segunda-feira, 31 de maio de 2021

Governadores pedem a Omar Aziz que reconsidere convocações à CPI

Um grupo composto por 19 governadores enviaram carta para o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), pedindo que seja reconsiderada a convocação dos gestores estaduais para comparecerem na comissão para depor sobre ações na pandemia.

Os chefes dos estados demonstraram “preocupação” com a violação “das normas constitucionais”. Eles defendem que a CPI transforme as convocações em convites para depoimento.

Na semana passada, foram aprovados os requerimentos para convocar nove governadores: ilson Lima (AM), Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moises (SC), Waldez Góes (AP), Wellington Dias (PI), Antonio Denarium (RR) e Marcos José Rocha dos Santos (RO).

“A análise sistêmica das normas constitucionais impõe o necessário respeito ao pacto federativo, sendo manifestamente proibido aos Poderes de uma determinada esfera o exercício das competências de outra esfera da Federação”, afirmam no documento enviado a Aziz, segundo a coluna Painel, da Folha.

Dezoito dos 19 governadores que assinam o texto entraram no STF (Supremo Tribunal Federal) com ação na sexta (28) para que não precisem comparecer como convocados. Na carta endereçada a Aziz, os gestores estaduais afirmam que governadores não podem ser convocados sob pena de “grave ofensa à Constituição”, que garante a eles o direito de só serem julgados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

11 comentários:

  1. VAGABUNDOS, GOVERNADORES E PREFEITOS LADRÕES, SURRUPIARAM TODO DINHEIRO QUE O GOVERNO FEDERAL ENVIOU PRA O COMBATE A PANDEMIA, ESSES SÃO OS VERDADEIROS GENOCIDAS, O STF TAMBÉM É CULPADO DE DAR PODERES A ESSES LADRÕES, SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER. FORA PT LIXO.

    ResponderExcluir
  2. Serão todos honestos, santos ou ladrões bonzinhos?

    ResponderExcluir
  3. ESSES LADRÕES, TÃO COM MEDO? QUERIAM CONVOCAR BOZO,AI PODE, TEM QUE SER PRA TODOS, O DA BAHIA JÁ FOI PEDIDO PELO MPF É SO QUESTÃO FE TEMPO, VAMOS VER ONDE FORAM PARAR OS RESPIRADORES E O DINHEIRO, QUANDO MILHARES DE BAHIANOS MORRERAM.

    ResponderExcluir
  4. No início falei que essa CPI seria igual a do lava jato, "feitiço vira contra o feiticeiros". Governadores com medo de irem morar em Curitiba. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Nenhum poder pode interferir no outro ? E porque esses canalhas do STF interferem o tempo todo no poder executivo federal ?

    ResponderExcluir
  6. O QUE SE VER NESSA CPI É LADRÃO INVESTIGANDO LADRÃO,ESSES MALDITOS UM DIA IRÃO PAGAR NO FOGO DO INFERNO.

    ResponderExcluir
  7. somente os governadores , fora claro os lixos bolsonaristas, que gaguentaram até agora a covid e o povo todo, sozinhos, os governadores que estão as duras penas levando o país nas costas, pois, não temos governo federal como já era do conhecimento de todos, e o pior atrapalha e boicota a tudo de lógico e tudo que é bom, fora desgraça dos evangélicos, fora bolsonaro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueedopata imbecil, só recebe pão com mortadela e 10 reais que o LARÁPIO CACHACEIRO dá pra defender tanto o RATO DE esgoto. Coitado de vc , pobre vai ser o primeiro a se ferrar se o molusco de 9 dedos voltar ao poder.

      Excluir
    2. Vc vai ter que morrer do seu veneno seu miliciano desgraçado
      quando a Globo orienta vcs a ficar em 🏠 ficam esculhambando querendo e falar da vida dos outros na porta dos bares
      Eita gente fofoqueira esse povo de Itabuna
      Chama lula de ladrão e são larápi também
      Tudo doido pra entrar na política pra roubar a população
      Conheço um monte que enrriqueceu as custa do dinheiro 💰 público

      Excluir
  8. Quem não deve não teme porque esse medo todo de depor ?

    ResponderExcluir
  9. Os marginais tão com medo. Vão ser convocados sim. Td mundo.

    ResponderExcluir