segunda-feira, 31 de maio de 2021

Emasa conclui a primeira etapa da limpeza no canal do Bairro Santo Antônio

A primeira etapa da obra de limpeza do canal de macrodrenagem do Bairro Santo Antônio, na zona noroeste de Itabuna, foi concluída. Foram retirados pouco mais de 4.000 m³ de dejetos e a canalização dos esgotos das casas estão sendo finalizada.

Os esgotos sanitários das casas, entre a antiga pedreira J. Macedo e a Travessa dos Trovadores, serão ligados às redes interceptoras construídas pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que é responsável pelas obras do canal do Santo Antônio, que corta as ruas José Bonifácio e Santos Dumont, depois de assinar um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Itabuna.

Segundo o engenheiro da Emasa, Alfredo Melo, com esta etapa finalizada e com o avanço das obras, o bairro terá um canal completamente livre de esgotos. “Em pouco tempo, vamos ver peixes no canal, porque a vida animal volta”, explica.

Ele acrescenta que, “o que era um valão, onde corria os esgotos sanitários, se jogava lixo e entulho, passa a ter valor ambiental. Essa é uma das funções da Emasa, remover o esgoto e promover saúde para a população”, diz Melo.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ressalta que o que o trabalho que vem sendo executado nesta parceria com a Emasa, no Bairro Santo Antônio, é o exemplo do que sua Administração pretende levar aos demais bairros cortados por canais de macrodrenagem.

“Há décadas, o canal do Santo Antônio foi o retrato do desrespeito com os cidadãos. Agora, vamos nos dedicar a realizar esse mesmo serviço nos outros cantos da cidade. O nosso governo tem como meta melhorar a qualidade de vida da nossa gente, cuidar das pessoas é o nosso objetivo”, assegura Castro.

GRATIDÃO

Moradores das ruas por onde passa o canal e travessas em seu entorno não escondem a felicidade e o sentimento de gratidão com o prefeito Augusto Castro. 

O servidor público aposenado Francisco Araújo, conhecido como Paraíba, há cerca de 20 anos residente na Rua José Bonifácio, conta que as obras vão agregar valor à sua casa. Por isso, disse que vai organizar um almoço com seus vizinhos para recepcionar o prefeito.

“Vou oferecer um almoço ao prefeito Augusto Castro e aos meus vizinhos. É a forma de agradecer esse benéfico que a Prefeitura está trazendo para todos nós”, declara Paraíba. “Aqui na rua a gente está muito contente. A vida está mudando para melhor’, enfatiza. 

Já Renato Capinam, que reside há mais de 30 anos próximo ao canal, diz que essa é a primeira vez que está vendo um trabalho de verdade no canal do bairro. “O prefeito está ‘botando pocando’. A gente vivia aqui com o mau cheiro, a fedentina em toda casa e até ratos. Agora, é só alegria. A coisa já começou a mudar”, expressa.

A dona de casa Maria da Conceição lembra que conviver com o esgoto na frente de casa foi ruim demais. “Respirar esse mau cheiro, me trouxe problemas respiratórios. Estou achando ótimo o que o prefeito e a Emasa estão fazendo nesse canal”, afirma.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, relata que a previsão de conclusão das obras será no próximo mês de julho, com a entrega no dia 28 de julho, Dia da Cidade. 

“Nossas equipes estão trabalhando com afinco, inclusive, nos finais de semana. Esse sentimento de reconhecimento do trabalho e gratidão dos moradores beneficiados é a principal recompensa para nós que ocupamos cargo público”, frisa o presidente da Emasa.

Além da limpeza e canalização do esgoto, ao longo das margens será executado o paisagismo, a instalação de passarelas para a travessia de pedestres e a urbanização das ruas no entorno do canal.


12 comentários:

  1. Observem e analisem o grau de consciência dos direitos e deveres, o sentido e o entendimento dos parâmetros que pautam a vida em sociedade, cumprindo os deveres, mas buscando que seus direitos sejam cumpridos ao pé da letra. Vejam bem, uma obra simples e básica, que deveria fazer parte das providências comuns e diárias para os "administradores públicos", quando milagrosamente são realizadas à "meia boca", tornam-se motivo de uma propaganda desleal e desonesta pois é paga com verba do povo. Um povo eternamente humilhado e mantido na ignorância e na miséria pelas castas de bandidos escravagistas, agradecidos, posam para fotografias em que declaram apoio a este ou aquele político que, simplesmente está apenas aplicando uma migalha daquilo que os ignorantes tem direito. Acreditem, os supostos administradores, na maioria das oportunidades, gastam mais com propagandas enganosas e desnecessárias do que com a própria obra. A depender deste povo, que futuro terá este país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo , esse entende , parabéns pela consciência e o ótimo comentário !
      As pessoas se contentam com o pouco , isso é obrigação do governo , a constituição nos assegura isso .

      Excluir
    2. VC DEVE SER UM VERDADEIRO IMBECIL, O PREFEITO ESTÁ TRABALHANDO DE VERDADE. SÓ UM UMBECIL, PT, OU FERNANDISTA PRA FALAR MAL DE AUGUSTO CASTRO.

      Excluir
    3. Ta bom mas pelo menos ele ta fazendo, coisa que nenhum outro fez

      Excluir
  2. Não demora e os próprios moradores do Santo Antônio vão jogar entulho e lixo no canal recém urbanizado!!!! Verdinho, volte 2 meses depois de inauguradaa obra e verifique!!!!

    ResponderExcluir
  3. ISSO SE CHAMA INVEJA!!

    ResponderExcluir
  4. CHAMAR ISSO DE LIMPEZA É UMA VERGONHA.O CARA AINDA IRONIZA O POVO DIZENDO QUE EM POUCO TEMPO VEREMOS OS PEIXINHOS NO CANAL.SÓ TOMANDO UMA GARAPA DE LIMÃO BALÃO VIU SEU ALFREDO MELO.

    ResponderExcluir
  5. Os funcionários da Emasa deveriam ter prioridade na vacinação contra o covid são pessoas que fazem serviço essenciais. Tao vacinando tantas categoria ai e porque não os funcionários da Emasa.mais o prefeito deixou na emasa pessoas da gestão passada como João Bitencourt e o encarregado puxa saco Wellington que ja foram envolvidos em coisas erradas na emasa agora estão ai nessa gestão deveriam estar no olho da rua.

    ResponderExcluir
  6. Esta verba esta liberada desde 2008 e so agora esta concluindo tenho vídeos da minha casa alagada e a Rua em 2019 e 2020 foram piores momentos e solicitamos Ex Prefeito providencias isso não posso negar temos fotos e vídeos e graças a Deus que Augusto esta dando continuidade, somos cidadãs pagamos impostos e ainda esgoto não é favor e sim dever do Município.

    ResponderExcluir
  7. Augusto Castro será sem duvidas o Melhor Prefeito dos últimos 40 Anos em Itabuna!

    ResponderExcluir
  8. Botaram pocando no negao renato kkkkkkk

    ResponderExcluir