terça-feira, 4 de maio de 2021

Itabuna fecha lixão e dá grande passo na melhoria da saúde do povo e conservação ambiental

Itabuna dá um grande passo na conservação ambiental e nas melhorias das condições de saúde da população com a destinação dos resíduos sólidos domiciliares e hospitalares para um aterro sanitário, certificado pelos órgãos ambientais no quilômetro 21, da Rodovia Jorge Amado, Ilhéus – Itabuna.

Na manhã desta segunda-feira, dia 3, o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou a Ordem de Serviço que autoriza a Central de Valorização de Resíduos (CVR) Costa do Cacau atender a demanda de tratamento, valorização e disposição final dos resíduos, em cumprimento à Lei nº 14.026, de julho do ano passado, a Lei do Marco do Saneamento Básico, que estabelece prazo para o fim dos lixões no país. A partir de terça-feira, os caminhões compactadores já descartam os resíduos em novo local.

Em Itabuna, o atual lixão funciona há cerca de 40 anos em terreno nas proximidades do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com impactos negativos sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas que atuam no local, além da população em geral.

Além de atender à legislação, o prefeito de Itabuna determinou integral atenção às cerca de 50 famílias que trabalham e até residem no lixão em situação degradante. “Vamos ter um olhar especial para essa gente que diariamente busca o sustento e de suas famílias se expondo a riscos para sua saúde. Temos que encontrar uma solução definitiva de sua reinserção no mercado de trabalho, educação de seus filhos e que tenham uma vida digna”, expressa Augusto.

Através de uma parceria com o município, pelos próximos seis meses, a CVR Costa do Cacau vai conceder um auxílio financeiro no valor R$ 700,00 por mês para 100 famílias que moram ou trabalham no lixão. Elas foram cadastradas pela Defensoria Pública do Estado (DPE-BA). Por meio de parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, elas também vão receber aluguel social e cestas básicas através da Prefeitura de Itabuna.

Além disso, vão participar de um projeto de inclusão social e capacitação profissional, que inclui ações como a criação da Associação de Catadores e sua inclusão nos programas sociais da Secretaria de Promoção Social e instituição da Coleta Seletiva no Município, com a instalação de 10 ecopontos para captação de materiais recicláveis e construção de unidade de reciclagem, explica o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr.

“O prefeito Augusto Castro está de parabéns pela decisão de contratação do aterro sanitário e selagem do atual lixão que só trouxe problemas à cidade”, conclui Almir.

25 comentários:

  1. Parabéns prefeito um feito que na minha opinião é uma das grandes que eu já vi nesta cidade um olhar de cuidado para próximo eu sei que essa cidade tem muito a que fazer ainda mas esse olhar de sensibilidade para os moradores do lixão mostra o coração e humanidade q vc tem!
    O lixão de Itabuna é uma das coisas mais triste que existe na cidade só quem já visitou aquele ambiente sabe.

    ResponderExcluir
  2. Fora Borsonauro e pastor da recordi tv

    ResponderExcluir
  3. ATITUDE acertada, agora precisa corrigir essa empresa de coleta de lixo de Itabuna, pelo péssimo serviço,
    Os garis estão recolhendo os lixos e colocando na frente de alguma casa específica com o intuito de adiantar o serviço deles
    Só que demoram de recolher ou as vezes o caminhão quebra, resultado e um monte de lixo em nossas portas criando mau cheiro,e juntando urubus, aí quando pegam fica em nossas portas a sujeira e mau cheiro dos resíduos,
    Vamos tentar corrigir isso.

    ResponderExcluir
  4. dariosouza31@hotmail.com4 de maio de 2021 às 06:17

    Sou uma pessoa que a muito perdí a crença nos nossos políticos, não votei nesse cidadão, mas estou percebendo que ele fará grandes coisas nesta cidade, acredito que será mais uma grande personalidade, com certeza será um grande nome que entrará para a história de Itabuna.

    ResponderExcluir
  5. Sou uma pessoa que a muito perdí a crença nos nossos políticos, não votei nesse cidadão, mas estou percebendo que ele fará grandes coisas nesta cidade, acredito que será mais uma grande personalidade, com certeza será um grande nome que entrará para a história de Itabuna.

