segunda-feira, 28 de junho de 2021

Com lucro de 50% na pandemia, planos de saúde coletivos sobem 16%

Mesmo com aumento de 50% do lucro durante a pandemia de Covid-19, os planos de saúde coletivos subiram 16%. Os usuários já começaram a receber seus boletos com o reajuste anual.

Alguns clientes da Qualicorp, uma das principais administradoras de benefícios no Brasil, por exemplo, já buscam escritórios de advocacia e associações de defesa do consumidor para questionar o aumento na Justiça.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, além de ser o dobro da inflação do período (o acumulado em 12 meses é de 8,06%, segundo o IBGE), a cobrança deste ano ocorre em um momento em que se espera um reajuste dos planos individuais próximo a zero, ou até negativo, devido à queda nos custos do setor em 2020, provocada pela redução de cirurgias, consultas, exames e outros procedimentos eletivos durante a pandemia.

O índice de aumento dos planos individuais, que representam cerca de 20% do total de usuários de planos de saúde, é calculado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O valor deste ano ainda não foi divulgado.

Já os planos coletivos (empresariais e por adesão), que somam 80% dos usuários, não são regulados pela agência. A negociação é direta entre operadoras, empresas e entidades de classe. O reajuste leva em conta critérios contratuais, além do índice de sinistralidade e de variação do custo médico hospitalar.

Um comentário:

  1. As regras que norteiam estas aberrações nunca são definidas claramente, sempre existem os labirintos onde as ciladas estão amoitadas. As tais "agências reguladoras" criadas no período das saques petralhas, foram aparelhadas com bandidos petralhas e canalhas esquerdopatas para sempre favorecerem as empresas prestadoras dos péssimos serviços, vez que, tais orcrim's distribuem propinas às faxções políticas onde se encontram homiziados os maiores criminosos desta república de bandidos. O povo brasileiro é OTÁRIO e assim permanece ao longo dos séculos. Ladrão neste país é santificado e trabsformado em vítima pelos próprios cúmplices. Como mudar esta coisa?

    ResponderExcluir