quinta-feira, 27 de maio de 2021

Campanhas de ódio e fake news contra CoronaVac comprometeram vacinação no Brasil

As campanhas de ódio e a disseminação de notícias falsas contra a vacina CoronaVac nas redes sociais comprometeram a imunização no Brasil e atrasaram a entrega de 12 milhões de doses do imunizante contra o coronavírus, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ainda segundo a pesquisa, o maior volume de publicações no Twitter sobre a CoronaVac aconteceu em janeiro de 2021, período em que a vacinação no país teve início e que o imunizante teve papel de destaque. Além disso, ao longo de 2020 e 2021, o crescimento do volume de publicações na rede social teve como principal objetivo atacar à vacina.

O estudo também aponta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve participação nesse processo. Os pesquisadores analisaram 75 discursos do presidente, publicados na página do Planalto e que fazem referência à pandemia, sendo que 19 contêm referências às vacinas e à vacinação. Nos discursos, constam quatro referências diretas ou indiretas à CoronaVac em que ele se refere ao imunizante como “aquela vacina” de “aquele país”.

No Twitter e no Facebook, Bolsonaro demonstrou a sua oposição à compra da vacina pelo Ministério de Saúde, além da aplicação dela na população brasileira, inclusive, se recusando a utilizar o nome correto da CoronaVac. Aliado a isso, influenciadores bolsonaristas tiveram um papel importante na desinformação da população ao publicarem postagens questionando a eficácia da vacina.

Através do cronograma atualizado em fevereiro de 2021 pelo Ministério da Saúde e as entregas de IFA da China com atraso ao Instituto Butantan, segundo o estudo, há um déficit de 12 milhões de doses que já deveriam ter sido distribuídas ao SUS.

Nas redes sociais, o Instituto Butantan, responsável pela fabricação da CoronaVac no Brasil, repudiou as campanhas de ódio e a disseminação de notícias falsas contra o imunizante. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também utilizou as redes sociais para se manifestar e declarou que as informações apontadas pela pesquisa são “gravíssimas”.

55 comentários:

  1. Nenhuma das supostas ou pretensas "autoridades" defensoras da vacina dos criadores do vírus chinês ou seus familiares tomaram a dita vachina. Não existe nenhum registro de algum destes canalhas sendo submetido à tal sacrilégio, ficando o papel de cobaia para os otários e ignorantes de plantão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem queria comprar arma , fica a vontade porque no governo lula nós vamos priorizar saúde educação e emprego , já que o Brasil se tornou uma bomba de desempregado , sem vacina , sem moral lá fora , sem nada , e quem trabalha ainda tem que passar por autos e baixos e como se nós fosemos um lixo e não um colaborador , temos que fazer serviço que nem está no nosso contrato e todos esses patrão são ditadores de direita , são a elite não vale nada . Bolsonaro vai levar uma ovada na cara quando vier fazer inauguração de obra pronta aqui na minha cidade , assim como ele fez em Maceió . Deixa ele , nariz de pinóquio do cão .

      Excluir
    2. Exatamente. Isso é um soro.

      Nem mesmo as empresas querem se responsabilizar pelos danos as pessoas a longo prazo.

      Eles nem sabem ou que pode acontecer.

      Vagabundos.

      Excluir
    3. Quanta burrice e ignorância em tão poucas palavras. Asno, quantas pessoas no Brasil foram a óbito ou tiveram sequelas graves após tomar a coronavac? Sabia que 80 % dos brasileiros vacinados tomaram a coronavac? Sabia que hoje a maioria dos casos graves de covid 19 são de pessoas mais jovens que ainda não tomaram as vacinas? Enfim mula, se não tem nada de bom para escrever porque não se cala? Quantas vidas podem se fundar por conta desse teu comentário imbecil? Seu Arrombado

      Excluir
    4. Por imbecis como vc o pais não vai para frente, vai encher seu talo de cloroquina e das outras bostas que seu presidente tanto adora, vc não passa de um abestalhado ignorante que idolatra um incompetente com deficit de inteligência, mas, não me surprende vc deve ser ainda mais idiota que ele

      Excluir
    5. Vá estudar Terraplanista, tu não tem vergonha em persistir com essa fakenews?
      Tome o ivomec seu otario.

      Excluir
    6. Segundo o bolsonarista, esse conteúdo é rico em informações baseadas na ciência do bozo.
      Kkkk
      Matéria de primeira pra que sabe ler as figuras.
      Kkk

      Excluir
    7. O jumentildes, porque o Brasil foi obrigado a assinar uma causa de barreira na qual qualquer sequela ou não funcionalidades da vacina a empresa e isenta de culpa cabendo somente a união responder? Outra coisa qual o tratamento para o contaminado de covid?
      para que serve a cloroquina?