    ResponderExcluir
  6. Quero ver quando vamos receber o valor

    ResponderExcluir
  7. Uma nova página está sendo escrita na história da nossa tão sofrida Itabuna. Parabéns ao prefeito por se preocupar com o meio ambiente e com pessoas em situação vulnerável que vivem do lixão.

    ResponderExcluir
  8. Reciclar lixo dá dinheiro e gera empregos.


    SÓ O LIXO QUE NÃO PRESTA SÃO OS ELEITORES DO GENOCIDA E DA RACHADINHAS.

    TAL FILHO, TAL PAI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc esqueceu de acrescentar o pior lixo que temos no Brasil que é Lula e a quadrilha petista

      Excluir
  9. Parabéns prefeito você realmente e muito competente fudeu a cidade com hospitais superfaturados lascando com a vida do povo junto com esse ditadorzinho de merda do Rui costa tranca todo mundo em casa, acaba com a vida dos comerciantes, depois vai curtir a praia com a familia pra gastar o dinheiro recebido pelo governo federal.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns prefeito você realmente e muito competente fudeu a cidade com hospitais superfaturados lascando com a vida do povo junto com esse ditadorzinho de merda do Rui costa tranca todo mundo em casa, acaba com a vida dos comerciantes, depois vai curtir a praia com a familia pra gastar o dinheiro recebido pelo governo federal. verdinho estou filmando pra ver sua imparcialidade.

    ResponderExcluir
  11. Depois que passou na tv em rede nacional os lixoes do Brasil. Itabuna, ilhéus, eunapolis. Pelo menos o prefeito de Itabuna já tá resolvendo a situação. Vamos ver os outros agora.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns prefeito, gostaria que a próxima
    obra fosse o tratamento do esgoto, para fazer a revitalização do rio cachoeira em benefício de nós Itabunense, forte abraço.

    ResponderExcluir
  13. Triste e saber que existe pessoas como vc, o lixão e uma realidade mais lá tem família que depende denla para sobreviver, o prefeito que e da 4 meses de sexta básicas pro povo e 4 meses de auxílio aluguel e depois as pessoas vai viver de que vai morrer de fome e morar na rua, prefeito Augusto Castro os moradores do lixão também sãoeleitores tá e tem família também,e eu e meus irmãos fomos criados lá e muitos outros pois emprego para muitas pessoas de lá ñ IRA ter há muitos analfabetos e sem emprego vão viver de que

    ResponderExcluir
  14. Bela iniciativa que juntamente com uma cooperativa bem estruturada de reciclagem, a mesma vai tornar possível a cada um dos ex moradores do lixão a obterem seu ganha pão sem colocar em risco suas vidas e de seus familiares.
    Parabéns Augusto Castro por esta iniciativa, que o São Lucas, o Cemepi e a Upa do final de linha do São Caetano, sejam funcionais, visto que, o nosso povo carece antes de tudo de saúde física, espiritual e mental; e de geração de renda!

    ResponderExcluir
  15. Enfim... Conseguimos nos livrar da maldita familia imunda "Fernando goma"...banida da politica e do convívio social dessa cidade! Falta nenhuma faz... Tenha a dignidade de nunca mais dar as caras por aqui! Castro, parabéns! Obrigado por ser por nós!

    ResponderExcluir
  16. Fico feliz com essa noticia! Itabuna já tinha que ter regularizado esse "lixao".

    ResponderExcluir
  17. Cadê a atitude das autoridades de ilhéus, segue o exemplo. Lixão é medieval e ilegal.

    ResponderExcluir
  18. Isso e cumprimento de lei quem mandou foi o governo federal sem méritos para prefeito esta surfando em ounda dos outros

    ResponderExcluir
  19. Prefeito,olhe por nós funcionários do hospital de base,e pelos pacientes de Itabuna,aquele diretor está destruindo com os funcionários e com o hospital

    ResponderExcluir
  20. Se for esperar receber sextas básicas pela prefeitura esquecee há sabem que não vão receber nada !!

    ResponderExcluir
  21. Quero v onde Monalisa prefeita de Ibicarai vai jogar o lixo dela agora deve jogar no cu dos puxa sacos.

    ResponderExcluir
  22. Ñ votei em A. Castro, mas tenho q admitir que ele está fazendo um bom governo, pelo menos paté agora. 👏👏

    ResponderExcluir
  23. Parabéns ao prefeito Augusto Castro, Itabuna finalmente tem alguém com olhar de gestor!

    ResponderExcluir