quarta-feira, 2 de junho de 2021

Copa América pode agravar pandemia no Brasil, avaliam secretários de Saúde

O Conass, conselho que reúne secretários estaduais de saúde, afirmou, em ofício a governadores, que a realização de campeonatos esportivos como a Copa América é “absolutamente inoportuna e desaconselhável” e pode levar a um agravamento ainda maior da pandemia de Covid-19 no país.

Isso ocorreria, segundo o grupo, mesmo que os estádios não recebam torcidas. O documento é assinado pelo presidente do conselho, Carlos Lula, e direcionado ao Fórum de Governadores.

Uma reunião do fórum está marcada para esta terça (1). Na segunda (31), alguns governadores já se opuseram a receber o evento em seus estados, enquanto outros se colocaram a favor de realizar os jogos.

Entre as razões apontadas pelo conselho de secretários para desaconselhar a realização da Copa América, “assim como todos aqueles que tenham potencial para aglomerar pessoas”, estão o risco de disseminação de novas variantes do coronavírus e a dificuldade de implementar medidas de prevenção e proteção em tais situações.

No ofício, o grupo diz ainda que há risco de que mesmo pessoas vacinadas possam se infectar pelo vírus e lembra que o total de casos de Covid tem dado “saltos” ao longo da crise sanitária após eventos que costumam levar a aglomerações.

Entre os exemplos citados, está o das eleições de 2020, “com vários comícios com grande aglomeração de pessoas, onde as medidas preventivas eram totalmente negligenciadas”.

“A partir daí, tivemos um grande aumento do número de casos, novamente, e desta vez com o agravante de ocorrer em quase todos os estados, ao mesmo tempo”, aponta.

O ofício cita ainda que situação semelhante tem sido observada em outros eventos e feriados que costumam gerar reuniões de pessoas.

“Por tudo o que foi descrito, e como os grandes eventos revelam-se extremamente importantes para a disseminação do vírus e determinam a necessidade de medidas extremas dos gestores para tentar conter a doença em seus territórios, este Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS entende absolutamente inoportuna e desaconselhável a realização de quaisquer campeonatos esportivos capazes de propiciar vários pontos de aglomeração, mesmo que os estádios não recebam torcida, sob pena de termos um agravamento ainda maior da situação epidemiológica no país”, informa.

“Isso se torna ainda mais dramático pela possibilidade da variante B.1.617.2, detectada inicialmente na Índia, vir a se instalar definitivamente no país”, completa.

29 comentários:

  1. Se o protocolo de segurança é o mesmo no mundo inteiro para o futebol porque iria agravar ? Já que não terá torcedores nos estádios!povinho atrasado viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é os ptralhas e globolixo com raivinha

      Excluir
  2. Brasileiro,copado Brasil, estaduais,libertadores o corona dá uma pausa???

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber se os jogadores das outras competições são imune a doença,o Brasil vem tendo jogos o ano inteiro e ninguém fala nada agora porque o presidente aceitou a copa América no Brasil fica um bando de safados falando MERDA isso porque a Globo naő vai transmitir mais o brasileirão tá aí.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. somente um genocida para fazer tal liberação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baba ovo do luladrão analfabeto politico hipnotizado pelo ladrão de 19 dedos e os outros campeonatos q vão ate o final do ano com delegações pra lá e pra cá? Ai pode não é? Mula do luladrão ora faça m o favor hipocrita

      Excluir
    2. Esse comentário só pode ter saído de algum petista comedor de capim com pão e mortadela. Turma de retardados. Bolsonaro reeleito em 2022.

