quarta-feira, 26 de maio de 2021

Bahia cria 9,2 mil postos de trabalho em abril e lidera geração no Nordeste

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em abril deste ano, a Bahia gerou 9.207 postos de trabalho com carteira assinada, resultado que decorre da diferença entre 52.539 admissões e 43.332 desligamentos. Dessa forma, a Bahia liderou a geração de emprego formal no Nordeste no mês.

Os dados são do Ministério da Economia, que divulgou nesta quarta-feira (26) as estatísticas mensais do emprego formal, através do Novo Caged, sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Apesar do contexto sanitário mundial atípico, o estado ocupou a primeira posição em relação à geração de posições celetistas dentre os estados nordestinos e a sexta dentre os estados brasileiros em abril de 2021. No Nordeste, seis estados criaram vagas de trabalho.

A Bahia (+9.207 postos) foi acompanhada por Pernambuco (+4.798 postos), Ceará (+3.297 postos), Maranhão (+3.056 postos), Piauí (+2.060 postos) e Paraíba (+690 postos). Em contrapartida, Alagoas (-3.208 postos), Sergipe (-92 postos) e Rio Grande do Norte (-61 postos) encerraram posições celetistas.

“Essa marca é excepcional, sobretudo neste momento de enfrentamento à crise sanitária da Covid-19. Reflete também o trabalho de interiorização dos investimentos, promovido pelo Governo do Estado, que sinaliza o índice de 86% dos novos empreendimentos indo para as cidades do interior. Além disso, a Bahia tem atualmente 198 empreendimentos em processo de implantação, em 72 municípios, com aporte de R$ 45,4 bilhões e oferta potencial de 17,4 mil postos de trabalho. Cerca de 60% desses investimentos estão previstos para entrarem em operação até 2022”, aponta o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Classificando os setores de atividade econômica em cinco grandes grupos, todos apresentaram saldos positivos em abril de 2021: Serviços (+4.761 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.568 postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.203 postos), Indústria geral (+879 postos) e Construção (+796 postos). No grupamento que mais gerou, o de Serviços, destacou-se a área de Saúde Humana e Serviços Sociais com a criação de 2.483 postos.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a Bahia (+52.362 postos) seguiu a tendência apresentada pela região nordestina (+88.576 postos) e pelo país (+957.889 postos). O estado ocupou a primeira posição no Nordeste, seguido pelo Ceará (+20.026 postos).

No Brasil, o estado baiano está no sexto lugar, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. A capital do estado também apresentou saldo positivo em abril (+1.658 postos) e no acumulado do ano (+12.275 postos).

16 comentários:

  1. Tiazinha continua rodando bolsinha na BR. Agora com salários, ajuda ela aí homens e mulheres que gostam de carangueijeira

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, a Endicon, terceirizada Coelba, demitiu 200 funcionários e não pagou a recisão. A Coelba fecha os olhos para isso. Agora atrase 2 contas de energia, para eles mandarem cortar ba hora!

    ResponderExcluir
  3. Que dia foi isso? Eu só estou vendo o ditador Rui Bosta querendo fechar tudo para o trabalhador morrer de fome.

    ResponderExcluir
  4. Com verba do governo federau fica fassil né ruim costa???
    Ano que vem vc não vaim ganhar dinovo.
    O povo não é mas burro, comunismo nunca mas.

    ResponderExcluir
  5. Será? O governador Ruy costa passou todo esse tempo e não criou nem um emprego em Itabuna, e bom que se saiba disso, eleições se sucederá o.

    ResponderExcluir
  6. No Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, maranhão, Rio Grade do Norte, Piauí, a mesma
    propaganda, enfim; os desgovernos nordestinos fumam muita maconha, cheira pó e dá o caneco, exemplo o PT da Bahia é alucinação sim ou não? Simmmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chora não bolsominion , pois nois somos o oposto de vcs . Querendo ou não vamos gerar emprego na Bahia , vai jogar praga em outro Zé povin .

      Excluir
    2. Viva o comunismo lula 2022 ✊🏻🚩
      Nossa classe trabalhadora tem que ser respeitada , nois devemos saber que não temos que encher os bolso dos ricos enquanto nós não podermos comprar 1kilo de carne . O rico que têm que dar valor a nois rapaz . Agora o cara só porque tem um carrinho acha que é rico , nunca você está junto a nós , agora fica aí alienando tapando o sol com a peneira .

      Excluir
  7. esse verdinho e muito puxa saco do governador onde esses empregos e no verdinho.

    ResponderExcluir
  8. As pessoas deveriao tomar vergonha de falarem que tem emprego,nao tem emprego em lugar nem um,esistem e uma governos contra elis mesmo as coisas almentando de um jeito que so quem pagao sao os pobris.

    ResponderExcluir
  9. kkk q piada isso. Onde estão estes empregos? Boto currículo há tempos e nada de ser chamado

    ResponderExcluir
  10. Mão de obra barata é fácil tbm.. a tel q o diga.

    ResponderExcluir
  11. FILHINHA DE MUTUNS, de tanto vc falar em dá o caneco, todo mundo pensa que essa deve ser a sua preferencia. Vc deve ser um desses ex drogado da vida q se enfiou na RELIGIAO pra tentar salvar a alma.

    ResponderExcluir
  12. A Bahia é um dos estados brasileiros com o maior n° de desempregados.

    ResponderExcluir
  13. aqui é rui costa , nosso governador!! o melhor do brasil!

    ResponderExcluir