sábado, 8 de maio de 2021

Aterro Sanitário começa a operar em Itabuna

O aterro sanitário do Centro de Valorização de Resíduos Costa do Cacau (CVR) iniciou a coleta dos resíduos sólidos de Itabuna nesta sexta-feira, dia 7. A parceria da empresa com a Prefeitura foi firmada na segunda-feira passada durante solenidade no km 21,5 da rodovia BR-415 Jorge Amado, entre Ilhéus e Itabuna. 

A parceria se consolida com o fim do lixão da cidade que durante cerca de 40 anos abrigou famílias que sobreviviam da reciclagem em condições insalubres. Agora, elas serão assistidas com aluguel social e cestas básicas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza e mais R$ 700,00 que serão fornecidos pela CVR por seis meses em atendimento ao pedido do prefeito Augusto Castro. 

De acordo com o gerente administrativo e comercial da CVR, Maurício Sena, os resíduos sólidos terão um acondicionamento com proteção mecânica e sem contato com o solo. Além disso, o chorume, que é o líquido poluente, vai passar drenagem. Ele explicou que o aterro recebeu certificação dos órgãos ambientais. Ainda segundo Maurício, a expectativa e de que 140 toneladas de lixo por dia cheguem ao aterro sanitário. “São oito caminhões compactadores, 15 rotas diárias”, disse. 

O fim dos lixões em todas as cidades do país segue a Leis Federais nº 12.305, do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, e nº 14.026 do Novo Marco Regulatório do Saneamento. Atualmente, o aterro da CVR conta 23 profissionais, entre eles um engenheiro, operadores de máquinas, encarregados de serviços gerais e de operações e balanceiro.

7 comentários:

  1. Depois de seis meses ,essas famílias irão sobreviver do que? Sem emprego? Pelo que entendi a ajuda social somente seis meses...o desemprego assola nosso país ,e Itabuna não seria diferente....nossa terra sofrida e aproveitada politicamente só.

    ResponderExcluir
  2. Augusto não basta dar um valor menor que um salário para essas pessoas vocês precisam direcionar elas para um emprego pra isso é importante que crie uma cooperativa de reciclagem e junto com essa empresa realizar coleta seletiva na cidade. Você sabe como resolver então resolva a vida dessas pessoas

    ResponderExcluir
  3. esta empresa de reciclagem contratada pela prefeitura poderia ter um aditivo que colocar mão de obra as pessoas que vivem de catar ai no lixão, são cerca de 20 famílias, (se não tiverem poderia receber com incentivo publico municipal, um treinamento) ou mais que ate moram por não terem aonde morar, vamos estabelecer o desenvolvimento sem esquecer o fator humano. Durante sete meses vai ter este auxilio para aluguel, e vai comer o que ??? como vai ser depois :? prefeito tem que ter um olhar para o ser humano e não simplesmente se livrar de TODO O LIXO DO LIXAO, nao é assim a estruturação de serviços públicos, o fator humano é altamente relevante, uma pena que isto não foi levado em consideração, as consequências vão vir pode esperar

    ResponderExcluir
  4. Assim fica fácil. Tira o lixão de Itabuna e traz pra Ilhéus. Oq não fizeram lixão de Itabuna, no território de Itabuna???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vei, não vai ser mais lixão não, vai fazer algo que vai ser algo bom para todo o país

      Excluir
  5. boraa ver os impactos ambientais chorume etc....

    ResponderExcluir
  6. Até agora não se falou nada em custos para o município!

    ResponderExcluir