quarta-feira, 12 de maio de 2021

SSP lança plataforma online para ajudar a recuperar smartphones roubados na Bahia

Dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas. Esses são os destaques do Alerta Celular, sistema disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública, a partir dessa terça-feira (11), para a população baiana.

Ao acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta. Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o BO. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.

O Alerta Celular permite que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à Delegacia e, com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido. 

“O grande objetivo do sistema é facilitar a identificação de smartphones que são oriundos de crimes, interromper o ciclo da receptação. A polícia sabendo a origem ilícita do aparelho, fica muito mais fácil responsabilizar quem alimenta esse tipo de comércio ilegal”, afirmou o secretário da SSP, Ricardo Mandarino.

Ele acredita que o site também vai influenciar na redução de roubos em ônibus, já que o principal alvo dessas ações são os aparelhos dos passageiros. “Esse é será um grande plus nas ações que já realizamos diariamente no combate a assaltos a ônibus, porque o real interesse dos bandidos que cometem esse crime é o celular”, explicou.

A novidade também vai permitir a criação de estatísticas sobre furto e roubo de aparelhos, bem como de índices de recuperação dos equipamentos.

O Alerta Celular foi desenvolvido pela SSP através do trabalho conjunto entre as Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), após adequação do modelo instalado em outros estados do nordeste.

6 comentários:

  1. Como ficarão as criancas de Lula, que não poderão mais roubar celulares assim?! Rui pisou na bola do ídolo.

    ResponderExcluir
  2. A tela de cadastro não tem campo para cadastrar a senha. E pra fazer o login pede senha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. E quando vc pede a recuperação da senha que nem foi criada, eles não mandam o email de recuperação de jeito nenhum. Aí desisti do cadastro.

      Excluir
  3. Coitado dos (Zés droginha)!!!!. E agora...vão roubar o que para vender e pagar sua droga ao vagaba do traficante???!.

    ResponderExcluir
  4. O povo esqueci que além dos marginais que roubam aleatoriamente os celulares nas ruas, assim que recuperados muitos deles tbm são desviados kkkkkk não sei como só sei que foi assim

    ResponderExcluir
  5. Pra que Lula se à família bolsoroubo kkkk.Faz arminha ze ruela.kkkk Todos ladrões

    ResponderExcluir