terça-feira, 11 de maio de 2021

Marcelo Freixo pede que TCU investigue 'orçamento paralelo' de Bolsonaro

Marcelo Freixo pede que TCU investigue 'orçamento paralelo' de Bolsonaro

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), líder da minoria na Câmara, entrou nesta segunda-feira, 10, com uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a investigação do orçamento paralelo operado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ampliar a base de apoio do governo no Congresso. O manejo de R$ 3 bilhões em emendas, boa parte delas destinada à compra de tratores e equipamentos agrícolas com sobrepreço, foi revelado pelo Estadão na edição deste domingo, 9.

No documento, Freixo pede a investigação de Bolsonaro, do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira. Isso porque a pasta e a empresa estatal têm sido o atalho preferencial para direcionamento das verbas.

"É um absurdo que o Governo Federal siga patrocinando seus aliados, incluídos antigos e atuais presidentes das casas parlamentares, para manejo de interesses particulares com evidente desvio de finalidade e superfaturamento", diz um da representação. "Tais verbas poderiam ter sido utilizadas no combate a pandemia da Covid-19, sobretudo na compra de vacinas", acrescenta o deputado.

A investigação jornalística do repórter Breno Pires durou três meses e trouxe a público a liberação sigilosa dos recursos para serviços de obras e compras de tratores e máquinas agrícolas, por preços até 259% acima dos valores de referência fixados pelo governo, indicados por um grupo escolhido a dedo de deputados e senadores, no final ano passado. É um dinheiro paralelo ao previsto nas tradicionais emendas individuais a que todos os congressistas têm direito, aliados ou oposicionistas.

A constatação foi reforçada a partir da análise de mais de 101 ofícios de deputados e senadores enviados ao Ministério do Desenvolvimento Regional e a órgãos vinculados à pasta, com indicações para obras e compras públicas, que foram invariavelmente acolhidas pelo governo. Nos documentos, parlamentares usaram expressões como "minha cota", "fui contemplado" e "recursos a mim reservados".

Oficialmente, o próprio Bolsonaro vetou a tentativa do Congresso de impor o destino de um novo tipo de emenda (chamada RP9), criado no seu governo, por "contrariar o interesse público" e estimular o "personalismo". O esquema de orçamento secreto atropela a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e posições assumidas por ele na campanha e já no exercício do mandato.

20 comentários:

  1. Kkkkkk toda vez que Bolsonaro estoura nos movimentos, a oposição enlouquece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sim que é toma lá da cá.
      No tempo de lula isso era crime e o bozo fez campanha dizendo que iria acabar com os conchavos, o foro privilégiado, o toma lá da cá, e blá blá blá.
      Me arrependi.
      Tirou do SUS, dos trabalhadores, da educação e deu em emendas ao centrão.
      Fudeu o país todo

      Excluir
  2. Os esquerdistas não param de criar histórias em vão para atingir o Presidente Bolsonaro. As liberações que esse idiota cita foram destinadas até para a bancada petista e ele sabe disso.
    A verdade está detalhada no video abaixo:
    https://youtu.be/0itKGTk74SE
    https://youtu.be/0itKGTk74SE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feus tenha pena de nos, até quando esse bando de idiotas vão continuar apoiando esse incompetente, falam da esquerda e não reparam que estão pior de alienados, Deus nos livre de tanto ancefalo, aqui vai tanto para aquele imbecis que se dizem de direita quanto os de esquerda, enquanto essas massas de ignorantes existirem o Brasil nunca vai para frente🤦‍♂️

      Excluir
    2. poxa, coitado do seu ´presidente SUPER INOCENTE. O golpe tá aí, vc cai pq é burro msm.

      Excluir
  3. E pelo andar da carruagem essa opera bufa desse desgoverno, sei não viu a máscara de Pinóquio tá caindo e vai cair mais ainda, o bom disso tudo que esse aprendiz de ditador vai ficar na história do nosso Brasil, como o pior presidente de todos os tempos, genocida, mentiroso e o pior tá induzindo o povo brasileiro para uma guerra civil com tantas fake news divulgadas por esse desgoverno.

    ResponderExcluir
  4. Corrupção acabou kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Fez o que TODOS fazem...politica é assim, troca troca. Ele não é diferente, só barnabés desavisados e ingênuos caem na conversa de politico.

    ResponderExcluir
  6. Ainda vai ter apoiador dizendo que isso não é corrupção ou que o presidente não sabia... Assim como os apoiadores de Lula, FHC e Cia faziam, pois para esse povo alienado por políticos ladrões, eles são sempre inocentes .

    ResponderExcluir
  7. Kkkkkkkkk verdinho extremamente esquerdista vai perde como a Globo lixo Se fica falando mal do presidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENTAO FALA AI O QUE ELE FEZ DE BOM, SEU FILHO DA PUTA!?
      FALA AI... QUERO LER, SUA DESGRAÇA!

      Excluir
  8. O Bozo tá virado na porra kkkkkkk só roubando

    ResponderExcluir
  9. Ôh arrependimento de ter votado nesse homem

    ResponderExcluir
  10. Eita porta! É superfaturamento q fala? Kkkkk
    Honesto tdo esse menininho de papai

    ResponderExcluir
  11. Quando ele sair da presidência vai direto pro guines book, o mais novo bilionario

    ResponderExcluir
  12. Não dar Pra Entender Esse Genocida Acabando cm o Pais Roubando Dinheiro Público Para Fazer Suas Vontade e Da Familicia o Cara Já com Mais de 100 Pedido de Impt e não Caçaram Esse Lixo Já. Dilma Foi Rapidamente Foi Caçada Ele Tá. Comprando tudo Cm Dinheiro Público pra Não Prender o Filho Ladrão da Rachadinha Ele Não Ser Caçado Fora Bozo

    ResponderExcluir
  13. Cadê Queiroz?????????

    ResponderExcluir
  14. os oreia seca fica igual abelha no mel kkkkk o sendo nois ou maconheiro pra dar ouvidos pro maconheiro e cheirador de pó do freio... kkkkk b382022

    ResponderExcluir