      Excluir
  2. Fora genocida evangélico tranca rua Jair messias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas os idiotas da esquerda defendem uma vacina feita pelo mesmo país que criou e espalho o vírus pelo mundo.
      Os idiotas da esquerda parece que não notaram que a vacina chinesa é proibida em toda Europa e Estados Unidos.
      Bolsonaro está certissímo em ter reservas com essa vacina.

      Excluir
    2. Esses petistas comedores de capim com pão e mortadela não sabem nem o significado da palavra genocida e ficam igual papagaio repetindo frases sem nenhum sentido. As marionetes petistas estão comendo muito capim.

      Excluir
    3. Petralhão cabeça de bode, adorador de belzebu, filho dos piolhos dos pentelhos do furico de Lullaladrão com caranguejeira! KKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. Até Quando Vamos ter Esse Lixo do Bozo ainda na Presidencia Tem Caça logo Esse Genocida o Povo Brasileiro Já Não aguentar Mais Tudo Caro Carne pobre Não Comer Mais Já Esse Fldp tirando onda cm a Cara do Povo Comendo Picanha da Argentina de 1.800 o Kilo Ainda Ficar Um Ruma de Gados Fldp Que nem tem um ovo Pra Comer e Ficar Defendendo Esse Demónio Fora Bolsonaristas Deixar Lula 2022 cmo Roubar Vcs Mais Agente Comia Vivia Bem Já com Essa Desgraça o Povo tá Morrendo de Fome e de Corona Vírus Ele Virá as Costas

    ResponderExcluir
  4. Esse verdinho está igual a emissora Globo só fala mal do presidente nunca vi uma matéria de elogiando o bolsonario..

    ResponderExcluir
  5. Rapaz bolsonaro (Sem partido ) do tempo que se meteu na política ele só fez uma coisa . Nada kkkkk .

    ResponderExcluir
  6. O toba de quem disse !!

    ResponderExcluir
  7. Fake news? 28% de eficácia em idosos acima de 80 anos é fake news? A vacina não é boa. Autoridades chineses em si já alertaram. Não é à toa que querem aplicar mais uma dose. Bola fora nessa matéria, Verdinho.

    ResponderExcluir
  8. Lembrando que o grupo Butantan sempre vacinou nós brasileiros, e devido a uma política de ódio e autoritarismo de um governo desumano muitas vidas poderiam ter sido salva. Essa conta é de Bolsonaro e sua equipe que sempre impediu não só a coronavac, mas todas as vacinas de chegarem aos brasileiros, devido a sua política de negação da doença hoje e sempre. Já morreram muitos inocentes, e vão morrer muito mais até que chegue vacina para todos. É inegável que Bolsonaro e sua equipe são culpados por esse genocídio.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma colega aqui da saúde que tomou as duas doses e se reinfectou, portanto essa vacina é uma bosta

    ResponderExcluir
  10. Trilhões de vezes a morte do que tomar esta droga, é o carimbo, a morte, a marca do Satanás, comunismo e satanás é a mesma pessoa, o quanto PT é Caifás, até mesmo o Senhor Jesus, ser Presidente do Brasil, PT vai tentar assassinar, Pt assassinou o Senhor Jesus, até tentou assassinar o Presidente do Brasil, a luta contra PT ultrapassa a carne, é luta espiritual, vamos Bahia clamar aos céus para mandar PT para o 5º do inferno, amém!

    ResponderExcluir
  11. Mentira, a midia toda está a serviço do PCC, partido comunista chines.

    ResponderExcluir
  12. Bolsonaro é oq ( Sem Partido ) ? É lógico ele pagou apenas para o presente da câmara não levá-lo a impeachment . O mesmo quer roubar sozinho e andar de lancha enquanto morre gente por falta de oxigênio .


    Está culpa eu não carrego , quem é crente de verdade sabe que ele dissemina o ódio , e o ódio provém do satanás . Silas e alguns outros que se dizem pastor achando que dinheiro vale mais do que vidas estão errado , vai sentar no colo do capeta e chupar chupeta vai vendo , cadê que ele orienta bolsonaro comprar vacina , enquanto os general miliciano vijindo obras com empresa que nunca se quer trabalhou com esse tipo de empreendimento , e que já vem sendo investigado na aeronáutica , tudo já está sobre investigação nós órgãos responsável , bolsonaro vai sair daí direto pra Bangú 8 .

    ResponderExcluir
  13. A mãe de bostonaro tomou as vacinas e no lugar de colocar o nome da própria colocou de outra vacina , eu não sei vcs mas eu não quero mal pra minha mãe , se ele fala que a vacina não presta e porque a mãe dele tomou ?????

