segunda-feira, 26 de abril de 2021

Uesc aparece mais uma vez bem colocada em ranking que mensura as melhores universidades do país

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), mais uma vez, faz parte do grupo de Instituições de Ensino Superior que recebeu nota 4 (em uma escala de 1 a 5) no IGC – Índice Geral de Cursos, avaliação realizada pelo Ministério da Educação. Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve ser a qualidade da instituição. 

De acordo com o IGC de 2019, foram cerca de 24 mil cursos avaliados entre 2017 e 2019, em mais de duas mil instituições (públicas e privadas). Segundo a pró-reitora de Graduação da Universidade, professora, Rosenaide Pereira Ramos, “o resultado alcançado pela UESC no IGC, traduz o investimento da instituição na qualificação do corpo docente, na articulação ensino, extensão e pesquisa (produção de conhecimento); na busca de melhoria dos recursos tecnológicos, na atualização dos currículos e atendimento aos discentes. Para a instituição fica o estímulo para continuar trabalhando de modo a, sempre, ocupar os melhores lugares nas avaliações das IES”. 

Os dados do IGC levam em consideração 2.070 instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Para que um curso tenha o IGC calculado, de acordo com o Inep, é preciso que a instituição tenha, no mínimo, um curso com CPC calculado no triênio de referência. 

Leva-se em conta, no cálculo do IGC, o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) do triênio 2017-2019, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos estudantes na graduação ou pós-graduação stricto sensu. 

O levantamento faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Além do IGC, também compõem a lista o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC). 

O resultado alcançado pela UESC no IGC, traduz o investimento da instituição na qualificação do corpo docente, na articulação ensino, extensão e pesquisa (produção de conhecimento); na busca de melhoria dos recursos tecnológicos, na atualização dos currículos e atendimento aos discentes. Para a instituição fica o estímulo para continuar trabalhando de modo a, sempre, ocupar os melhores lugares nas avaliações das IES.

22 comentários:

  1. A UFSB foi a melhor avaliada da Bahia, cadê a notícia verdinho?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! A Uesc com essa qualidade pode dar aos jovens bons estudantes um futuro brilhante e é pública.

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKK PIADA! UESC SÓ VIVE SEM AULA E QUANDO VOLTAM, OS PROFESSORES FAZEM GREVE! KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. A UFSB obteve nota 5,ou seja, nota máxima.

    ResponderExcluir
  5. Vi mesmo a matéria. A UFSB foi a única universidade da Bahia com nota máxima.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para a UESC pela conquista!! E pq o verdinho nao fez nenhum comentário sobre a UFSB? Afinal, do ponto de vista do MEC, esta univ federal, sediada em Itabuna (campus principal) teve nota 5... figurando entre as 43 universidades que atingiram esta nota. E foi a unica da Bahia e a única entre as federais do nordeste.

    ResponderExcluir
  7. A UNIFTC é trilhões de vezes melhor, discentes são tratados com respeito, as aulas não pararam e esta que um dia realmente foi muito boa, outrora FESPI.
    As aulas nesta porcaria de escola continua? Não! A UNIFTC continua? Sim!
    Então, qual a melhor Universidade da Região Cacaueira? UNIFTC, o resto é propaganda enganosa, ou seja fraude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, iludido, FTC nunca será melhor que a UESC e nunca será melhor que a maioria das universidades federais. Não é ruim, mas não chega nem perto das federais.

      Excluir
    2. Pergunta aos discentes da UniFTC como estão os cursos de veterinária e odontologia ?

      Excluir
  8. Vale lembrar que no estado da Bahia apenas a Universidade Federal do Sul da Bahia ( com a Reitoria localizada na cidade de Itabuna ) conseguiu a nota máxima

    ResponderExcluir
  9. Parabéns UFSB, tão nova e já nota 5!!!

    ResponderExcluir
  10. Os elogios são para os estudantes que fizeram as provas.
    Essa UESC tem é muita gente preguiçosa. Nos fundos da torre tem uma ruma de fumantes de ............
    Coloca na rua os funcionários preguiçosos, manda traquejo para os enroladores e corpos moles.

    ResponderExcluir
  11. Pq tirou o comentário q o filho de mutuns sempre cagando com os dedos?

