terça-feira, 27 de abril de 2021

STF autoriza Bahia a importar vacina Sputnik V caso Anvisa não se manifeste em até 30 dias

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (26), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se manifeste, nos próximos 30 dias, sobre possibilidade da Bahia importar a vacina russa Sputnik V.

Conforme a decisão do ministro Lewandowski, após os 30 dias sem que haja manifestação da Anvisa, contados a partir da formalização do pedido à agência reguladora, o governo da Bahia estará autorizado a importar e a distribuir o imunizante à população local, “sob sua exclusiva responsabilidade, e desde que observadas as cautelas e recomendações do fabricante e das autoridades médicas”.

Também nesta segunda, Ricardo Lewandowski negou o pedido da Anvisa para suspender o prazo dado ao órgão para decidir se autoriza a importação de doses da vacina russa Sputnik V. Diante da determinação do ministro, a Anvisa realiza na noite desta segunda (26) uma reunião para tratar do imunizante.

Além da Bahia, o ministro já autorizou que Ceará, Piauí, Maranhão e Amapá também possam importar caso a agência não adote o protocolo.

A Anvisa é o órgão responsável por permitir ou não o uso de medicamentos e vacinas no Brasil. Em caso de liberação, a Bahia iniciará o recebimento de 9,7 milhões em lotes mensais da Sputnik V, adquiridas em março.

A compra foi negociada de maneira coletiva, por meio do Consórcio dos governadores do Norte e Nordeste, além do Fundo Soberano Russo, e o contrato é assinado de forma direta com cada estado.

No início deste mês, Lewandowski estipulou prazo até o fim de abril para que a Anvisa decida sobre a "importação excepcional e temporária" de doses da Sputnik V.

O ministro tomou a decisão em uma ação protocolada pelo governo do Maranhão, que diz ter negociado 4,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. Na terça-feira (20), a Anvisa pediu que o prazo fosse suspenso.

10 comentários:

  1. Rui, o comunista, está doido para fechar essa compra e aproveitar para fazer caixa para campanha de 2022.
    A grana dos respiradouros desapareceu e ele continua caladinho. Os petistas nem tocam mais no assunto.

    ResponderExcluir
  2. Absurdo isso. Quem entende de vacina STF ou Anvisa

    ResponderExcluir
  3. Meu governador compre, acabe de vez com este fecha comércio, este cidadão que tá no poder só pensa em fazer piada com quem perdeu a vida para covid, postando foto de cpf cancelados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e as vacinas que vcs deixaram vencer...............fica vendo ´s BBB e revistinha de fofoca.

      Vc viu ontem la em Feira o que O presidente já Asfaltou de estradas federais

      Excluir
  4. Cadê os CEM MILHÕES DOS RESPIRADOUROS SAQUEADOR RUIM BOSTA DO DIABO? Alguém conhece ou já ouviu dizer que em algum momento da existência humana no planeta Terra existiu algum esquerdopata honesto?

    ResponderExcluir
  5. Vc das 10:53hs, o governador da Bahia pode ser comunista, mais se importa com a vida humana, não e o caso do seu presidente que e ditador, genocida, mentiroso, miliciano e o pior de tudo não dá valor a vida humana, são quase quatrocentos mil mortos no Brasil, por esse mito merda fascista dizer que era só uma gripe. Esse presidente em exercício e um câncer que está destruindo nosso país, e também em 2022, vai ter uma guerra civil entre brasileiros matando brasileiros por ideias desse segundo Hitler do mundo e a besta fera do Brasil, um lobo em pele de cordeiro, o pior e ver evangélicos que conhece a palavra de Deus e apoiam esse fascista genocida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O RESTO DE ESPERMA EXPLICA EI BONITINHO DE PORTUGUES; QUE FOI RESPONSAVEL PELA MONTAGEM DE HOSPITAIS?? PELO CONTROLE DO FICA EM CASA E QUANDO TIVER PERTO DE MORRER VAI MORRER NA MACA PORQUE HOSPITAL NAO EXISTE?? QUE ROUBOU DESCARADAMENTE O DINHEIRO PUBLICO??? QUEM COMPROU 300 RESPIRADOUROS PAGOU A VISTA EM UMA EMPRESA QUE COMERCIALIZA INSUMOS DE MACONHA::?? QUE DECRETOU O LOCKDOWN FAZENDO AGLOMERACOES?? QUEM ESTEVE DURANTE DOIS MESES VIAJANDO PARA CIMA E PARA BAIXO SEM MASCARAS EM TODOS OS LUGARES FAZENDO COMICIOS PARA SUA CAMPANHA?? ENTAO VAI PROCURAR SE OPRIENTAR E SE INFORMAR SEU MERDA, VAI TOMAR NO CU COM SEUS BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO, QUE VOCE OU MAMA NAS TETAS DO GOVERNO OU É UM DESTE BOSTAS ATRAS DE UMA BOQUINHA

      Excluir
  6. este ai do 16:22 deve estudar em universidade publica federal, deve morar com os pais que são aposentados, e deve gostar de fumar uma maconha, porque nunca vi uma raça de gente tão burra quanto esta geração de universitários, chega dar pena esta geração, não sabem fazer uma redação, nao sabem nem usar uma separação de frases ou citações, olhe o nível da redação dele. esta geração Paulo Freire sao uns imbecis, quem vem daquele tempo e fez o Ginasial, da de dez a zero nesta geração, que foi transformada de seres humanos em quadrupedes

    ResponderExcluir
  7. A desgraça do Bozo não quer deixar liberar a Sputnik pq foi o governo da BA que conseguiu a vacina. Rezando para que essa investigação consiga afastar esse genocida

    ResponderExcluir