sábado, 15 de maio de 2021

Apreensão em Itabuna tira das prateleiras 200 quilos de carnes e leites estragados

 Apreensão tira das prateleiras 200 quilos de carnes e leites estragados

Fiscais da Divisão de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna apreenderam no final da tarde de ontem, dia 14, no Bairro João Soares, mais de 200 quilos de carne e caixas de leite UHT impróprios para ao consumo humano. Uma denúncia anônima foi apresentada à Coordenação da Divisão de Vigilância da Saúde por um consumidor que se sentiu lesado.

Para recolher os alimentos estragados ou com data de validade expirada do ponto de venda, foi necessário à equipe de fiscalização acionar guarnições da ROMU da Guarda Civil Municipal e do 15º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com a diretora da Divisão de Vigilância da Saúde, Maristela Antunes, casos de exposição de produtos inapropriados à venda são denunciados diariamente, o que reforça a fiscalização da Vigilância Sanitária.

Nos últimos meses, a fiscalização encontrou carnes bovinas, suínas e de frango e embutidos em caixas plásticas estragadas, bandejas enferrujadas e embalagens sujas, com graves riscos para a saúde da população. Os produtos apreendidos são retirados de circulação por veículos da Secretaria Municipal de Saúde e descartados no aterro sanitário.

IMG-20210515-WA0002IMG-20210515-WA0004

Donos de estabelecimentos onde há registro de venda de alimentos estragados ou com prazo expirada são autuados, respondem processo administrativo com multa e suspensão do alvará. Nestes casos, só podem reabrir o estabelecimento depois de cumprir medidas indicadas pela Vigilância Sanitária.

A diretora da Vigilância da Saúde orienta os empresários fiscalizar balcões, gôndolas e frizeres e a data de fabricação dos produtos e a onsumidores verificar a data de validade para evitar o consumo de alimentos impróprios pelos riscos à saúde, a exemplo como a contaminação intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia Coli e Salmonela sp, que causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte.

25 comentários:

  1. Por o nome do local.ai nois clientes deixa de comprar lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LI ESSA REPORTAGEM ONTEM E FIQUEI SEM ENTENDER PORQUE NÃO COLOCARAM O NOME DO ESTABELECIMENTO,LOGO QUE É UMA DENUNCIA GRAVE

      Excluir
  2. Kd o nome do mercado,está sendo conivente a fiscalização, é um direito do consumidor saber. será que é vá padaria paulista,ou o mercado tropical,eles são trançados..okkk

    ResponderExcluir
  3. Isso foi na Paulo sexto no João Soares ?? Pois tem um mercado que vende uma carne duvidosa tbm

    ResponderExcluir
  4. Atacadão S.A, pena que lá a vigilância recebe propina e nunca toma devida providência .

    ResponderExcluir
  5. A legislação vigente não pune os criminoosos, pois sequer informa o nome do estabelecimento e proprietário bandido. Como as leis brasileiras são elaboradas, votadas e aprovadas por bandidos, eles ganham todas e o povão que morra!

    ResponderExcluir
  6. Esse mercado de gide e muito é fuleiro tem wildis tb que tá vendendo carne de porco vamos ver

    ResponderExcluir
  7. Filho de mutuns... vê se não mele de bosta fedida q sai de seu cérebro e escorre em seus dedos aqui. Deixe para comentar suas cagadas no banheiro, local q vc não sai.

    ResponderExcluir
  8. ENTÃO,A VIGILÂNCIA DIZ QUE FAZ TUDO ISSO FISCALIZA E TUDO MAIS,SÓ QUE NÃO DIZ O NOME DO ESTABELECIMENTO PORQUE ISSO É MEDO DE FALAR?DEVE FALAR RUA,E NOME DO COMERCIO SÓ ASSIM O POVO NÃO CHEGA NEM PERTO DESTE MERCADO OU MERCEARIA,VIGILÂNCIA FAZENDO UM SERVIÇO INCOMPLETO,ESTAR FALTANDO TRÂNSPARENCIA.

    ResponderExcluir
  9. Deveriam ir no mineirão tbm...que além da podridão que é no interior e no fundo do mercado, iam achar bastante produtos vencidos e carnes impropria pro uso humano.

    ResponderExcluir
  10. Vão no mineirão que irão achar muita coisa vencida e impropria pro uso humano.

    ResponderExcluir
  11. Mineirão tbm tem muitos produtos assim.

    ResponderExcluir
  12. Mineirão atakarejo tbm é assim...muitos produtos estragados nas prateleiras e principalmente no açougue.

    ResponderExcluir
  13. Essa carne aí é só passar um sal e fazer uma bela carne do Sol ,ou vc acha que esses mercados fazem carne do sol só com carne boa .

    ResponderExcluir
  14. No mineirão é assim tbm.

    ResponderExcluir
  15. Solta os comentários verdinho..

    ResponderExcluir
  16. nunca estiverem no mercado do bairro da conceicao, as carnes que ficam no mostruário no freezer dao nojo em ratos, ate a tal da Silmara da TV Record viu, falei com ela para sobre a denuncia sabe o que ela respondeu?? Eu estou de folga. é assim, se fosse orelhão de fichas ja teria gastado um caminhão para denunciar a vigilância sanitária, é mesmo que nada

    ResponderExcluir
  17. Eu quero é carne mijada, eu como carne mijada

    ResponderExcluir
  18. NO MERCADO MEIRA DO CENTRO COMERCIAL A CARNE E FEDORENTA ,SO VENDE CARNE DO SOL RUIM

    ResponderExcluir
  19. Poderiam fazer uma visita no mineirão tbm, onde encontramos muitos produtos vencidos nas prateleiras e carnes estragadas no açougue, sem contar a sujeira que é no interior da loja e fundos da loja.

    ResponderExcluir
  20. Poderiam fazer uma visita no mineirão tbm, onde encontramos muitos produtos vencidos nas prateleiras e carnes estragadas no açougue, sem contar a sujeira que é no interior da loja e fundos da loja.

    ResponderExcluir
  21. Vão no mineirão atakarejo, vcs encontraram muitas coisas vencidas e estragadas.

    ResponderExcluir
  22. E eu aqui doida pra comer um churrasco hj

    ResponderExcluir
  23. E eu aqui doida pra comer um churrasco hj

    ResponderExcluir