    Incrível , estou esperando resposta se estiver algum bolsonarista aqui . Me responda pfvr .

    ResponderExcluir
  14. Imagina bolsonaro 40 anos como presidente , a amazônia vai virar um buraco sem fim , um rombo nos cofres públicos e na terra , aí vamos viver de que ????

    Já que até os peixes estão contaminados por mercúrio .

    ResponderExcluir
  15. Parabéns a bolsonaro pela nova política , Eduardo cunha está do seu lado .

    ResponderExcluir
  16. Não sei como ainda tem gente acreditando nesta pessoa, vamos vacinar para o país voltar ao noemal.

    ResponderExcluir
  17. Caso o governo estivesse aceito as ofertas do Butantã e da pfizer, nós teríamos sido o primeiro país do mundo a vacinar seu povo .

    ResponderExcluir
  18. A verdade que os bolsominions não querem saber !

    ResponderExcluir
  19. As farras de bolsonaro de bolsonaro no réveillon e no carnaval bancária 16 mil auxílios emergências .

    ResponderExcluir
  20. Campanha de ódio um caralho, vcs ja viram algum produto chinês prestar? Mão de obra escrava e matéria prima de péssima qualidade.

    ResponderExcluir
  21. O Governo chinês é genocida e Ditadura comunista, que palhaçada é essa Agora a china é salvadora do mundo, o vírus começou na china e se espalhou pelo mundo, vai ser provado isso.

    ResponderExcluir
  22. Políticos sempre enganam o povo ,Doria, Rui e outros governadores não tomaram a coronavac e fizeram campanhas a favor da vacina, triste é ver pessoas brigando por políticos.

    ResponderExcluir
  23. SE LULA GANHAR

    BOLSONARO SERÁ PRESO. Ou até levado para o TPI - TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

    Anotem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tua lem de fanático e analfabeto ja passou no enem?

      Excluir
  24. Estamos nas mãos dos chineses?

    ResponderExcluir
  25. Gente, será q vcs não percebem q falando do Mito o tempo todo, só deixa o cara mais forte? kkk Bolsonaro 2022

    ResponderExcluir
  26. Se não presta mermo!!!+

    ResponderExcluir
  27. Se o grande problema é China então por que o Bozo se recusou também a negociar 70 milhões de doses de outra empresa que não tinha nada haver com a China?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Va le o contrato das causa de barreiras aplicada pela pfazer e chamadas de causas leoninas. isso se tu souber ler

      Excluir
  28. Pior que os vagabundo Bolsonaristas estão e se imunizando... Vagabundos...

    ResponderExcluir
  29. Inclusive teve governador tomou a da Pfizer...porque será?!?!

    ResponderExcluir
  30. Tem um bando de chifrudos evangegues, que fazem campanha nas casas de arrecadação e exploração fos troxas contra a vacinação

    ResponderExcluir
  31. Mas o mesmo composto ativo da Oxford também vem da China e chegou! Qual a lógica?

    ResponderExcluir
  32. Tem idiota pra tudo. Uma vacina com imunização em 53% , que já tem países aplicando um 3ª dose da chegar a alguma dado positivo e sem garantia de nada.só serviu para enriquecer ainda mais a China

    ResponderExcluir
  33. Rui costa como bom pilantra que é tomou foi a pfizer

    ResponderExcluir
  34. 18 anos o ódio tomou conta do Brasil, era uma cultura do ódio criada pelo PT, alguém
    protestou? Ninguém, então toma vergonha na cara bando de pedófilo, estupradores, cheiradores de pó, fumadores de maconha e queimadores de canecos, nem fala da roubalheira geral, você hoje sente falta não é mesmo? Estão quebrados, acabou a mamata, amém!

    ResponderExcluir
  35. Fruto deste desgoverno

    ResponderExcluir
  36. Bolsonaro negou a doença; negou a vacina Coronavac; negou todas as outras vacinas; nega até que negou... Que credibilidade tem o ser como esse. E os seus seguidores que também assim como ele nega tudo, por quê também não negou de tomar a vacina. Simples assim, se a vacina não presta é só não tomar. Nunca vi um povo como os Bolsonaristas: sua marca é a contradição.

    ResponderExcluir
  37. Onde moro, ninguém recusou. Reportagem tendenciosa.

    ResponderExcluir
  38. Muitos desconhece o que está por traz deste movimento deliberado apontando ser uma solução imediato.mas não curar nada e ninguem uma manipulação em massa c9m uma unica finalidade reduçao populacional global

    ResponderExcluir