segunda-feira, 17 de maio de 2021

Moradores da BA relatam luminosidade no céu seguida de barulho e pesquisadores suspeitam de meteoro

Moradores da Bahia relataram ter visto uma luminosidade no céu seguida de um barulho, na manhã desta segunda-feira (17), e pesquisadores suspeitam que a causa tenha sido a passagem de um meteoro. Ao menos em duas cidades o fenômeno foi visto: Brotas de Macaúbas [Chapada Diamantina] e Oliveira dos Brejinhos [nordeste do estado].

De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, uma imagem de satélite registrou um flash (ponto azul) no centro do mapa. "Provavelmente foi o flash gerado pelo bólido [espécie de meteoro]. A imagem, juntamente com os relatos, nos levam a crer que se trata realmente de um bólido", explicou Marcelo Zurita.

Ainda segundo Marcelo Zurita, relatos de casos como este podem ser realizados através de um formulário no site da a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon). As informações são do G1-BA.

Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora e divulga toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real, tudo indica que foi um objeto espacial.

"Estamos verificando nos nossos dados para saber se registramos o eventual impacto", informou o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento. Nas redes sociais, muitas pessoas relataram ter escutado o barulho no céu.

"Sou de Cocal, Brotas de Macaúbas. Eu e meu esposo também escutamos esse estrondo", disse uma moradora da região onde foi vista a luminosidade.

"Eu ouvi aqui do povoado de Juazeiro, município de Oliveira dos Brejinhos. Achei que fosse alguma explosão em algum garimpo", relatou outra moradora.

13 comentários:

  1. Será que o destroço do foguete chinês?

    ResponderExcluir
  2. A nave de clipton que caiu, ou foi o exterminador do futuro.

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi aqui da Austrália junto com Jabailton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😂😂😂😂😂😂

      Excluir
    2. 😂😂😂😂😂😂😂🙁🙁

      Excluir
    3. Essa foi boa 😂😂😂😂😂😂😂

      Excluir
    4. Essa foi boa😂😂😂😂

      Excluir
  4. E a estrela to PT explodiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explodiu de voto em 2022. LULA Presidente. Os minions piram. Só assim Itabuna volta a crescer , cidade falida.

      Excluir
  5. Como Itabuna volta a crescer com o PT, se o próprio PT empobreceu Itabuna, através da vassoura de bruxas? É um jumento mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Foram as galhadas de algum petralhas durante o fornecimento de furico! KKKK... KKKK!

    ResponderExcluir
  7. É a Voz de Deus Falando mais alto.

    ResponderExcluir
  8. A exatamente um ano atrás aconteceu a msm coisa... Eu e meu esposo levantamos assustados achando que era algo dentro de casa!!!

    ResponderExcluir