quarta-feira, 19 de maio de 2021

PF cumpre mandados de busca e apreensão em operação de combate a contrabando de cigarros e crimes fiscais na BA

A Polícia Federal cumpre oito mandados de busca e apreensão em uma operação de combate a contrabando de cigarros, na cidade de Tanque Novo, região da Chapada Diamantina, na manhã desta quarta-feira (19).

A operação, chamada de Caravana, é em conjunto com a Receita Federal. De acordo com a PF, a ação foi iniciada a partir de uma investigação que começou em novembro de 2019, com base em informações da Delegacia da Polícia Federal em Londrina (PR).

Essas informações apontaram a atuação de um grupo, liderado por dois comerciantes de Tanque Novo. Segundo a PF, esse grupo estaria operando um esquema de transporte e distribuição cigarros, bebidas e perfumes, todos do Paraguai, sem o pagamento dos impostos.

Durante as investigações, três ocorrências ligadas ao grupo foram registradas na polícia, confirmado a atuação nos crimes de contrabando e descaminho – que é o crime contra a ordem tributária.

A PF detalhou que, em dezembro de 2019, um suspeito ligado ao grupo foi preso em flagrante, na cidade de Santo Inácio (PR), por transportar cigarros contrabandeados.

Em setembro do ano passado, outra carga de cigarros foi apreendida em Urandi, que fica no oeste da Bahia. Essa carga também pertencia ao grupo investigado.

Em janeiro deste ano, uma outra apreensão, esta de carga de perfumes, foi feita em Montes Claros (MG). Conforme a PF, esse material era transportado por dois líderes do grupo investigado.

As investigações também apontam que o grupo usou uma empresa de fachada para dar aparência de legalidade aos valores movimentados. Essa empresa fica em Tanque Novo e movimentou cerca de R$ 13 milhões, entre 2018 e 2020.

A maior parte do dinheiro movimentado tinha origem e destino a empresas que ficam na fronteira com o Paraguai.

9 comentários:

  1. Isso eles fazem bem mas operação em Itabuna não tem pra prende traficante pq será??pior sego aquele que não quer ver prende moto de pau de Família a triste realidade que estamos vivendo e onde o certo se tornou errado! E o errado se tornou certo .fim dos tempos jesus está próximo isso tenho fé!

    ResponderExcluir
  2. Qual a produção agrícola da Bahia?
    Tráfico de drogas
    Contrabando
    Plantação de maconha

    ResponderExcluir
  3. Só quero saber porque não pega o povo de Itabuna e Ilhéus pq Rafael Farias Barreto filho de mico corrente cigarro e drogas pra ele e pouco. Gilson tá milionário Elio Malhado Kaká Jeferson ladrão e tem muito mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve ter sido vendedor também ,mas sem sucesso, não é atoa que vc sabe o nome de todo mundo.invejoso do karalho kkk

      Excluir
  4. Jegao também que foi preso esses dias atraz como filho é outros bandido tá trabalhando intocado chegou cigarro semana passada de carro pequeno ele mora no Jubiabar

    ResponderExcluir
  5. O que eu achou ,e que temos leis pra impostos de pessoas que tenta sobreviver nesse Brasil ,agora quando um deputado tipo Geddel é presso com malas de dinho sem dizer a origem a justiça depois solta e diz q é inocente .

    ResponderExcluir
  6. Aqui ñ tem fiscalização. Tem gente que está rico vendendo cigarros do paraguaia aqui no Boa Vista

    ResponderExcluir
  7. Do Boa Vista e Gilson esse cara tá milionário parece que só quem não sabe disso é a polícia é a juíza

    ResponderExcluir