essa vacina. Poderiam fazer um teste bom, façam a vacinação em massa nós governadores e deputados estaduais dos Estados que compraram, aí depois dão as suas populações.

    ResponderExcluir
  7. Os comunistas falavam tanto da cloroquina, q não têm cientificamente comprovação. Agora quer uma vacina sem comprovação da agência q dá este certificado. Bando de hipócritas!

    ResponderExcluir
  8. Como vai comprar uma vacina
    Sem comprovação nem uma se
    Tem eficácia segura?
    Aí vai ser igual os 49.000
    Quarenta e nove milhões De reais dos respiradores que nunca Chegaram.

    ResponderExcluir
  9. Anvisa faz parte do gado

    ResponderExcluir
  10. A vacina russa e 93% eficaz, por isso que o governo não aprovou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vacina q NENHUM OUTRO PAÍS DECENTE COMPROU! Esse governo do Rui NAZISTA GENOCIDA roubou dinheiro dos respiradores e agora quer ganhar uma pontinha dessa vacina de agua com verme e ainda retém IMBECIS Q acredita! POVINHO BURRO DO KRL É ESSE POVO DA ESQUERDA COMUNISTA

      Excluir
  11. DEVIA APLICA PRIMEIRO NOS FAMILIARES DELE, JA QUE ELE JA TOMOU A VACINA, E ESPERAR PORQUE A ANVISA ESTA AVISANDO QUE PODE CONTER OUTROS TIPOS DE ENFERMIDADES, AI O SECRETARIO DE DESAUDE DIZ QUE NO MAXIMO QUE TOMAR A VACINA DA RUSSIA VAI TER UMA GRIPE, ISTO SIGNIFICA ALGUM TIPO DE REAÇÃO QUE PRODUZ, ENTAO O POVO DO GOVERNO TOME PRIMEIRO, COMECANDO PELO GOVERNADORES, SECRETARIOS E TODOS OS DEPUTADOS E VEREADORES VAGABUNDOS QUE EXISTEM AI, DEPOIS ENTAO VER QUANTOS IAM MORRER PARA ENTAO PASSAR PARA A POPULAÇÃO., O PRIMEIRO DESTE SINTOMAS É QUE SO SE DESENVOLVE DIAS APOS A VACINA. AGORA ESTE VAGABUNDO SEM NEM MESMO CONSULTAR A CIENCIA (nunca consultaram) VIROU CIENTISTA

    ResponderExcluir
  12. Da essa vacina pra sua mãe, secretário.

    ResponderExcluir
  13. JAIR MESSIAS BOOLSONARO COMANDA A ANVISA E USA ESSE MÉTODO GENOCIDA , FAZENDO POLITICAGEM COM VIDAS HUMANAS , CADEIA NESSE CRETINO FILHA DA PUTA , RECUSOU 11 VEZES A VACINAÇÃO A POPULAÇÃO BRASILEIRA . INCRÍVEL AINDA É TER, FILHOS DE EXUM CAVEIRA , A FAVOR DESSE CAPETÃO GENOCIDA. REBANHO DE CORNO DO CARALHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI VOCE DO 16;45, NAO SABIA QUE BOSTA DIGITAVA ESTE AI QUANDO PENSA "FEDE", QUANDO ABRE A BOCA DA DESCARGA", LULA É O "ENCANTADOR DE BURROS"

      Excluir
    2. onde tem lula aqui pilanta ?

      Excluir
  14. UÉ !! O STF NAO É O PUXADINHO DO PT ? SO ESTE GOVERNADOR GENOCIDA PEDIR AO SUPREMO E COMPRAR SEM AUTORIZAÇÃO DA ANVISA E PRONTO, VACINAR A CAMBADA DE BODE E MORTADELAS DA BAHIA, E FODA-SE QUEM MRORRER, PROBLEMA DO SUPREMO, VAMOS LA GOVERNADOR ESTAMOS TORCENDO PARA VOCE COMPRAR NA MARRA, AFINAL NAO SAO OS DONOS DO SUPREMO ? COMPRA NA MARRA E VACINA, ASSIM ACABA COM METADE DOS MORTDELAS

    ResponderExcluir
  15. A família BOZO e seus seguidores são surdos, cegos e otários. Genocidas e destruidores do meio ambiente. Ah e td miliciano da mais alta periculosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz kd os respiradores !?? QUARENTA MILHÕES !?? Kd!?? Chupa ovo de PT

      Excluir
  16. Estou como Bozo. Vamos ganhar no primeiro turno. Bolsonaro é o melhor presidente que o país já teve.

    ResponderExcluir
  17. Os negacionistas serão os primeiros a querer furar a fila da vacina. Esse gado vai tem que tomar a BOVID. Típico Sikera Júnior que negou a Coronavac e se vacinou.

    ResponderExcluir
  18. Os negacionistas serão os primeiros a querer furar a fila da vacina. Esse gado vai tem que tomar a BOVID. Típico Sikera Júnior que negou a Coronavac e se vacinou.

    ResponderExcluir
  19. Quando quero provar para minha esposa o quão desinformado e ignorante é povo, abro os comentários do verdinho para que ela leia e fique aterrorizada... Gente vamos ler mais, procurar informações de várias fontes, e parar de seguir governantes a risca e sem questionamento, dizer que a ANVISA é subordinada ao presidente, acordem e parem de ser gado de ambos os lados, governante algum está preocupado com sua saúde, muito menos (Rui obras tamanho G), se o governador não cuida da sua casa (Salvador) que está jogada... você acredita que vai cuidar da Bahia por amor? OS COMNETÁRIOS DO VERDINHO, SÃO O REFLEXO DA ÓTIMA EDUCAÇÃO DO BRASIL, povo sem informação é massa de manobra de político.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, más, bolsonaro e sua quadrilha tem que deposto e presos! urgente!

      Excluir