      Excluir
  6. E as outras competições podem né. A globo com raivinha só porque perdeu essa mamata e outras mais kkkk Uma competição sem público não vai agravar porra nenhuma. Bolsonaro reeleito em 2022 em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. ISSO É COISA DA GLOBO !! TUDO QUE ELA TRANSMITE PODE KKKKK QUEM AI TRANSMITIR A COPA AMERICA É O SBT AI NÃO PODE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PALHAÇADABKKKKKKKKKKKKKKK
    SE TIVER QUE PARA TEM QUE PARA TUDO: LIBERTADORES ,ELIMINATÓRIAS .BRASILEIRO E REGIONAIS MEU OVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir
  8. LIBERTADORES, SULAMERICANA, COPA BRASIL, BRASILEIRÃO, GRUPOS B, C, D, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, ELIMINATÓRIAS COPA DO MUNDO. NENHUM DESTES DA COVID. MAS COPA AMÉRICA COM TRANSMISSÃO EXCLUSIVA DO "SBT" DA COVID. HÁ SIM; LIBERTADORES FORAM 85 CLUBES PARTICIPANTES. REDE GLOBO; VA TOMAR NO C...

    ResponderExcluir
  9. O Brasileirão não agravou,nem os demais jogos, mas a copa América vai? Para com isso, tudo isso é lorota da Globo e 9s alienados comem essa pilha, a mesma só está assim pq quem vai poder exibir a copa é o SBT.

    ResponderExcluir
  10. COPA AMÉRICA VEM GENTE DE TODA A AMERICA E MUNDO REBANHO DE DISGRAÇA, TANTO JOGADORES,COMISSAO,IMPRESSA E TURISTAS PARA VER MESSI, SUAREZ NEYMIDIA E ETC, FUTEBOL AQUI NO BRASIL SÓ COM BRASILEIROS JÁ É PROBLEMA IMAGINEM COM TODOS DA AMERICA NO MESMO PÁIS DE MERDA QUE É O BRASIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e a libertadores vem jogadores e impressa de onde ?

      Excluir
    2. Eliminatórias da copa é a mesma coisa e ninguém acha ruim. Inclusive a globo vai transmitir e faz a maior propaganda kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Bolsonaro fi da peste o povo tá morrendo dsgrç.

    ResponderExcluir
  12. Bolsominion distorce prioridade aqui são as vidas das pessoas , e não emissora de televisão arrombado , vsf 🤬 você e toda essa emissora mencionada .

    ResponderExcluir
  13. O choro é livre e porque não para o campeonato brasileiro segura que 2022 vai ser no primeiro turno BOLSONARO PORRAATAMO JUNTO CAPITÃO

    ResponderExcluir
  14. O problema e que a globolixo perdeu a mamada, e sbt vai transmitir a copa america,e daqui uns anos vai transmitir libertadores , copa do brasil ,estaduais ,sulamericana e champions e a globolixo ta falindo........ kkkkkk chupa palmares sem MUNDIAL, de 51 e pinga......

    ResponderExcluir
  15. A copa América será sem público, onde tem mais risco de transmissão, na copa América ou nas eleições que vcs nada fizeram para impedir?

    ResponderExcluir
  16. meu sonho é que Bolsonaro diga que comer bosta não presta, ai essa ruma de esquerdista fdp vão comer só pra ir contra oq Bolsonaro disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      verdade
      melhor piada do ano, que venha 2022...

      Excluir
  17. Bolsonaro não faz nada .

    ResponderExcluir
  18. Esses secretários só sabem roubar, e um monte de vagabundo.

    ResponderExcluir
  19. pra cima da globolixo Bolsonaro vc é o cara Fechado com Bolsonaro 2022

    ResponderExcluir
  20. Kkkkk verdade. Globolixo e petistas filhos de uma mãe.

    ResponderExcluir
  21. É mesmo? E O brasileirão transmitido pela globo e agora o amistoso da seleção? Toda essa ladainha é porque o SBT vai transmitir?Silvio Santos e nosso presidente é barril dobrado viu rede Globo está virando TV globinho 🤣🤣🤣🤣🤣.

    ResponderExcluir
  22. Votei e voto, Bolsonaro até 2030 tamo junto capitão,e professora Júvia Gualberto esta com raivinha porque o PT não se elegeu na cidade e perdeu o prédio da kildare que ela mantinha aquele baba de merda pra comer dinheiro da prefeitura,que só dava noias do são Caetano.

    ResponderExcluir
  23. quem não sabe que o verdinho é de extrema esquerda? isso se meu comentário chegar até aqui já que este lugar não existe democracia

    ResponderExcluir