    ResponderExcluir
  12. Você é um mentecapto, alunos da UESC são tratados piores do que cachorros, na UNIFTC alunos são tratados com dignidade humana, além de professores comprometidos com a qualidade em ministrar aulas.
    Para a UESC e as Universidades federais alcançarem excelências nunca vai conseguir no Brasil, 18 anos de PT, Dr. Michel temer foi continuação de PT, veja como PT cuidou da Universidade, latrina de militância de sem terra, sem teto, sem nada sem tudo, um quartel das farc que predominara a cocaína, maconha e queimadores de canecos nus campus universitário fumador e cheiradores de po, certamente você faz parte destes relentos do PT, sim ou não? Simmmmm?
    Veja a UNIFTC, lugar familiar, respeito, educação de qualidade e formação de homem e mulher futuro do Brasil.
    Finalização; a única saída no campo educacional é privatizar as universidades Pública, não abrindo espaço de pilantras de PT, exemplo; "Pátria educadora", entendeu mentecapto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou você é professor da FTC ou tem algum cargo lá. A Uesc está longe de ter um bom patamar em questão de qualidade de ensino em muitas matérias ou partes dos cursos. Mas esse quADRO QUE VOCÊ PINTOU DAA ftc deve ter sido da FTC de Nárnia. Tem maconheiro na Uesc ?? Tem, e muitos infelizmente, as vezes é frustrante passear pelo bosque e não poder respirar o ar puro. Mas isso não é "privilégio" só da UEsc ou só das IES públicas. Quem nunca ouviu falar de algum maconheiro ou traficante na Unime ou na FTC é novo na instituição ou desinformado. Então deixa de verborragia e hipocrisia.

      Excluir
    2. Está longe do filho de mutuns ser professor universitário. Passa longe pensar essa possibilidade. Mais uma vez a frustração de junta ter estudado em uma universidade pública o deixa cheio de inveja. Esse discurso cheio de erro de português, sem concordância nominal e verbal, sem lógica e repetitivo demonstra sério problema psicológico e recalque. Como disse um comentarista: FILHO DE MUTUNS sempre cagando pelos dedos.

      Excluir
    3. Esse filho de mutuns sempre exalando inveja. Sequer terminou o moral que criticar a uesc. Esse analfabeto invejoso do filho de mutuns que aprendeu a ler e escrever agora quer falar da uesc. Filho de mutuns seu retardado, vai ver que vc nunca entrou lá e nem sabe o que significa Uesc.

      Excluir
  13. Você é PT fumador de maconha, cheirador de pó e queimador de caneco, mas amanhã será outro dia, você vai denunciando a carniça que vive o ensino público da Bahia, igualmente denunciar a miséria da UESC, comida estragada , falta professores, os mesmos são hoje são militantes do PT, ir para carreata de PT, balançando bandeira do PT e espaço de fumar maconha, cheirar pó, você não quer que privatizar por isso, sim ou não? Vai perder a mordomia não é relento do PT.

    ResponderExcluir
  14. Na FTC maconheiro, cheirador de pó e queimador de caneco passa longe, quem vai para FTC quer adquiri conhecimento e vencer na vida, amém, a UESC a tal nota é a mesma que o Brasil é 7º lugar na economia do mundo, o Brasil não existe pobre, acabou a pobreza no Brasil, Brasil compra refinaria nos Estados Unidos em Pasadena, o mesmo da pujança do Brasil vai ter Copa do Mundo, "Pátria Educadora" fumar maconha é educação? Amanhã você maconheiro relento da UESC vai invadir a BR, interditar reivindicar aumento salarial, hoje faz 14 anos que PT não aumenta salário do servidor, quem estão ricos são sindicalistas do PT, hoje a UESC é um quartel general de PT e comunistas ganhando dinheiro e fumando maconha, estuprando alunas e cheirado pó, os discentes são tratados pelos professores como merdas, na FTC alunos são tratados com tapete vermelho pelos professores, a maior riqueza e dignidade do homem é ser bem tratados, a UESC só pode tratar bem os maconheiros, militante do PT é ou não? Verdade!
    Finalização, que a UESC volte suas origens, será orgulha do povo da Região Cacaueira, amém! Que seja um Campus da FTC, amém! Ensino Particular é o caminho do Brasil ser Top no planeta, adeus maconheiros e cheiradores de pó do PT.

    ResponderExcluir
  15. A UNIFTC está funcionando a todo vapor com as aulas remotas, a única instituição de ensino que não Parou no Brasil, deste o Campus de Petrolina, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié, paralela, Praça da Inglaterra, o Brasil é FTC a melhor instituição de ensino, professores renomados, contratado, se o mesmo faltar uma aula é demitido se você abrir a porta a fila a distancia é de Itabuna a São Paulo para entrar outro mestre(a) ser contratado(a). Não existe essa prostituição de sindicalistas de PT e comunistas relentos fumadores de maconha e cheiradores de pó, "estabilidade" de emprego, precisa ser abolido já, para o bem da educação do Brasil e da Bahia, amém!
    Finalizando; maconheiros do PT, cheirador de pó, comunistas relentos da UESC, alguma universidade pública está funcionando? responda canalha.

    ResponderExcluir
  16. "PT só tem votos no nordeste por ser uma casta de analfabetos" Folha de São Paulo, este que vos escreve não tem nada com isso, lembre-se, é a folha de São Paulo que disse. Outrossim, este que vos escreve assina em baixo, em cima, do lado, é verdade ou não da Folha de São Paulo? Verossimilhança.

    ResponderExcluir